Os 14 melhores pratos típicos Portugueses do natal

Os 14 melhores pratos típicos Portugueses do natal

No Natal Português quem manda é o bacalhau. Apesar existirem outros pratos de natal tradicionais, actualmente o prato que a maioria das famílias Portuguesas come na consoada de Natal, é o bacalhau.

 

 

Bacalhau com todos

Sem Bacalhau não há Natal, é um dos símbolos do Natal. É comido em todo o país, acompanhado por batatas cozidas, ovo cozido, couve Portuguesa ou Galega e por vezes cenouras e grão. Daí o “Bacalhau com todos”. No final rega-se com um bom azeite que é aquecido com cebola e alho.

 

 

Polvo cozido

E se o Bacalhau é o rei do Natal, o Polvo no Minho e Trás os Montes é o Imperador. A tradição de comer polvo no Natal era tão forte que havia contrabando da Galiza – as pessoas arranjavam formas bem imaginativas para passar o polvo pela fronteira da Espanha.


 
 
Capão à Freamunde

Em Freamunde, cidade do concelho de Paços de Ferreira, é tradicional (em algumas famílias) comer-se o capão na consoada ou no dia de Natal. A tradição começa a 13 de Dezembro, na altura da feira dos capões e da festa de Santa Luzia.

Esta feira que remonta ao século XV, os capões são expostos e vendidos, além de outros produtos. No passado, tinha se como hábito oferecer um capão como prenda. Em simultâneo à feira realiza-se a feira gastronómica, que é uma boa altura para experimentar Capão confeccionado nos restaurantes locais .

 

 

Canja de galinha com arroz

 
Esta deliciosa Canja de galinha com arroz deve ser saboreada ao lado de quem mais gostar, acompanhe com hortelã picada ao seu gosto.
 

Leitão Assado no Forno

 
A sua receita de Leitão assado no forno deliciosa e fácil de preparar. Excelente para comer frio em sandes ou como prato principal. Siga as instruções e Bom Apetite!
 
Missadura

No Alentejo come-se a missadura que significa consoada depois da Missa do Galo. A missadura inclui toda a variedade de carne de Porco.

 

Migas doces de Natal da região de Trás-os-Montes
 
As migas doces de Natal, são um doce tipico da região de Trás-os-montes
 
 
 

Roupa velha

Roupa velha ou farrapo velho é um prato típico do Minho, comido no dia de Natal. É um prato é feito com o bacalhau e a batata que sobrou da consoada. O bacalhau é desfiado, retira-se as peles e as espinhas, as batatas e as couves são cortadas em pequenas porções assim como os legumes. Junta-se estes ingredientes a um refogado de cebola e alho e frita-se tudo. Rega-se com muito azeite e acrescenta-se ovo cozido.

 

Cabrito assado

O Cabrito Assado é um prato típico do Natal, especialmente no Norte e nas Beiras, particularmente na Beira Interior. É um prato delicioso comido todo ano mas é especialmente bom no Natal.

 

 

Peru recheado de Natal

 
Um Peru recheado de Natal, no centro da sua mesa de Natal para fazer as delicias da sua família na noite de consoada ou no almoço de Natal. Prepare o seu peru sem segredos.
 

 

Carne de porco em vinha d’alho

Na Madeira entre o dia 8 de Dezembro (dia da Imaculada Conceição) e o início das Missas do Parto (9 missas celebradas na madrugada que começam no dia 16 de Dezembro), começam as tradicionais matanças do porco. Antigamente, a família reunia-se, o porco era morto e toda a carne é aproveitada. A carne era já preparada a pensar no Natal.

 

 

Galinha guisada

Muitas famílias no Algarve costumavam comer Galinha guisada no Natal. Sacrificavam-se os animais mais velhos da capoeira que durante o ano mantinham-se por serem produtivos e darem ovos.

 

 

Lombo de porco assado

O Lombo de Porco assado é um prato típico de Natal muito presente nas famílias Portuguesas. Como toda a carne, para ficar mais saborosa é necessário temperar com antecedência. Depois vai ao forno acompanhado com batatas, cenoura e cebola, e claro, não pode faltar o arroz branco. No Alentejo o lombo de porco é assado em massa de pimentão.

 

 

Na madeira 

Consoada: afastando-se completamente das tradições do continente, na consoada da Madeira comem-se as espetadas típicas da ilha.

 

Nos Açores 

Consoada: nesta época, nos Açores, a galinha é a grande estrela, sendo servida assada, guisada ou em canja.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Igreja de So Domingos (Santa Justa) LisboaA Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos de Lisboa ocupa a metade norte do lado oriental da Praça D. Pedro IV. Sendo limitada a Norte pela Rua Barros de Queirós, a Oeste pelo Largo de São Domingos, a Sul pela Praça da Figueira e a Este pela Rua de Dom ...
As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Póvoa de Varzim

As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Póvoa de Varzim

Praia de Santo Andr Pvoa de VarzimA Praia de Santo André é uma praia marí­tima da Póvoa de Varzim entre o cabo de Santo André e a Praia da Pedra Negra nas freguesias de Aver-o-Mar e Aguçadoura. A praia de Santo André encontra-se junto ao Lugar de Santo André, uma localidade com caracter...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Vila do Conde

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Vila do Conde

Praia da Congreira Vila Ch, Vila do CondeA Praia da Congreira, tem um pequeno areal onde se encontram os tipicos toldos desta zona do norte, um bar, mas uma das suas características principais é a zona rochosa que parece fazer uma divisão perfeita entre a areia e o mar.É uma praia acolhedora, com bons acessos, com uma z...
Os 10 melhores locais para visitar em Vila do Bispo

Os 10 melhores locais para visitar em Vila do Bispo

Praia da Almdena Vila do Bispo no AlgarveA Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luís de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau. É de pequena dimens&atil...