Queiriga fica a 70 km de Aveiro a gruta secreta com uma lagoa azul

Queiriga fica a 70 km de Aveiro a gruta secreta com uma lagoa azul

Grutas das Minas de Queiriga  Um autêntico tesouro natural por descobrir. Em tempos, foi uma exploração mineira de onde saíam Cassiterite (óxido de estanho) e a Wolframite (volfrâmio). Um verdadeiro paraíso As minas de Queiriga situam-se no concelho de Vila Nova de Paiva e são um autêntico tesouro por descobrir. São desconhecidas pela maioria das pessoas mas, aos poucos, há cada vez mais aventureiros que aqui se deslocam para contemplar as grutas formadas aquando da exploração mineira desta zona.




São sobretudo os amantes do Geocaching, uma espécie de jogo de caça ao tesouro, que aqui se deslocam à procura das caixinhas secretas escondidas nestes túneis e, são os praticantes deste jogo que são aos poucos dão a conhecer este pequeno paraíso ao resto das pessoas.




A freguesia de Queiriga é composta pelas povoações de Queiriga, Lousadela, Minas de Lagares e Quinta das Valas. Dista 6 km da sede do Concelho ficando a sul, entre a margem esquerda do rio Paiva e a margem direita do rio Vouga, numa área de 35 km². Na primeira metade do séc. XX manteve intensa actividade mineira.









As gerações na diáspora, maioritariamente por terras gaulesas, representam cinco vezes o número da população residente.




As minas da Queiriga, ou minas de Lagares, foram uma exploração mineira com um apogeu na década de 40 chegando a empregar 500 operários, entre os quais várias dezenas de técnicos estrangeiros, principalmente britânicos, que na época era essenciais já que em Portugal escasseava a mão de obra qualificada nesta área. Desde então – meados do século passado -, Queiriga sofreu poucas alterações, permanecendo o limite norte da aldeia demarcado pelas casas outrora ocupadas pelos britânicos e actualmente recuperadas pelos locais para habitação permanente.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Nick Madge (@nick.madge)




A arquitectura e a disposição de algumas das habitações ainda mantêm as características originais, tais como a caixa-de-ar acessível entre o solo e o rés-do-chão, somente um piso por onde se distribuem todos os compartimentos, duas grandes águas na cobertura e generosos alpendres na fachada principal.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Tiago Ferreira (@tiagof_ferreira_)




Na época, um empreendimento mineiro como este já empregava um bom punhado de pessoas que formavam uma pequena comunidade composta por indivíduos de várias nacionalidades, pois segundo foi referido, eram também contratados técnicos belgas e franceses, especializados em engenharia de minas. É neste aspecto, que o papel social desempenhado pelo centro comunitário assume grande relevância.




 




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Carlos Gouveia (@cmsgouveia)




No pequeno edifício onde funcionava o centro, as pessoas encontravam-se nos tempos livres para fruirem do convívio e do nicho cultural que aí se criara, sobretudo devido ao espaço interior que permitia Actualmente desactivadas, estão a ser objecto de um estudo de exploração turística por parte da Câmara de Vila Nova de Paiva e da empresa concessionária.




 




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Carlos Gouveia (@cmsgouveia)




Os principais minérios extraídos eram: a Cassiterite (óxido de estanho) e a Wolframite (volfrâmio). Estas minas são particularmente interessantes pela forma pouco habitual de desmonte da rocha: não sendo a céu aberto, também não são em galerias. O desmonte foi feito criando grandes espaços sustentados por colunas naturais. Além disso, a busca do filão levou a que o desmonte tenha um desnível muito acentuado. 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 15 melhores actividades para fazer e visitar em Almada

As 15 melhores actividades para fazer e visitar em Almada

Praia do Albatroz na Costa da CaparicaPraia com óptimas condições balneares, ideal para famílias com crianças pequenas. O mar é calmo, mas o areal é pequeno. É vigiada e tem infra-estruturas de apoio.Praia da Princesa Costa da CaparicaPraia com menos dunas que as praias vizinhas, sendo um loca...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Lisboa

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Lisboa

Cordoaria Nacional LisboaA Fábrica Nacional de Cordoaria ou Cordoaria Nacional constituí­a um estabelecimento fabril da Marinha Portuguesa localizado em Lisboa, Portugal. O seu antigo edifí­cio, datado de 1779, é atualmente um monumento nacional. A Cordoaria foi inicialmente fundada em 1771, como Real Fábr...
Visitar Alcobaça os 22 melhores locais para conhecer

Visitar Alcobaça os 22 melhores locais para conhecer

Praia da Polvoeira em AlcobaçaCom um areal extenso em forma de baía, rodeado por arribas cobertas de arbustos, a Praia da Polvoeira possui uma beleza deslumbrante que os mais audazes poderão apreciar numa melhor perspetiva se subirem à enorme formação rochosa que a separa da sua vizinha Praia de Paredes da Vit&oac...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Porto

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Porto

Teatro Nacional São João PortoO TNSJ - Teatro Nacional São João, E.P.E. localiza-se na Praça da Batalha, no centro histórico da cidade do Porto, Distrito do Porto, em Portugal. Adquirido pelo Estado em 1992, o São João Cine é inaugurado como Teatro Nacional São João no final desse ano,...