Fica a 150 km do Porto é aldeia histórica que nem um habitante tem


Localizado a cerca de 600 metros de altitude, entre três serras, Drave é um lugar muito remoto, onde o passar das horas dá-se a um ritmo mais lento; e a contemplação da natureza faz todo o sentido. Aqui, não há eletricidade, nem água canalizada, nem sequer restaurantes ou infraestruturas de qualquer tipo; e mesmo a rede de telemóvel conhece as suas complicações.

É uma aldeia típica, com casas cobertas de xisto e de pedra lousinha. No seu redor, há socalcos e antigos campos agrícolas, que seriam o sustento dos seus habitantes noutros tempos.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Nelson Sousa (@nelsonrsousa)




primeira referência registada sobre Drave data do reinado de D. Dinis, no séc. XVI. Desde a primeira década de 2000, a aldeia é desabitada, mas ganha particular vida no verão, com a afluência de vários visitantes. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Adriana Ferreira (@dricaoliveira1993)

 

Por esta altura, estamos já habituados a associar os famosos Passadiços do Paiva a Arouca.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por amoras lilases (@amoraslilases)

No entanto, este município, da Área Metropolitana do Porto e do distrito de Aveiro, tem outras atrações igualmente surpreendentes para oferecer. Um desses lugares é, sem dúvida, a aldeia de Drave, situada a cerca de duas horas de carro do Porto.







Localizada em pleno Arouca Geopark, entre a Serra da Freita, a Serra de São Macário e a Serra da Arada, esta povoação é um verdadeiro deleite para todos os amantes de turismo de natureza. É uma aldeia mágica, quase ‘secreta’, como outras que já demos a conhecer, mas com a particularidade de estar desabitada.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal