Situado na Área de Paisagem Protegida da Zona Central e Falésias da Costa Oeste, o Poço do Bacalhau apresenta-se como uma cascata localizada na Ribeira das Casas que se precipita por cerca de 95 metros de altura, depositando-se num poço natural rodeado de vegetação endémica e introduzida.
As águas que abastecem a cascata são originárias das nascentes que brotam nas zonas de maior altitude da ilha e que fazem a captação da humidade nas densas camadas de nuvens, que se acumulam sobre a Laurissilva e a extensa área de musgão. Esta espécie funciona como reguladora e distribuidora da água absorvida, de forma lenta e regular.
A Cascata do Poço do Bacalhau é uma queda de água localizada na Fajã Grande, concelho das Lajes das Flores, ilha das Flores, arquipélago dos Açores, em Portugal. Apresenta-se como cascata dotada de uma queda de água que se precipita por cerca de 95 metros de altura
A água límpida e refrescante acumula-se numa piscina natural, muito procurada pelos visitantes da região.
O acesso à Cascata do Poço do Bacalhau é feito por um trilho bem conservado que permite que se alcance a piscina com facilidade, e já no caminho, é possível contemplar a beleza – sem igual – da cascata que surge do paredão de pedra.
O local é perfeito para um banho refrescante depois da caminhada pelo Trilho dos Lagos, outra grande atração da Ilha.
A Cascata do Poço do Bacalhau, na Ilha das Flores, é um cenário paradisíaco que está entre os mais belos de toda a região e é um destino ímpar, que merece a sua visita.