15 melhores coisas para fazer na ilha da Madeira


Quando você está no remoto Oceano Atlântico, na mesma latitude do Norte da África, há coisas que você não esperaria encontrar em uma região da Europa.

No Arquipélago da Madeira, que pode ser uma floresta subtropical de loureiros, é tratada por um clima eterno de primavera e solos que permitem que quase qualquer flora prospere.

A ilha da Madeira tem paisagens naturais que podem fazer você engasgar, e o melhor de tudo é que são fáceis de descobrir em estradas de montanha ou através de canais históricos de irrigação conhecidos como “levadas”. Você não tem que se aventurar nas montanhas para desfrutar da abundância natural, pois há uma série de jardins botânicos com uma variedade louca de plantas.

E o oceano aguarda, para expedições de observação de baleias e mergulhos em águas claras e suaves.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer na Madeira :

1. Ponta de São Lourenço

 

O extremo leste da Madeira é uma reserva natural com imensas rochas vulcânicas raiadas de matizes avermelhados.

É uma caminhada que vale a pena fazer pelas vistas móveis do Atlântico e por fotos que parecem as extremidades da Terra.

Há também algo sobre o clima e o solo que permite que plantas com flores incomuns, como cardo e everlastings, prosperem.

Depois do novo resort da Quinta do Lorde, não há sinal de habitação humana, exceto para paradas ocasionais de piquenique com mesas de piquenique.

Há algo para tirar o fôlego em quase todas as curvas no caminho para mirantes como a surpreendente Ponta do Furado.

 

Em 2012, uma “passarela” foi instalada neste penhasco de 580 metros de altura na costa sul da Madeira.

Isto é apenas para pessoas com cabeça para alturas, porque a plataforma pende sobre a borda do penhasco e tem piso de vidro que lhe dá uma visão clara e estonteante do oceano muito abaixo.

Se esse é o seu tipo de coisa, você ficará duplamente feliz em saber que é absolutamente gratuito.

Ao olhar para baixo, você notará que a estreita faixa de terra entre a parede do penhasco e o oceano foi dividida em pequenas fazendas.

E no lado leste da plataforma você terá uma vista maravilhosa do Funchal.

 

3. Pico Ruivo

 

Se estiver à altura do desafio, o pico mais alto da Madeira (1.862 m) é fácil de andar se você tiver os sapatos certos e se manter atualizado sobre as condições do tempo.

A rota para os caminhantes de pé firme começa no Pico do Arieiro e leva cerca de seis horas.

Embora existam percursos mais curtos e gerenciáveis para o pico (como na Achada do Teixeira), este trilho apresenta-lhe as mais belas paisagens.

As palavras só podem dizer muito sobre a majestade dos pontos de vista ao longo do caminho e no cume.

As montanhas rochosas recebem uma coloração verde por musgos, samambaias e urze, e você vai querer parar para ver fotos da vida das aves e dos laga

Se estiver à altura do desafio, o pico mais alto da Madeira (1.862 m) é fácil de andar se você tiver os sapatos certos e se manter atualizado sobre as condições do tempo.

A rota para os caminhantes de pé firme começa no Pico do Arieiro e leva cerca de seis horas.

Embora existam percursos mais curtos e gerenciáveis para o pico (como na Achada do Teixeira), este trilho apresenta-lhe as mais belas paisagens.

As palavras só podem dizer muito sobre a majestade dos pontos de vista ao longo do caminho e no cume.

As montanhas rochosas recebem uma coloração verde por musgos, samambaias e urze, e você vai querer parar para ver fotos da vida das aves e dos lagartos no caminho.

4. Levada Caminha

 

A topografia da Ilha da Madeira significa que a maioria das chuvas cai no norte e noroeste, enquanto o sudeste pode estar seco.

Assim, começando nos anos 1500 e tomando pistas dos mouros, dezenas de canais foram esculpidos ao longo de rotas montanhosas sinuosas para levar água a áreas mais secas.

Em virtude de seu papel, esses canais tornaram acessíveis alguns locais dramáticos e intransitáveis.

