O Alqueva recebe a primeira certificação internacional como sendo o melhor local do mundo para ver as estrelas

O Alqueva recebe a primeira certificação internacional como sendo o melhor local do mundo para ver as estrelas

No Alentejo, o céu do Alqueva é uma área protegida e certificada internacionalmente, registada como uma reserva Dark Sky, ou Starlight Tourism Destination”, que se estende por uma área de cerca de 3000 quilómetros quadrados.


RESERVA DARK SKY ALQUEVA RECEBE PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO MUNDIAL ATRIBUÍDA PELA UNESCO, FUNDAÇÃO STARLIGHT E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO.

 

Destinos Starlight são lugares que têm poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis para ver o céu noturno. Em grande parte da Europa, cada vez menos pessoas conseguem ver a galáxia com clareza devido ao aumento da poluição luminosa, mas em Alqueva, as excelentes condições atmosféricas e clareza tornam possível aos visitantes desfrutarem das estrelas durante a maior parte do ano.




Além disso, o Alqueva é uma região única, muito rica em património cultural e natural. Seus restos megalíticos fornecem uma ligação com civilizações passadas que observaram e responderam aos movimentos celestes.







A criação da Reserva Dark Sky Alqueva veio dar um encanto ainda maior ao Alentejo e à sua famosa planície imensa – uma maravilhosa visão que nos transmite paz e serenidade, apenas aqui e ali irrompida pelas serras de São Mamede, Ossa, Adiça, Portel e Caldeirão. Se já teve a oportunidade de visitar um planetário, sabe o quão indescritível é a sensação de contemplar o céu noturno, ainda que artificial. Em Portugal, temos a sorte de poder ter essa experiência ao ar livre.

Além de nos deixar contemplar o lado negro do Alqueva, o majestoso manto de estrelas e galáxias que pintam o céu durante a noite acompanhado apenas pelo ruído musical da própria natureza, o Dark Sky Alqueva dá-nos uma oportunidade perfeita para realizar outras atividades e conhecer tudo o que os três mil quilómetros quadrados circundantes têm para nos oferecer, nomeadamente nos municípios de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos.

Tudo isto é possível graças à Rota Dark Sky Alqueva. Associada à Reserva Dark Sky Alqueva, é constituída por unidades de alojamento, restauração, produtores regionais e empresas de animação turística, e é a partir deste roteiro que poderá conhecer melhor a cultura, gastronomia e geografia desta magnífica região. Imagine-se sob o céu estrelado a fazer um passeio a cavalo, uma prova de orientação, observação noturna de vida selvagem ou de aves, a cear nas margens do Alqueva, a fazer uma prova de vinhos, a dar um agradável passeio de canoa ou simplesmente uma revigorante caminhada. Seja de noite ou de dia, vai ter muito com que se entreter.





Foto capa  https://www.miguelclaro.com









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores locais para visitar em Lisboa

Os 9 melhores locais para visitar em Lisboa

Elevador da Bica na Rua da Bica LisboaO Elevador da Bica, ou Ascensor da Bica, é um funicular localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, na Bica, em Lisboa. É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa, e estabelece a ligação entre a Rua de São Pauloo Largo do Calhariz, defrontando uma das encostas mais ...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Nova de Gaia

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Nova de Gaia

Praia da Francemar Vila nova de GaiaNuma zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extre...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Portimão

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Portimão

Museu Municipal de PortimoO Museu de Portimão localiza-se na freguesia de Portimão, no concelho homónimo, em Portugal. Está instalado na antiga fábrica de conservas Feu, e abriu ao público em 17 de Maio de 2008   O Museu de Portimão assume-se como um observatório permanente e uma estru...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Peniche

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Peniche

Forte de So Joo Baptista das BerlengasO Forte de São João Baptista das Berlengas, ou simplesmente Fortaleza das Berlengas, localiza-se na ilha de Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, integrando o conjunto defensivo de Peniche, no distrito de Leiria, em Portugal. As Ilhas das Berlengas conta com a presença hu...