Cadeia da Relao no Porto





A Cadeia da Relação é um edifí­cio histórico localizado na cidade do Porto, em Portugal. Edifício granítico, datado de 1582, reedificado em estilo neoclássico no ano de 1767 segundo o projecto do arquitecto Eugénio dos Santos, por iniciativa de João de Almada e Melo e com financiamento da Companhia Geral da Agrigultura das Vinhas do Alto Douro.

Desenvolve-se numa sucessão geométrica de janelas - 103 no total dos pisos. Tem planta poligonal com quatro fachadas, duas delas resguardando as duas funções do edifício: a fachada nobre, na Rua de S. Bento da Vitória, dá entrada para o sector do Tribunal de Relação. A outra entrada, aberta para a Cordoaria, foi construída para a passagem directa dos presos e é, hoje, a entrada principal do edifício



Casa do Infante - Museu Porto





A Casa do Infante, assim designada por aí ter nascido Henrique o Navegador, é um complexo de edifícios que foram sendo construídos para albergar os serviços da Coroa no Porto.A sua história remonta a 1325, quando o rei D. Afonso IV mandou construir o Almazem régio, contra a vontade do Bispo, então senhor do Burgo. O edifício foi objeto de um processo de reabilitação e musealização e hoje oferece um conjunto de valências diversificadas: Museu; Arquivo Histórico Municipal; Biblioteca de Assuntos Portuenses; Sala Memória; Sala de exposições e Auditório.



Edificio da Vodafone no Porto





Construído no âmbito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, o Edifício Transparente abriu ao público em junho de 2007. Projetado como um edifício contentor, nas palavras do seu autor, o arquiteto catalão Solà-Morales, como espaço de significação urbana, de oferta à cidade de luminosidade, foi posteriormente requalificado pelo arquiteto português Carlos Prata, ressurgindo com uma oferta de espaços comerciais dedicados ao lazer, entretenimento e cultura, nomeadamente espaços de restauração, lojas dedicadas ao desporto tais como o surf e o cycling, entre outras. De traços vanguardistas e inovadores e fachadas transparentes, localizado entre o Parque da Cidade e o mar, o Edifício Transparente assume-se como um elo de ligação entre os dois elementos.



Capela de Nossa Senhora do Porto





Antiga capela de Nº Srª da Piedade ou do Cais, deve o seu nome ao facto de ter sido transferida para aqui a imagem da Senhora do Ó, proveniente da capela da Porta da Ribeira, demolida em 1821. O edifício data do séc. XVII, tendo sido remodelado no séc. XIX após a destruição ocorrida durante as lutas liberais. No interior, destaca-se um retábulo em talha de inícios do séc. XVIII, da autoria de João da Costa



Torre de D. Pedro Pites Porto





Casa-torre medieval descoberta durante os trabalhos de demolição no local onde foi construído o Terreiro da Sé, na década de 1940. Foi, então, completamente reconstruída, estando deslocada do sítio original uns 15 metros. Edifício quadrangular, dividido por dois pisos, com uma porta ogival a sul e uma varanda de pedra, de feição gótica, a Norte. No seu interior esteve, até 1960, o Gabinete de História da Cidade, motivo pelo qual este edifício era também conhecido por Torre da Cidade.



Praia da Foz Porto





Numa das zonas nobres da cidade do Porto, a Praia da Foz é uma designação que abrange o conjunto formado pelas Praias do Ourigo, dos Ingleses e da Luz. O areal é pequeno, mas o mar oferece condições para a prática de surf, o que atrai uma frequência bastante jovem. Toda a área possui também vários bares e esplanadas, muito procurados pelos habitantes da cidade para passar uns momentos agradáveis de lazer desfrutando das belíssimas vistas sobre oceano.

  Foz do Douro e praias do Porto Quando falamos do Porto, pensa-se logo nas margens do Douro, pensa-se no centro histórico classificado património da humanidade, ao vinho, às francesinhas… raramente pensa-se no Porto virado para o Atlântico, aquele onde a alta sociedade da cidade vive, à procura da tranquilidade. Aqui, as bonitas casas da burguesia estão à beira de um lindo passeio, as palmeiras tratam por “tu” o Oceano, e o sol dá-se em espectáculo ao cair da noite todos os dias aos portuenses. A Foz, já que é de ela que se trata, apesar de não ser um centro histórico, possui uma qualidade de vida para os seus moradores fora de normas, que vos convido a descobrir



Mercado Ferreira Borges Porto





Construído em 1885 por ordem da Câmara para substituir o velho Mercado da Ribeira. Foi efémera a sua utilização como mercado, tendo sido utilizado para fins diversos. Importante obra da arquitetura do ferro no Porto, foi restaurado e adaptado para servir como espaço de animação cultural, onde está presentemente instalado o Hard Club.



Museu Municipal de Paos de Ferreira





Com a inauguração do novo edifício dos paços dos concelho, aquele que serviu e orgulhou os pacenses no último século assume funções como Museu Municipal.

O Concelho de Paços de Ferreira conta agora com um espaço repositório da memória das artes e ofícios e da cultura pacense, com particular destaque para a indústria do mobiliário.

Tendo como principal objectivo assumir-se como centro interpretativo do concelho desde as origens do seu povoamento até à idade contemporânea. Inaugurado a 6 de Novembro de 2001 e instalado no nobre edifício, que até 20 de Maio de 1997 foi câmara Municipal, propõe-se prosseguir e aprofundar o cumprimento dos programas sócio-culturais da Autarquia, como instituição destinada a preservar, investigar, expor e divulgar os seus valores patrimoniais, em comunicação permanente com a comunidade.

As suas colecções pretendem identificar a herança de uma sociedade rural, que foi progressivamente modelando um território aparentemente circunscrito com os seus montes, os seus campos, os seus rebanhos e o seu artesanato, mas sempre interligado por múltiplas relações de curta, média e longa distância, com que se teceram mais de seis milénios de história colectiva. Sublinhando os seus momentos exponenciais, como se tratasse da leitura sumária de um corte estratigráfico ou da observação do nascimento e desabrochar duma árvore frondosa, onde se vai destacar o desenvolvimento de um ramo, industrial, como insígnia do progresso concelhio.As ferramentas expostas constituem a sequência da transformação da matéria prima, a madeira, até alguns dos seus possíveis destinos, como a construção e, em particular, o mobiliário.

Dentro do mobiliário, destaca-se o mobiliário escolar que permite simultaneamente olhar a constituição de um espaço específico para o ensino e a aprendizagem das crianças e para a forma como essa educação era concebida pelos pedagogos e assimilada pela sociedade.



Casa de Serralves Porto





A Casa de Serralves, sede da Fundação de Serralves, foi construída na década 30 do séc. XX e constitui um dos melhores exemplos do movimento Art Déco da Europa. Respeitando rigorosamente o projecto de Marques da Silva, a Casa acolhe exposições e eventos. A Casa está localizada no Parque de Serralves, referência singular da paisagem em Portugal, estendendo-se harmoniosamente por dezoito hectares de magníficos jardins, uma quinta tradicional e até uma mata



Museu dos Transportes e Comunicaes





Visite o Museu e deixe-se contagiar por ambientes únicos e experiências marcantes.O motor da República os carros dos Presidentes dá a conhecer a importante coleção dos veículos que estiveram ao serviço da Presidência da República desde 1910 até à atualidade. Metamorfose de Um Lugar: Museu das Alfândegas é uma viagem pela história aduaneira e sua relação com o Porto.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal