Tem mais de 60m de altura é uma das maiores cascatas de Portugal

Tem mais de 60m de altura é uma das maiores cascatas de Portugal

Cascata Cai dAlto. Uma cascata com 60m de altura situada na nascente do Rio Póio, freguesia de Cerva, Ribeira de Pena, Vila Real. A sua beleza, com as águas claras a correrem serenamente sobre as rochas graníticas até desembocarem nunca lagoa, é a prova viva que por vezes caminhos difíceis levam a sítios incríveis! 

Numa zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena situa-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sendo o concelho atravessado por diversos rios, que o tornam fresco e verdejante e oferecem excelentes condições para a pesca.

Remontam à Pré-História os vestígios da ocupação ancestral da região, como o Santuário Rupestre de Lamelas e os castros no cimo dos montes do concelho.

 

 


É ainda de referir a Ponte de Cavês que atravessa o Rio Tâmega e a Igreja de São Salvador, mandada edificar no séc. XVIII por um natural da localidade que regressou rico após um período de emigração no Brasil.







onseguimos separar o Rio Póio em três distintos trechos. Um que engloba a sua fase indomável, que vai desde a sua nascente, em Alvadia, até à Cascata Cai d’Alto. Outro que segue da Cascata Cai d’Alto até às redondezas de Cabriz. E outro que parte de Cabriz até à confluência com o Louredo, onde termina.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Visit Cerva (@visitcerva)

 

Se a primeira parte é de quase impossível acesso dado todo o enquadramento onde se encontra, protegido pelos contrafortes abruptos que sobram do Alvão, a segunda, embora com grau de dificuldade acentuado, já é visitável pelos mais afoitos, e a terceira, por fim, tem um registo campino, sem grandes atribulações, e, como tal, está ao dispor da maioria dos visitantes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Visit Cerva (@visitcerva)

 

Quando ouvimos alguém mencionar as aventuras que teve no Póio, está a referir-se, certamente, ao canyoning e à caminhada aquática que lá se praticam (o Pena Aventura Park organiza expedições), e estes são habitualmente prestados no segundo trecho, que já é viajável, mas cujos obstáculos são suficientemente grandes para não ser recomendado a qualquer pessoa.

 

 

O início pode ser feito de vários pontos. A montante temos a hipótese de partir de uma estrada que nos leva de Azeveda até ao rio (a meio da estrada consegue vê-lo à sua direita, bem como um pequeno carreiro em terra que nos leva até lá abaixo) ou da ponte que se encontra imediatamente a sul de Cabriz.

 

A jusante, de Cabriz para oeste, o Rio Póio abranda tornando-se um rio de planície, o que significa que temos muito mais opções para o poder conhecer – há mesmo uma praia fluvial junto a Cerva – e por isso descartamos esta parte da dita caminhada aquática.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Vila do Conde

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Vila do Conde

Alfndega Rgia - Museu de Construo Naval em Vila do CondeO edifício da Alfândega Régia Museu de Construção Naval fica situado na rua Cais da Alfândega, no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, outrora, laboraram os estaleiros navais vila-condenses. Em pleno século XV...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Departamento de Matemtica da Faculdade de Cincias de Coimbraedifício do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia manterá, globalmente, os seus serviços pedagógicos, administrativos e outros, conservando a actual organização funcional e programática. Inseri...
Os 10 melhores locais para visitar em Torres Vedras

Os 10 melhores locais para visitar em Torres Vedras

Praia da Fsica em Santa Cruz TorresA Praia da Física, localiza-se no centro de Santa Cruz, quase no início da Avenida do Atlântico e, confina a Sul com a Praia do Norte e a Norte com a Praia do Pisão Uma praia maravikhosa com uma extensão de areia magnifica. Optimo para praticar desportos de ondas... surf, bo...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Real

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Real

Forte de So Francisco de ChavesO Forte de Nossa Senhora do Rosário, melhor conhecido como Forte São Francisco de Chaves, localiza-se na cidade de mesmo nome, Freguesia de Stu00aa Maria Maior (Chaves), Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real, em Portugal. O Forte de Nossa Senhora do Rosário, melhor conhecido como F...