Praia de Salgueiros





Com areia branca fina pontuada por formações rochosas, a Praia de Salgueiros foi recentemente alvo de obras de beneficiação que a tornaram mais agradável. Banhada por uma ondulação forte, esta praia oferece boas condições para a prática de surf.



Praias da Galé (Este e Oeste)





So uma expanso de areia que se prolonga por vrios quilmetros, entre falsias. Esto equipadas com uma enorme variedade de equipamentos hoteleiros. Na direco de Albufeira h duas pequenas praias muito sossegadas e pouco frequentadas. H casas de banho, um parque de estacionamento e um acesso facilitado para pessoas com dificuldades fsicas, como tambm vigiada durante o vero.

Praia da Salema Vila do Bispo, Algarve





Praia da Salema, por vezes apenas Salema, é uma localidade piscatória da freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, Algarve, em Portugal. Está localizada na base da arriba costeira em torno da povoação com o mesmo nome. A povoação apresenta marcas visí­veis da sua ligação í s artes da pesca, com ruelas sinuosas entre casas tradicionais pintadas de um branco. A povoação está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Salema, pequena vila piscatória, é um porto de pesca, estando a zona central da praia ocupada por embarcações e pelas suas artes de pesca, como o covo ou o aparelho de anzol. É possí­vel observar o regresso dos barcos à praia no final da faina e usufruir do resultado das pescas nos restaurantes da povoação. Na Salema existem também ruí­nas de uma u201cvillau201d romana e de uma fábrica de conservas de peixe, o que testemunha uma longa tradição piscatória. A praia tem um bonito passeio marginal e esplanadas sobre o mar. Para nascente torna-se mais selvagem e tranquila, e podem-se observar, nas paredes rochosas da arriba, pegadas de dinossauros bí­pedes carní­voros, que povoaram esta região há cerca de 140 milhões de anos.

A praia associa-se à povoação da Salema, pequena vila piscatória, e funciona também como porto de pesca, estando o troço central da praia ocupado por embarcações e respetivas artes de pesca (por exemplo os alcatruzes ou o aparelho de anzol). É assim possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o polvo, a moreia ou o sargo, nos restaurantes da povoação.



Praia de Almdena Algarve





A Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luí­s de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau.

É de pequena dimensão e estreita na maré cheia. Rodeada por arribas calcárias muito erodidas e recortadas onde há numerosas reentrâncias e cavidades resultantes do escorregamento dos estratos que compõem a rocha. Há formações rochosas peculiares em ambos os extremos da praia. As encostas junto da praia estão cobertas por matos baixos, e há uma área de pinhal jovem na encosta ocidental. A praia é pouco frequentada por banhistas, sendo o pontão a nascente muito utilizado como local para pescar. É vigiada na época balnear.

Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.

O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.

 

Praia da Parede Cascais





A praia da Parede é uma zona balnear urbana situada na vila homónima, conhecida pelas suas caracterí­sticas terapêuticas relativamente í s doenças dos ossos. Esta água balnear, de substrato sobretudo rochoso e declive acentuado, não está dirigida a banhos, mas estes são fortemente procurados pelos banhistas durante a época balnear, graças à sua exposição solar.

Possui um pequeno parque de estacionamento, juntamente com bares, restaurantes, apoios de praia e postos de vigia e primeiros socorros. O acesso a pé é feito através da Avenida Marginal ou das passagens subterrâneas existentes.

Nas rochas de calcário margoso normalmente cobertas por areia, foi identificada uma jazida com pegadas de dinossauros quadrúpedes, possivelmente saurópodes. A superfí­cie onde foram encontradas é irregular, o que indica a passagem de outros dinossauros.

Zona balnear outrora conhecida pelas suas características terapêuticas relativamente às doenças dos ossos.

Não sendo uma praia de banhos, devido à grande quantidade de rochedos existentes, estes são, no entanto, fortemente procurados, durante a época balnear, pelos banhistas em virtude da sua orientação específica, em termos de exposição solar.

Dispõe de uma zona pedonal (paredão) ao longo da praia, embora não comunicante com outras praias, onde estão situados os restaurantes, bares e esplanadas.

Praia com bons acessos e inclusive passagens subterrâneas e parque de estacionamento.

Localização: ParedeExtensão da linha da praia: 0,131kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior da Parede. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praiaDe comboio - Sair na estação da Parede e fazer o percurso a pé

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia Fluvial da Froia um dos ex-libris do concelho de Proena-a-Nova





A Praia fluvial de Fróia fica situada nas margens da ribeira da Fróia, a cerca de 3km da vila de Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Esta praia está situada num pequeno vale, num espaço bem arranjado que se estende por cerca de 200 metros da ribeira. Como curiosidade pode-se ver uma pequena casa de xisto tí­pica desta zona do paí­s, que serviu como moinho comunitário das vizinhas aldeias de Oliveiras e Fróia.

A Praia Fluvial de Fróia é um dos ex-libris do concelho de Proença-a-Nova.

A água límpida e cristalina das nascentes da ribeira de Fróia, a frescura e a beleza natural do espaço são os principais traços desta praia que tem vindo a merecer diversas distinções, como a reclassificação de Praia Qualidade de Ouro em 2019.

Além do largo passeio, onde se podem estender as toalhas, a praia de Froia tem uma zona de areal, com um pequeno parque infantil.

Se preferir, pode optar pelo percurso pedestre circular ao longo da ribeira.

Em 2019, há transporte gratuito a partir do Parque Urbano para esta praia nos dias 11 e 25 de julho, 8 e 22 de agosto e 5 de setembro com partida às 9h15 e 14h15 e regresso às 15h00 ou às 18h30. As inscrições são efetuadas no Posto de Turismo até ao dia anterior à viagem. 

Encaixada num vale, na nascente da ribeira que lhe dá o nome, a praia fluvial da Fróia tem no enquadramento paisagístico uma das mais-valias. Nas proximidades encontram-se as aldeias típicas de Pedreira e Oliveiras, onde dois artesãos trabalham ao vivo em xisto e verga. Moinhos recuperados, duas pequenas cascatas e extensos solários, com zona fluvial para os mais pequenos, contribuem para valorizar um espaço que além de condições naturais oferece uma zona de restauração com esplanada aberta todo o ano.



Praia de Santo Antnio (Vila Real de Santo Antnio)





A Praia de Santo António é uma praia situada na freguesia e concelho de Vila Real de Santo António, sendo a mais oriental do Algarve e de Portugal. Situa-se a nascente da Praia de Monte Gordo e a oeste da foz do rio Guadiana, fazendo assim parte da costa da baí­a de Monte Gordo, junto da Ponta da Areia. Tal como a vizinha Praia de Monte Gordo, dispõe de águas cálidas e calmas.

A praia é acessí­vel através de caminhos pela Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António ou, na época alta, por um comboio turí­stico, pelo valor de 1u20ac por percurso, disponibilizado pela Câmara de Vila Real de Santo António.

A foz do Guadiana, a Mata Nacional e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António dão o enquadramento paisagí­stico.

O concelho de Vila Real de Santo António, bastante privilegiado pelas suas magníficas praias, além das qualidades naturais e únicas que as caracterizam, faz todos os anos um enorme esforço para que todos aqueles que nos visitam usufruam das melhores condições, situação que desde à muito reconhecida através da atribuição do galardão Bandeira Azul às praias do concelho, nomeadamente, Praia de Santo António, Praia de Monte Gordo, Praia da Lota e Praia da Manta Rota.

Esta praia situa-se junto à foz do Guadiana e continua a uma distância de 3 km, banhada por águas quentes e calmas, até à vizinhança de Monte Gordo. O Cerrado Nacional das Dunas Costeiras, uma floresta de pinheiros marítimos e de pedra que cresce nas dunas, dá uma sensação fresca e verde a este cenário mediterrânico, excessivamente quente, seco e luminoso. 

A maneira mais interessante de chegar à beira-mar é ao longo de um caminho pedestre e ciclístico chamado “Caminho dos Três Pauzinhos”, ao longo do qual também funciona um mini-trem. Este caminho passa por um grande pinhal onde se pode sentir os aromas das plantas de resina, tomilho e curry, que emitem um forte cheiro de caril. 

