Sem Bacalhau não há Natal, é um dos símbolos do Natal. É comido em todo o país, acompanhado por batatas cozidas, ovo cozido, couve Portuguesa ou Galega e por vezes cenouras e grão. Daí o “Bacalhau com todos”. No final rega-se com um bom azeite que é aquecido com cebola e alho.
Capão à Freamunde
Em Freamunde, cidade do concelho de Paços de Ferreira, é tradicional (em algumas famílias) comer-se o capão na consoada ou no dia de Natal. A tradição começa a 13 de Dezembro, na altura da feira dos capões e da festa de Santa Luzia.
Esta feira que remonta ao século XV, os capões são expostos e vendidos, além de outros produtos. No passado, tinha se como hábito oferecer um capão como prenda. Em simultâneo à feira realiza-se a feira gastronómica, que é uma boa altura para experimentar Capão confeccionado nos restaurantes locais .
Canja de galinha com arroz
Esta deliciosa Canja de galinha com arroz deve ser saboreada ao lado de quem mais gostar, acompanhe com hortelã picada ao seu gosto.
Leitão Assado no Forno
A sua receita de Leitão assado no forno deliciosa e fácil de preparar. Excelente para comer frio em sandes ou como prato principal. Siga as instruções e Bom Apetite!
Missadura
No Alentejo come-se a missadura que significa consoada depois da Missa do Galo. A missadura inclui toda a variedade de carne de Porco.
Migas doces de Natal da região de Trás-os-Montes
As migas doces de Natal, são um doce tipico da região de Trás-os-montes
Roupa velha
Roupa velha ou farrapo velho é um prato típico do Minho, comido no dia de Natal. É um prato é feito com o bacalhau e a batata que sobrou da consoada. O bacalhau é desfiado, retira-se as peles e as espinhas, as batatas e as couves são cortadas em pequenas porções assim como os legumes. Junta-se estes ingredientes a um refogado de cebola e alho e frita-se tudo. Rega-se com muito azeite e acrescenta-se ovo cozido.
Cabrito assado
O Cabrito Assado é um prato típico do Natal, especialmente no Norte e nas Beiras, particularmente na Beira Interior. É um prato delicioso comido todo ano mas é especialmente bom no Natal.
Peru recheado de Natal
Um Peru recheado de Natal, no centro da sua mesa de Natal para fazer as delicias da sua família na noite de consoada ou no almoço de Natal. Prepare o seu peru sem segredos.
Carne de porco em vinha d’alho
Na Madeira entre o dia 8 de Dezembro (dia da Imaculada Conceição) e o início das Missas do Parto (9 missas celebradas na madrugada que começam no dia 16 de Dezembro), começam as tradicionais matanças do porco. Antigamente, a família reunia-se, o porco era morto e toda a carne é aproveitada. A carne era já preparada a pensar no Natal.
Galinha guisada
Muitas famílias no Algarve costumavam comer Galinha guisada no Natal. Sacrificavam-se os animais mais velhos da capoeira que durante o ano mantinham-se por serem produtivos e darem ovos.
Lombo de porco assado
O Lombo de Porco assado é um prato típico de Natal muito presente nas famílias Portuguesas. Como toda a carne, para ficar mais saborosa é necessário temperar com antecedência. Depois vai ao forno acompanhado com batatas, cenoura e cebola, e claro, não pode faltar o arroz branco. No Alentejo o lombo de porco é assado em massa de pimentão.
Na madeira
Consoada: afastando-se completamente das tradições do continente, na consoada da Madeira comem-se as espetadas típicas da ilha.
Nos Açores
Consoada: nesta época, nos Açores, a galinha é a grande estrela, sendo servida assada, guisada ou em canja.