Uma das melhores rotas é a Levada dos 25 Fontes, passando pela maravilhosa Cachoeira do Risco, de 100 metros.

A Levada do Caldeirão Verde, por sua vez, é de 1700 e transporta a água das montanhas mais altas da Madeira para o Faial, perto da costa norte, e percorre o maravilhoso vale de São Jorge.

5. Teleférico do Funchal

 

Seguindo a rota de uma antiga linha de trem a vapor, há um moderno sistema de teleférico que leva você de Almirante Reis para o subúrbio superior do Monte, no Funchal.

Geralmente há uma fila, mas ela sempre se move rapidamente, e então você terá 15 minutos para absorver as vistas do oceano e as encostas de terraços agrupados com casas brancas.

Há muitas razões para fazer a viagem, desde as vistas foto-amigáveis ao Jardim Tropical Monte Palace ou a Igreja onde o Imperador Charles I está enterrado.

Mas algo curioso espera por você no topo; pessoas em trajes brancos e chapéus de velejadores levam você a um tobogã de cestos para um passeio descendo a encosta até o centro do Funchal.

 

6. Drives Panorâmicos

 

Uma das muitas coisas legais da Madeira é que, apesar do terreno acidentado, existe um bom sistema rodoviário.

Estas rotas percorrem um cenário natural surpreendente, poupando-lhe uma caminhada onerosa.

A maioria deles foi construída com grande despesa e levou anos para ser concluída.

Na costa norte você tem que experimentar o VE2 de São Vicente para o Porto Moniz, que tem vistas oceânicas quase constantes e se agarra à costa verdejante.

Há cachoeiras ao longo do caminho, e você pode fazer um desvio para o Seixal para dar um mergulho nas piscinas naturais.

Também estupenda é a estrada sinuosa que sobe do Funchal até ao Curral das Freiras, no interior da Madeira, a cerca de meia hora de distância.

7. Parque Florestal de Queimadas

 

Na parte inferior do norte do Pico Ruivo, há uma encantadora floresta subtropical de loureiros.

A alta umidade dá à floresta um leve véu de névoa e reveste o chão da floresta com musgo, liquens e samambaias com algumas das maiores folhas que você verá na Europa.

Há uma teia inteira de trilhas, e você pode entrar em um par de Levadas daqui.

Mas você também pode visitar para um piquenique no abrigo, que é projetado como uma casa de campo tradicional Santana, com um quarto de palha e estrutura de madeira.

8. Jardim Tropical Monte Palace

 

A primeira coisa que você verá depois de sair do terminal de teleférico no Monte é a entrada para esses jardins requintados.

Eles estão dispostos nas encostas do terraço em torno do antigo Monte Palace Hotel, que foi construído em estilo renascentista no início do século XX.

Existem plantas medicinais, canteiros de ervas, cactos, urzes da Escócia, azáleas europeias, florestas locais de loureiros e cicadáceas da África do Sul.

Você também pode fazer uma pausa pelo jardim japonês, que tem um pagode e lagoa com carpas koi.

Azulejos também aparecem em meio à folhagem, contando mais memorável a história dos portugueses no Japão em um grande painel com 166 azulejos.

9. Vereda dos Balcões

 

Há um estacionamento ao lado do ER 103 na Ribeira Frio, onde você pode se juntar à Levada da Serra do Faial e embarcar em uma caminhada até este excepcional mirante.

O destino é glorioso, mas a viagem também é inesquecível, enquanto se atravessa a floresta com orquídeas, o mogno da Madeira, os mirtilos da Madeira, mas também algumas espécies exóticas, como plátanos e carvalhos ingleses.

O miradouro é a cereja no topo do bolo, com uma vista frontal de um circo de montanhas enevoadas no Vale do Metade.

Ao longe, os picos abruptos dão lugar a colinas plantadas com culturas.

10. Madeira Film Experience

 

Exibido num cinema confortável junto à marina, este filme condensa seis séculos da história da Madeira em 30 minutos de entretenimento.