Visitantes atentos podem avistar os camaleões que se movem devagar e geralmente camuflados, caminhando pelo pinhal. Perto da praia, vassoura de véu de noiva, uma planta alta, típica das areias do leste do Algarve, prevalece. E nas cristas das dunas mais próximas do mar, você verá grama de praia. A foz do Guadiana pode ser vista a leste e, do outro lado do grande rio do sul, fica a Espanha.



Praia da Barriga





A Praia da Barriga tem uma pequena e apertada linha de areia, o que signifca que no conveniente ficar nesta praia quando a mar sobe. Alm de uma zona de estacionamento, esta praia no tem qualquer outro tipo de infra estrutura, como tambm no vigiada por um salva-vidas.

Praia de Afife em Viana do Castelo





Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.



Praia do Penedo Aljezur Algarve





Praia do Penedo é uma praia dentro do município de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a cerca de 11 km a sudoeste da vila de Aljezur e a 65,6 km a noroeste da cidade de Faro

tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.

Na imponente Praia do Penedo encontra não só um mar a perder de vista, como também toda uma vegetação circundante que lhe dá um aspecto selvagem.Muito procurada por surfistas é caracterizada pelas suas ondas que proporcionam a modalidade.

A Praia do Penedo possui um areal muito extenso situado na boca de um pequeno vale.O sistema dunar aqui existente, entra pelo vale e expande-se para nascente.Esta é uma zona remota muito apreciada por praticantes de desportos aquáticos. Em tempos de chuva forma-se um ribeiro.



Praia fluvial de Fornelos aldeia de Fornelos (Santa Marta de Penaguio)





A Praia Fluvial de Fornelos localiza-se na aldeia de Fornelos (Santa Marta de Penaguião), Vila Real tendo sido inaugurada em 1998.

A praia fluvial foi concorrente na fase inicial do concurso 7 Maravilhas

 

A Praia Fluvial de Fornelos é um local idílico e aprazível, junto às águas límpidas do Rio Aguilhão que divide a Freguesia de Fornelos e Louredo. Embora no lugar de Barreiro (freguesia de Louredo) na margem esquerda daquele rio, os proprietários dos terrenos são de Fornelos. As autarquias fizeram valioso investimento para as populações do Concelho (as destinatárias do progresso) e também para as de fora dele. É que a praia fluvial também tem utentes de Vila Real.   A Praia Fluvial de Fornelos foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, em 12 de Julho de 1998. E é um belíssimo espaço de lazer, de agradável frescura, com um açude no rio que serve de piscina natural. Na zona envolvente (e vedada) uma parte relvada para banhos de sol, e as estruturas de apoio: casas de banho, lavabos, e um bar. Um pólo (e centralidade turística) que serve com maior vantagem as duas freguesias vizinhas e amigas de Louredo e Fornelos.

Praia do Ppulo Ponta Delgada, ilha de So Miguel





A Praia do Pópulo é uma zona balnear portuguesa localizada no logar de Rosto de Cão, freguesia do Livramento no concelho de Ponta Delgada, ilha açoriana de São Miguel.

Durante o século XVII e o século XVIII, os terrenos envolventes a esta praia encontravam-se dedicados ao cultivo de vinhas e o acesso não era livre sendo quase do uso exclusivo dos proprietários cujas terras terminavam na orla marí­tima.

Foi já no século XX que esta praia localizada í s portas da cidade de Ponta Delgada foi alvo de melhoramentos por acção da intervenção do homem através da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada, entretanto extinta.

Assim, foi nos anos 50 do século XX, a quando do lançamento de uma estrada através dos antigos terrenos de vinhas com o objectivo de fazer uma variante à Estrada Regional do Sul, que se abriu ao uso colectivo o areal.

Rapidamente os terrenos limí­trofes foram sujeitos à construção e a praia passou a ser do uso da cidade de Ponta Delgada que assim passou a ficade uma excelente zona balnear.

A Praia do Pópulo é uma zona balnear de dimensões reduzidas, também conhecida por Praia Pequena. Com areia escura de origem vulcânica esta praia possui bar de apoio e é muito procurada pelos praticantes de desportos como mergulho ou bodyboard.



Praia da Costa do Norte Alentejo





Situada imediatamente a Norte do Cabo de Sines, a Praia da Costa do Norte é a primeira de quilómetros e quilómetros de areal contínuo, até à península de Troia. Devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, esta praia não está indicada para banhos, mas pode proporcionar uma experiência gratificante a quem procura isolamento e a pujança dos elementos, do vento forte, do mar vigoroso.

Os últimos são os primeiros e vice-versa. E esta é a última (ou a primeira) praia dos 65 km que ligam Tróia a Sines pela areia. Não tem a calmaria das praias que lhe antecedem a norte, tem águas frias e agitadas, mas é boa para quem gosta de apanhar sol em sossego.

  COMO CHEGAR: A menos que seja uma pessoa muito desorientada, não há que enganar: apanhar o IP8 e segui-lo até se transformar em A26. Na última rotunda, sair na primeira saída, andar uns metros e deixar o carro, para depois descer até à areia.



Praia do Penedo Mouro na Ericeira





A Praia do Penedo Mouro localiza-se numa reentrância pouco pronunciada da falésia. As rochas predominam neste cenário. Aqui, o areal é inexistente.Na zona Norte, existe uma enorme laje com cerca de 100 metros de comprimento que se estende desde a base da falésia e se prolonga mar adentro.



Praia das Milcias Ilha de So Miguel Aores





A Praia das Milícias é também conhecida como Praia Grande, por ser de facto a principal praia da Ilha de São Miguel. Situada a apenas quatro quilómetros de Ponta Delgada, esta praia como as restantes da ilha possui areia escura de origem vulcânica e boas infraestruturas de apoio.

Conhecida como Praia da Milicias ou Praia Grande, esta é uma das praias mais famosas devido à sua feição vulcânica, ao seu areal escuro, típico da Ilha, a toda a envolvente cuidada, onde o mar é relativamente calmo e aprazível, contando com bons acessos.



Praia de Armação de Pêra





Foi durante sculos uma vila piscatria , um polo de atraco para muitos pescadores dada a abundncia de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vm as redes dos pescadores mas agora esto lanadas para o negocio turstico dos muitos visitantes que vm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armao de Pra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn est localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e servios disponveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e reas de desporto de praia. H tambm um parque de campismo bem perto.

Praia de Faro Algarve





A Praia de Faro situa-se na Península do Ancão – extensão de areal que se prolonga por vários km, separando o sistema lagunar do Oceano Atlântico. Em pleno Parque Natural da Ria Formosa, esta zona caracteriza-se por um cordão dunar, formado por penínsulas e ilhas arenosas que protegem uma vasta área de sapal, canais e ilhotes. A diversidade da fauna e flora existentes é um dos aspetos notáveis.Trata-se de uma praia frequentada por milhares de banhistas, atraídos pela beleza natural, pelas águas temperadas e pelo sol.O acesso à Praia de Faro faz-se através de uma ponte, onde pode circular trânsito automóvel ou através de barco. As carreiras fluviais iniciam-se em Faro no Cais da Porta Nova (Portas do Mar).

A Praia de Faro e um destino popular para férias entre os portugueses e o seu ambiente bastante moderado evitou a horrível construção de desenvolvimento em massa. Para o lado nordeste da Ilha de Faro encontra-se o Parque Natural da Ria Formosa, uma enorme área de lagoas de água salgada e lodaçais, que constituem um importante local de alimentação para aves migratórias e habitats para uma destinta vida marinha. Durante a maré baixa é comum observar pescadores portugueses a vaguear por entre estes lodaçais em busca de amêijoas, mexilhões e outros moluscos..

Verifica-se nesta praia uma grande ocupação urbanística e uma intensa atividade turística durante o verão. No entanto, nas extremas nascente e poente do areal as edificações de veraneio são substituídas pelas pitorescas casas de pescadores e mariscadores, e as dunas e o sapal vão dominando a paisagem.

São muitas as atividades desportivas que se realizam nesta praia durante todo o ano, sendo que o Centro Náutico da Câmara Municipal assume um papel estratégico na promoção da canoagem, vela e windsurf e na promoção da atividades promovidas pelas empresas que operam no ramo da animação turística. Durante a época balnear, esta instalação camarária conta ainda com o Centro Azul da Praia de Faro (centro de interpretação e educação ambiental da Bandeira Azul no concelho).

