Castelo de Noudar já foi espanhol agora é dos castelos mais secretos de Portugal
A alguns quilómetros de Barrancos entre a ribeira da Múrtega e o rio Ardila que correm de Este para Oeste, situa-se o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307 no reinado de D. Dinis.
O local foi escolhido pela sua defesa natural, o fácil acesso e aproveitamento de uma nascente de água de excelente qualidade, a Fonte da Figueira, localizada a cerca de 250 metros a Este do castelo, sob o cerro denominado da Forca.
Na proximidade do Castelo existem, terras boas para a agricultura e extensos montados para o pastoreio do gado. A fortaleza medieval foi importante na defesa da fronteira com Castela nos princípios do século XIV.
O castelo apresenta uma planta hexagonal, de eixo longitudinal noroeste-sudeste, onde se definem dois espaços: o da alcáçova e o da cerca da vila.
O primeiro é dominado pela torre de menagem, de planta quadrangular, com cerca de 18 metros de altura, coroada por ameias, defendendo a entrada do recinto. Possui duas portas de acesso a pavimentos distintos e, em seu interior, no segundo pavimento acessível através de uma escadaria de pedra, abre-se uma cisterna
Praia de Odeceixe fica na costa vicentina e é uma das mais bonitas do Alentejo
Odeceixe está situada na foz do rio Seixe. Odeceixe está localizada na fronteira entre o Algarve e o Alentejo. Esta praia fica no lado sul da saída para o mar. O lado norte do rio tem um fundo de penhascos íngremes que abrigam a praia
A Praia de Odeceixe ou Praia de Odeceixe Mar é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur. É a praia mais setentrional do Algarve, a norte da Praia das Adegas e na foz do rio Seixe. Tem bandeira azul e é vigiada na época balnear, dispondo de serviços de apoio
Fortaleza de Juromenha é um dos locais mais secretos do Alentejo (Conheces)
A Fortaleza de Juromenha localiza-se na freguesia de Juromenha, concelho de Alandroal, distrito de Évora, em Portugal. Entre a Guerra da Restauração e a Guerra Peninsular, sobre o rio Guadiana cuja travessia fechava, foi considerada uma das chaves da fronteira do Alentejo.
As muralhas islâmicas de defesa foram reforçadas pela construção de 17 torres quadradas, enquanto a fortaleza tem 45m de altura. Os casamentos reais de Afonso IV de Portugal com Beatriz de Castela e Afonso XI de Castela com Maria de Portugal ocorreram aqui. Parte do castelo foi destruída em 1659 após a explosão de uma revista de pólvora.
Os caminhos das muralhas dos séculos XIII e XVII permaneceram até os dias atuais, juntamente com as ruínas de Paços do Concelho, Casa do Governador e a fortaleza. Vigias medievais, bastiões do século XVI, lacunas, bartizans e baterias de canhões ainda prevalecem na margem direita do Guadiana, que se tornou mais espessa devido ao enchimento da barragem de Alqueva.
Fica no Alentejo um dos castelos mais pequenos de Portugal Castelo de Belver
O Castelo de Belver destaca-se no topo de uma colina nesta paisagem onde a vegetação exuberante contrasta com as águas calmas do rio Tejo. Para os amantes de caminhadas e caminhadas, há um calçadão de madeira ao longo da margem do rio, entre a praia e a ponte de Belver, com belas vistas sobre a flora e a fauna.
A praia fluvial do Alamal faz parte de um cenário deslumbrante nas margens do rio Tejo. Pertence a um complexo de lazer que, além de oferecer suporte à área balnear, conta também com um Centro de Aventura, que oferece diversas atividades como rapel, escorregador, canoagem e canoagem.
Marvão esta na lista das 5 Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal
Marvão é uma das mais espectaculares aldeias fortificadas de Portugal.O mais gratificante de todos é subir nas paredes, ameias e torres para as vistas impressionantes, e ficar para o pôr do sol deslumbrante e noite de paz da aldeia.
A maior atração é a atmosfera medieval intocada em suas ruas íngremes e estreitas, com casas caiadas de forma impecável, levando a um magnífico castelo do século XIII que se ergue da rocha. Ele contém uma enorme cisterna de água e nas proximidades é uma igreja do século 13 com um pequeno mas interessante museu de achados arqueológicos e artefatos locais.
Revelando panoramas sensacionais a partir do topo da Serra do Marvão e uma aldeia única que parece surgir do afloramento de granito. Dentro da pequena cidade, você encontrará uma imagem de casas brancas caiadas de branco com telhados vermelhos, mostrando a identidade típica do Alentejo. A fortaleza medieval, fortaleza que defendia a região dos ataques do espanhol, está tão bem preservada que foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Perto estão as montanhas de São Mamede, um parque natural com vestígios neolíticos e romanos, vida selvagem e a maior colónia de morcegos da Europa.
Fica a duas horas de Lisboa a Ilha do Pessegueiro em cPorto Covo
A ilha do Pessegueiro é uma pequena ilha localizada ao longo da costa sudoeste da freguesia de Porto Covo, no município de Sines. A ilha e a costa adjacente fazem parte do Sudoeste Alentejano.
A Ilha do Pessegueiro, ao largo de Porto Covo, é um dos locais mais bonitos da Costa Alentejana.
Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a cartagineses de navegadores, na época anterior à segunda guerra pública (218-202 a.C.). À época da ocupação romana da península Ibérica, uma ilha abrigada em um pequeno centro de pesqueiros, conforme atestado de vestígios, recentemente descobertos, de tanques de água.
Fica a duas horas de Lisboa a melhor vila de ferias de Praia do Alentejo
Vila Nova de Milfontes está localizada ao longo da costa oeste do Oceano Atlântico, na margem norte do rio Mira, dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Vila Nova de Milfontes é dominada por um grande estuário e ecossistema, dominado pelo rio Mira, que abriga várias espécies de aves e vida marinha, além de javalis e raposas nos bosques circundantes.Existem várias praias próximas às áreas urbanas que atraem turistas regularmente.