Há um sistema audioguide com comentários em inglês, francês, alemão, holandês e português.

Quando há muito para ver do lado de fora, você pode estar se perguntando como uma apresentação em vídeo pode fazer parte da lista, mas é uma excelente introdução ao arquipélago.

Você vai sair informado sobre a descoberta do século 15, guerras, fome e revolução.

Se você está saindo de um navio de cruzeiro, você pode fazer a primeira coisa que você faz na ilha e se sentir como um especialista depois.

 

11. Jardins do Palheiro

 

Situado a 500 metros acima do Atlântico, nas colinas verdejantes a leste do Funchal, estes jardins na Quinta do Palheiro são a prova de que quase qualquer planta irá prosperar no solo da Madeira.

Desde 1885, a propriedade pertence à família Blandy, que há muito tempo participa da indústria vinícola da ilha.

Antes disso, pertencia ao Conde do Carvahal, um fidalgo português que plantava árvores e começava a famosa coleção de camélias dos jardins.

Dispostos em terraços são topiaries lunáticos, rosas, ciprestes, e por causa do clima de primavera, o hibisco e buganvílias é conhecido por florescer durante todo o ano.

12. Mergulho

 

A Madeira surgiu como um dos destinos de eleição da Europa.

Para isso, você pode agradecer a alta clareza da água e baixa flutuação nas temperaturas.

O mais frio que a água recebe é 18 ° C em fevereiro (muito mais quente do que a maior parte da Europa no verão!), Na alta temporada por volta de agosto e setembro você terá temperaturas confortáveis de 24 ° C. Então, se você está tentado a mergulhar em um curso SSI ou PADI, a Madeira é o lugar para isso.

É uma honra ser capaz de vislumbrar espécies em estado selvagem que você normalmente só veria navegando na internet! Escondido nas rochas você deve ser capaz de avistar garoupas, polvos e moreias.

E a maioria dos centros de mergulho organiza viagens às Ilhas Selvagens para nadar com focas-monge, golfinhos e tartarugas.

13. Passeios de Barco

 

Há dezenas de empresas que oferecem para levá-lo para o oceano para detectar baleias e golfinhos.

E enquanto você nunca está garantido para fazer um avistamento, os capitães conhecem as águas e os sinais a serem observados.

Por exemplo, um repentino bando de aves marinhas é geralmente um sinal de que os cetáceos estão próximos.

Cerca de 20 tipos diferentes de golfinhos e baleias foram registrados na Madeira, mais de um quinto de todas as espécies na natureza.

O verão é a melhor estação e, se tiver sorte, poderá ver baleias-piloto, cachalotes e baleias de Bryde, enquanto golfinhos bottlenose e spotted são comuns em qualquer época do ano.

14. Museu da Baleia da Madeira

 

No Caniçal, na costa leste, há um museu que conta a história da indústria baleeira da Madeira.

Este foi baseado fora do Caniçal e as expedições foram lançadas aqui até 1981. O museu foi inaugurado em 1989 e foi dado um facelift moderno em 2011. O que você vai ser dado é um retrato franco da indústria baleeira, com ferramentas, navios e contas de primeira mão.

Isto tem muito valor etnográfico, pois é um estilo de vida consignado ao passado na Madeira.

Mas há também uma seção que trata da preservação dos cetáceos e da vida marinha, modelos em tamanho real de baleias e golfinhos e imagens em 3D desses mamíferos.

15. Vinho da Madeira

 

Outra coisa a fazer assim que chegar ao Funchal é conhecer o vinho fortificado homônimo da Madeira.

Dependendo da qualidade, esta bebida terá sido envelhecida em condições especiais de calor durante anos (algumas vintages vendidas são de um século). O Blandys Wine Lodge é um bom começo, iluminando 200 anos de produção de vinho neste arquipélago.

Se você reservar um tour e degustação premium, você será mostrado em volta da taverna onde os barris são feitos, descubra como as uvas da toupeira negra são transformadas em vinho e veja os tanques envelhecidos feitos com madeira de cetim brasileira.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal