As 7 melhores coisas para fazer no inverno nas Ilhas dos Açores

As 7 melhores coisas para fazer no inverno nas Ilhas dos Açores

Farol da ponta do Arnel tem vista deslumbrante sobre o Atlântico





Situado na ponta nordeste da ilha de São Miguel, a que chamam Ponta do Arnel, este pitoresco farol oferece uma vista deslumbrante sobre o Atlântico. Com uma torre prismática branca de 15 metros, este é o farol mais antigo dos Açores.









A sua construção começou em 1876. Hoje, ainda pode visitar os edifícios que durante anos serviram de alojamento aos faroleiros.



É uma Caldeira do vulcão o lugar mais secreto das Furnas Poça da Dona Beija





Na Ilha de São Miguel, na localidade das Furnas, situa-se a encantadora Poça Dona Beija, conhecida pelas suas indicações terapêuticas.









A nascente faz parte da Caldeira do vulcão das Furnas, a zona termal é composta por um complexo de cinco áreas para banhos todas abastecidas por uma nascente de água quente com propriedades terapêuticas, aquecida pelo calor do vulcão das Furnas.



Nem sempre foi muito popular entre os turistas, dado que até 2010 nada do que vê hoje na Poça da Dona Beija existia. Tudo começou num único poço, que era utilizado e frequentado por populares. Uma vez que não era um espaço gerido por nenhum entidade, o acesso era livre mas nem sempre a lotação era suficiente para os demais curiosos.

O espaço acabou por ser vedado ao público no ano de 2007 dado que não estavam reunidas as condições de segurança e saúde pública. Foi então no ano de 2010 que, após obras de intervenção no espaço e através de um concurso público, a gestão deste espaço foi atribuída à empresa Criações Naturais Lda.





Não precisa de viajar para muito longe para descobrir novos paraisos Lagoa do Fogo fica em Portugal





Situada na maravilhosa e verdejante Ilha de São Miguel, no encantador Arquipélago dos Açores, a Lagoa do Fogo é a segunda maior Lagoa da Ilha de São Miguel, e também a mais alta, classificada desde 1974 como Reserva Natural, tal o seu valor natural e paisagístico.

Ocupando cerca de 1360 hectares, na caldeira de um vulcão adormecido que se terá formado há cerca de 15.000 anos, dando forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, a Lagoa do Fogo encanta pela sua beleza natural e dimensão fenomenal, chegando a atingir os 30 metros de profundidade.









Vale a pena conhecer as belezas paisagísticas e naturais desta maravilha natural e da sua caldeira, onde as paredes chegam a atingir desníveis de 300 metros. Existem para o efeito deslumbrantes passeios pedestres onde se pode melhor observar a interessante fauna e flora características deste fenómeno geológico.



O único interior do vulcão visitável do mundo fica em Portugal Algar do Carvão





Dentro de um vulcão extinto na Ilha Terceira, Açores O Algar do Carvão é um antigo respiradouro de lava, ou tubo, na Ilha Terceira, nos Açores. Tem reputação ser o único lugar no mundo onde se pode entrar no cone de um vulcão extinto, o tubo de lava desce aproximadamente 100m para o vulcão e no fundo existe um lago cristalino de água. Há escadas até ao lago

 

 





Fica em Portugal Caldeira Crater é dos locais mais secretos do pais e poucos conhecem





Topograficamente a ilha do Faial é dominada pela Caldeira, uma enorme cratera vulcânica com um diâmetro de cerca de 2 km e uma profundidade de 400 metros, apresentando suaves encostas interceptadas por formações vulcânicas secundárias, e, pelo seu pico mais alto, Cabeço Gordo, um vulcão adormecido desde 1672, com uma altitude de 1043 metros.

 

 





Este é o Miradouro mais bonito de Portugal fica na Serra do Cume a 545 metros de altitude





Este miradouro situado a 545 metros de altitude, possui vistas privilegiadas sobre Santa Cruz e o típico mosaico agrícola

 

Foto cretidos @Bruno Ázera

Pode-se apreciar a baía da Praia da Vitória e a planície interior da ilha, dividida por muros de pedra vulcânica conhecida por manta de retalhos.

 

O belíssimo Miradouro da Serra do Cume, encontra-se situado no topo desta Serra com o mesmo nome, no concelho da Praia da Vitória, na bela ilha Terceira, Açores.

 

Do alto deste miradouro pode vislumbrar-se com vistas espectaculares para a chamada Manta de Retalhos, que é nem mais nem menos que uma divisão dos campos agrícolas. Daqui pode ainda observar a maior bacia leiteira dos Açores.

 

Deixamos aqui uma sugestão: Guarde a visita do Miradouro para o final do dia, pois apreciar daqui o pôr-do-sol, é absolutamente maravilhoso!

 

Os Miradouros da Serra do Cume localizam-se no topo do complexo desmantelado da Serra do Cume, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.

 

De elevado interesse paisagístico, oferecem uma das mais belas paisagens da ilha: de um lado, a 542 metros acima do nível do mar, a baía e cidade da Praia da Vitória conjuntamente com a planície das Lajes e a Base Aérea das Lajes e, pelo outro, a 545 metros acima do nível do mar, a grande planície do interior da ilha, com os seus típicos "cerrados", separados por muros de pedra vulcânica e hortênsias.

 



Segredos de Portugal uma das mais belas piscinas naturais Varadouro





Na costa sudoeste da ilha do Faial localizam-se as piscinas naturais do Varadouro são formadas por rochas negras de basalto.







Esta zona balnear muito apreciada, dispõe de boas infraestruturas de apoio e oferece aos seus frequentadores a possibilidade de escolher entre o mergulho na segurança da piscina ou o acesso direto ao mar.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Ilha de São Miguel

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Ilha de São Miguel

Praia do Fogo Ribeira Quente, na ilha de So Miguel das mais bonitas dos AoresA Praia do Fogo é uma zona balnear portuguesa localizada no sitio do Fogo na freguesia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, ilha açoriana de São Miguel. Esta praia localizada no lugar do Fogo, na costa sul, é formada po...
12 locais grátis para visitar em Vila Nova de Gaia

12 locais grátis para visitar em Vila Nova de Gaia

Praia de SalgueirosCom areia branca fina pontuada por formações rochosas, a Praia de Salgueiros foi recentemente alvo de obras de beneficiação que a tornaram mais agradável. Banhada por uma ondulação forte, esta praia oferece boas condições para a prática de surf.Praia de Miramar...
O que fazer em Lisboa os 12 melhores locais para visitar

O que fazer em Lisboa os 12 melhores locais para visitar

Torre de Belm uma torre histrica da Cidade de LisboaIndiscutivelmente a mais emblemática de todos os monumentos históricos de Lisboa, a Torre de Belém agacha-se nas águas rasas, perto da foz do rio Tejo, como símbolo da extraordinária era dos Descobrimentos de Portugal, no s&eacut...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Leiria

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Leiria

Torre Sineira (Leiria)A Torre sineira de Leiria (1772) é uma torre sineira em estilo barroco e localiza-se no Largo D. Manuel de Arriaga, na cidade portuguesa de Leiria; tem a particularidade de estar separada da Sé dessa cidade. Esta torre de estilo barroco, curiosamente afastada da Sé, foi construída sobre uma das ant...