Há uma piscina natural entre os 15 tesouros escondidos de Portugal
Caloura é uma pitoresca vila de pescadores situada perto de um pequeno e estreito riacho, protegido por penhascos cobertos de vegetação exuberante, no meio de vinhedos em paredes de pedra de basalto negro. Caloura também é conhecida pelo seu importante Centro de Observação de Mergulho e Vida Marinha.
Ver esta publicação no Instagram
Escondida numa encosta escarpada, mesmo ao lado de um pitoresco porto de pesca, estaÌÂ uma das mais bonitas piscinas do arquipeÌÂlago, a Piscina Natural da Caloura. Numa minuÌÂscula peniÌÂnsula dentro da baiÌÂa eÌÂ possiÌÂvel tomar banhos de aÌÂgua salgada
Ver esta publicação no Instagram
A Caloura tem importante valor histórico para os Açores, pois nela encontra-se um dos mais antigos conventos da Ilha de São Miguel, o Convento da Caloura, relacionado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo dos Açores e com edificação datada no século XVI. O conjunto completo abrange, além do Convento, a Ermida, a Cerca e o jardim envolvente.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Atualmente, os remanescentes da fortificação e também do convento encontram-se em mãos de particulares, direcionados à cultura da vinha e protegidos por um muro de pedra. Vale a pena conferir um pouco mais sobre esta história indo até a Caloura.