locais de visita obrigatória nos Açores
Lagoa das Sete Cidades
Este é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul) que aqui promovem um cenário de beleza extrema e indescritível, e uma das imagens simbólicas de todo o Arquipélago, classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.
Angra do Heroísmo
Situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e belíssima baía, Angra tem muito para contar. Esta foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, elevada em 1534, já na altura uma muito importante e influente localidade, grande ponto de comércio e troca e ponto de escala obrigatório nas travessias transcontinentais, em busca dos “Novos Mundos”.
Caldeirão do Corvo
O Caldeirão do Corvo corresponde a uma caldeira de colapso implantada no topo do vulcão poligenético com o mesmo nome, que compreende os 17 km2 da ilha do Corvo.
Lagoa do Fogo
Ocupando cerca de 1360 hectares, na caldeira de um vulcão adormecido que se terá formado há cerca de 15.000 anos, dando forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, a Lagoa do Fogo encanta pela sua beleza natural e dimensão fenomenal, chegando a atingir os 30 metros de profundidade.
Ponta Delgada
Ponta Delgada é a bonita capital administrativa do incrível Arquipélago dos Açores, sede de município e também capital da maravilhosa Ilha de São Miguel.
As datas de descobrimento do Arquipélago dos Açores são ainda hoje uma incógnita, existindo correntes históricas que afirmam já virem designados em mapas Genoveses desde 1351, contudo foi a partir de 1431 que as Ilhas começaram a ser povoadas, com habitantes provenientes na sua maioria das regiões do Algarve e do Alentejo.
Vinhas do Pico
A cultura da vinha na Ilha do Pico começou no final do séc. XV, quando se iniciou o povoamento da ilha. Graças ao solo vulcânico, rico em nutrientes, ao micro clima seco e quente das encostas protegidas do vento por muros de pedra áspera e escura e aquecidas pelos raios do sol, as vinhas, da casta verdelho, conseguiram aqui condições excepcionais de maturação.
Mais tarde, foi exportado para muitos países da Europa e América, e chegou até a mesa da corte russa. As vinhas, que marcam a paisagem da ilha,produzem ainda um fresco vinho frutado, seco eleve, que é o companheiro ideal de um prato de marisco ou peixe e também o vinho de cheiro, cuja presença é obrigatória nas mesas em dias de festa.
Parque Natural dos Caldeirões
Situado no belíssimo concelho do Nordeste, em plena Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, espelhando a grandeza natural deste território que encanta todos quanto a contemplam.
Este é um dos locais mais procurados na região do Nordeste, oferecendo uma vegetação profusa e muito diversificada, a par das límpidas e frescas águas da Ribeira que promovem belas quedas de água e a calmaria de um lindo lago.
Ilhéu de Vila Franca
Situado em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, este local é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso, considerando uma das principais atracções turísticos da ilha de São Miguel, especialmente desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos.