Braga eleita a melhor cidade para viver em Portugal

Braga eleita a melhor cidade para viver em Portugal

Jovem, dinâmica, ensino superior de qualidade. Cidade repleta de cultura e monumentos. Tal como outras cidades de média dimensão, tem a vantagem de ser mais barata em termos de habitação.

 

Quase todos os bracarenses (97%) vivem felizes na cidade, o que coloca a cidade no terceiro lugar da tabela de um Eurobarómetro sobre qualidade de vida nas cidades europeias.

 

Braga ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades europeias com melhor qualidade de vida. O inquérito, conduzido pela Comissão Europeia, conclui que 97% dos bracarenses está satisfeito com o que tem.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Shawna Newman (@unlockadventure)

 

Só três por cento dos 200 mil habitantes de Braga consideram que a cidade dos arcebispos não é um ótimo lugar para se viver. Os dados do último ‘Eurobarómetro sobre a qualidade de vida’ indicam que a capital do Minho ocupa o 3º lugar na Europa e o 1º em Portugal, com 97 por cento dos seus habitantes satisfeitos.

 

Braga partilha o terceiro lugar com mais oito cidades, como Málaga ou Estocolmo, embora nos itens considerados mais fundamentais a capital do Minho se destaque das restantes.

 

A boa relação entre o preço e a qualidade da habitação e a excelência dos serviços de educação são os aspetos que mais contribuem para a extraordinária classificação da cidade, tendo aí conseguido os 2º e 3º lugares, respetivamente.

 

Também a integração social, o acolhimento de estrangeiros e os serviços de saúde estão no topo da preferência da esmagadora maioria dos habitantes de Braga. Já o urbanismo merece apenas 68 por cento das opiniões favoráveis, enquanto a eficiência dos serviços públicos se fica pelos 62 por cento.

 

"Trata-se de uma notícia que nos deixa muito satisfeitos e que nos incentiva a fazer cada vez mais e melhor, no sentido de acrescentar à qualidade de vida dos habitantes de Braga", disse ao Correio da Manhã Ricardo Rio, presidente da câmara.

 

Entre as 79 cidades europeias em que foi realizado o inquérito, Braga aparece em lugar de destaque, sendo apenas ultrapassada por Alborg (Dinamarca), Vilnius (Lituânia) e Belfast (Reino Unido), que ficaram ex aequo em 2º lugar, com 98 por cento dos habitantes satisfeitos, e pelos primeiros classificados, Oslo (Noruega) e Zurique (Suíça), que têm 99 por cento dos seus habitantes felizes.

 

A outra cidade portuguesa analisada foi Lisboa, cuja satisfação dos seus habitantes a coloca a meio da tabela.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Évora

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Évora

Convento dos Lios (vora)O Convento dos Lóios, também conhecido como Convento de São João Evangelista, foi construí­do no século XV sobre o que restava de um castelo medieval, tendo ficado bastante danificado aquando do terramoto de 1755. É um conjunto de planta rectangular que se desenvolve em...
10 locais grátis para visitar na Ilha Terceira

10 locais grátis para visitar na Ilha Terceira

Praia da Silveira Ilha terceira AoresPraia muita concorrida, com bandeira azul, considerada uma das principais zonas balneares da cidade. Não tem areal, mas sim uma placa em betão. Nas proximidades encontra-se o Hotel do Caracol.Praia dos Biscoitos ilha Terceira, AoresAs Piscinas naturais dos Biscoitos são um conjunto de form...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Igreja de Santa Engrcia-Panteo NacionalImediatamente identificada pela sua enorme cúpula branca, a igreja de Santa Engrácia é um dos edifícios mais conhecidos do horizonte de Alfama. Iniciada em 1682, a construção da igreja levou surpreendentes 284 anos para ser concluída depois que a ca...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Conde

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Conde

Cividade de Bagunte Vila do CondeA pequena rota da Cividade de Bagunte estrutura uma visita pedonal num percurso de grande qualidade paisagística e monumental que corre paralelo à Grande Rota 11, no espaço situado entre a ponte de D. Zameiro e a ponte de S. Miguel em Arcos, passando pela Cividade de Bagunte que é o maior...