Situada a cerca de 325 quilómetros de Lisboa e a 20 quilómetros de São Pedro do Sul, em Viseu, a Aldeia da Pena aninha-se no fundo do vale de São Macário, confundindo-se com a natureza que a envolve.
Esta é uma das aldeias mais pequenas de Portugal que se caracteriza pelas casas de xisto. Existem apenas dez casas de habitação e somente seis habitantes locais. Os carros ficam à porta" da aldeia. A cerca de 600 metros de altitude, o cenário natural em que se insere, estende-se até à ribeira da Pena, com águas cristalinas e bastante frias, dada a sua proximidade da nascente.
Para se chegar a Pena, uma aldeia típica de xisto com 13 habitantes, dos quais dois são crianças e 10 casas de habitação, situada num vale profundo da Serra de São Macário, é essencial passar por São Pedro do Sul, pela IP5.Aninhada no fundo do vale, a aldeia confunde-se com a Natureza que a envolve num cenário de sonho.
Junto a uma ribeira de água cristalina, à entrada da aldeia, fica a Adega Típica Pena, também ela toda de xisto, de resto, aliás, como toda a povoação. Até o tampo das mesas é de xisto. Os carros não entram na aldeia.
Esta ribeira dá muita vida à aldeia, pois é a partir dela que os campos são regados. O seu caudal nunca seca, sendo por isso aproveitado, nos meses mais quentes do ano, pelos habitantes locais e por alguns visitantes, para banhos.
É a partir da ribeira que os campos são regados e, nos meses mais quentes, tanto habitantes como visitantes, exploram-na para banhos refrescantes. É um ponto de passagem obrigatório para quem adora natureza.