Nesta praia existem alguns restaurantes onde poderão ser apreciados os pratos típicos da zona e a grande diversidade de mariscos. Experimente o "Arroz de Lingueirão", prato típico Algarvio.

O serviço de nadadores salvadores é assegurado em seis postos de praia. Sendo que três destes postos de praia são assegurados pela Câmara Municipal de Faro e os restantes encontram-se integrados nos três apoios balneares existentes. Para esta praia está ainda atribuída a concessão de exploração de um apoio recreativo.

Esta praia é oficialmente classificada com o galardão “Praia Acessível”. A Câmara Municipal de Faro disponibiliza nesta praia uma cadeira destinada para facilitar o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida, rampas e passadiços de acesso ao areal, sanitários e posto de primeiros socorros acessíveis e estacionamentos ordenados com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência.



Praia da Coelha Albufeira





A Praia da Coelha é uma praia perto da localidade da aldeia das Sesmarias que se encontra dentro do Concelho de Albufeira, no Algarve, Portugal. Esta praia está localizada a cerca de 6,2 km por estrada a oeste do centro histórico da cidade de Albufeira e fica a 31,5 km a oeste da capital da região, Faro 

Aninhada entre arribas douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos que o mar banha suavemente.Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.

O caminho para a praia é pedonal e segue ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar surgem exuberantes matos litorais, com zimbro, carrasco, aroeira e palmeira-anã (a única palmeira nativa da Europa), os quais envolvem uma zona de estadia a cerca de 100 m da praia. Uma vez na praia, o visitante depara-se com uma pequena enseada protegida por altas paredes rochosas, com o Alto da Coelha a nascente.

Nas arribas de cores quentes são visíveis fósseis marinhos, bem como grutas e galerias resultantes da erosão das águas doces e salgadas sobre a rocha calcária.

Mais uma vez apetece caminhar sobre o topo das arribas, a envolvente da praia conserva a rica vegetação original e as formações rochosas esculpidas pelo tempo e pelos elementos fascinam. Uma escadaria em madeira parte do apoio de praia e dá acesso às arribas a poente da praia, recomendando-se porém cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia de Paim fica situada na Povoa do Varzim





A Praia de Paimó é uma praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Pedra Negra e a Praia da Aguçadoura na marginal do Fieiro, na freguesia da Aguçadoura. A Praia de Paimó integra-se num extenso areal, com início a cerca de 1 km a norte no Rio Alto da Estela, onde se situa o Parque de Campismo e o Campo de Golfe.

Com boas infraestruturas de apoio, esta praia é muito procurada pelos banhistas, talvez porque o mar é aqui um pouco mais calmo do que nas suas vizinhas, devido à configuração da linha da costa, que nesta zona inflete um pouco para o oceano quebrando a ondulação.A norte, rodeada por campos agrícolas que se escondem entre as dunas, a Praia da Aguçadoura, tranquila e isolada, é bem conhecida dos praticantes de surf, sendo considerada uma das melhores do país para a prática desta modalidade.

A Praia de Paimó integra-se num extenso areal, com início a cerca de 1 km a norte no Rio Alto da Estela, onde se situa o Parque de Campismo e o Campo de Golfe. Com boas infraestruturas de apoio, esta praia é muito procurada pelos banhistas, talvez porque o mar é aqui um pouco mais calmo do que nas suas vizinhas, devido à configuração da linha da costa, que nesta zona inflecte um pouco para o oceano quebrando a ondulação.



Praia do Carreo Viana do Castelo





A praia de Carreço é um espaço muito procurado pelas famílias, protegida dos ventos fortes do norte pelo promontório de Montedor e, do mar, pelos afloramentos rochosos apresenta uma grande variedade de formações geológicas.

Nesta praia pode-se observar uma população de corvos marinhos de crista (Phalacrocorax aristotelis), assim como algumas outras espécies.

Com uma zona bastante rochosa entre as dunas e o areal, a Praia do Carreço possui boa qualidade ambiental e ótimas infraestruturas de apoio. Esta praia está integrada numa zona de grande beleza paisagística, que poderá ser admirada em toda a sua extensão a partir da colina do Montedor, onde se situa o farol mais a norte do território português. Nas imediações, não deixe de visitar os três Moinhos de vento de Montedor, recentemente restaurados.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal