7 locais grátis para visitar em Vila do Conde

7 locais grátis para visitar em Vila do Conde

Casa do Barco em Vila do Conde





Casa do Barco Compete ao desenhador de construção naval, planificar e executar o projeto técnico, nomeadamente lançar o risco à sala, isto é desenhar as fôrmas que irão moldar as peças principais de uma embarcação. O plano geométrico, à escala real, é desenhado num estrado de madeira no chão, por meio de réguas e virotes.

Consciente da conjuntura atual vivida no setor da indústria naval de madeira, ainda tão importante e identitária de Vila do Conde, a autarquia propôs através do projeto “Vila do Conde- um porto para o Mundo” a submissão da inscrição das Técnicas da Construção e Reparação Naval de Madeira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo como objetivo final a elaboração de uma candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).



Igreja Matriz de Vila do Conde





A Igreja de São João Batista ou Igreja Matriz de Vila do Conde localiza-se na cidade e concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, em Portugal. É um dos mais importantes monumentos da cidade e um dos mais significativos em estilo manuelino no paí­s, apresentando elementos da arquitectura gótica e renascentista.

proveitando a passagem de D. Manuel por estas terras, em 1502, quando este se dirigia a Compostela, o povo de Azurara pediu ao rei permissão para edificar uma nova igreja. A construção da nova matriz, dedicada a Santa Maria a Nova, ter-se-á iniciado nesse mesmo ano e terá terminado em 1522, data de conclusão do espaço da capela-mor. O edifício assemelha-se à Igreja Matriz de Vila do Conde, edificada na mesma época.



Praia da Árvore





Situada entre as Praias de Azurara e do Mindelo e a meio de um areal muito longo, a Praia da Árvore localiza-se junto do acesso ao Parque de Campismo e possui boas infraestruturas de apoio. Na parte sul do areal encontra-se uma faixa de dunas com cerca de um quilómetro de comprimento, área protegida, selvagem e quase inacessível, classificada como Reserva Ornitológica do Mindelo e procurada por diversas espécies de aves que aqui vêm nidificar.

Com um extenso areal, esta praia está rodeada de dunas. Em certas zonas não tem acesso directo, o que permite alguma privacidade. Tem um parque de campismo junto à praia. 



Alfândega Régia - Museu de Construção Naval em Vila do Conde





O edifício da Alfândega Régia Museu de Construção Naval fica situado na rua Cais da Alfândega, no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, outrora, laboraram os estaleiros navais vila-condenses.

Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino, ao qual o porto de Vila do Conde não é exceção. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de Fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde.O edifício sofreu, ao longo do século XVIII, sucessivas ampliações de modo a colmatar as necessidades ditadas pelo intenso tráfego comercial que então se fazia sentir.



Igreja de Santa Maria de Azurara





A Igreja de Santa Maria de Azurara ou Igreja Matriz de Azurara ou Igreja de Azurara (séc. XVI-XVII) é um templo católico localizado em Azurara, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, Portugal; encontra-se classificada como Monumento Nacional (Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910).

 

Constituída como paróquia em 1457, a povoação de Azurara existia já desde o reinado de D. Afonso III, integrando então a freguesia de Pindelo. Depois da desanexação da paróquia de São Salvador de Canidelo, a Capela de Nossa Senhora da Apresentação passou a acolher as cerimónias religiosas da nova freguesia. 

No entanto este templo cedo se mostrou insuficiente para albergar toda a população local, pelo que em 1502 o povo de Azurara, aproveitando a passagem de D. Manuel por aquelas terras quando este se dirigia a Compostela, pediu ao rei permissão para edificar uma nova igreja paroquial. 

A construção da nova matriz, dedicada a Santa Maria a Nova, ter-se-á iniciado nesse mesmo ano, tendo sido provavelmente terminada em 1522, data de conclusão do espaço da capela-mor (MIRANDA, Marta, 1998, p. 80). O edifício resultante assemelha-se muito à matriz de Vila do Conde, edificada na mesma época, embora esta apresente uma estrutura mais imponente. 



Nau Quinhentista em Vila do Conde





Fundeada desde 2007 nas águas do rio Ave, a réplica da Nau Quinhentista, construída pelos estaleiros Samuel & Filhos, Lda, de Vila do Conde, é um importante e precioso complemento ao núcleo museológico Alfândega Régia - Museu de Construção Naval. Para além de um importante elemento de atração turística e lúdica, tem uma função pedagógica, pois, construída com o maior respeito pelas investigações científicas da responsabilidade do Almirante Rogério d’ Oliveira, incorpora o saber ancestral dos carpinteiros e calafates dos estaleiros vilacondenses.

A nau portuguesa do século XVI era um navio redondo, de alto bordo, com uma relação de 3:1 entre o comprimento e a largura máxima, três ou quatro cobertas, castelos de popa e de proa, com três e dois pavimentos, respetivamente, cuja arquitetura se integra perfeitamente no casco; arvorava três mastros, o grande e o traquete com pano redondo, e o da mezena com pano latino.



Praia da Luzimar Vila do Conde





Com a preocupação de permitir que possam ser usufruídas por todos, o Município tem vindo a criar condições de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada. Desde 2006, data em que recebeu o primeiro galardão de Praia Acessível, com a Praia do Turismo, outras se tem seguido.

A atribuição de bandeira de Praia Acessível traduz a possibilidade de acesso a pessoas com mobilidade condicionada, ao bar, aos sanitários devidamente adaptados, às barracas de sombra, à linha de água através de uma passadeira articulada e a tomar banho, utilizando para o efeito a cadeira anfíbia (tiraló), aí existente e contando com a colaboração de pessoal indicado para esse propósito.

A Praia de Luzimar tem um areal de pequenas dimensões, inserido na frente urbana de Vila do Conde.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Ericeira

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Ericeira

Praia do Portinho CorreiaA Praia do Portinho Correia localiza-se numa pequena enseada junto à aldeia de Casais de São Lourenço. Está protegida contra ventos provenientes de todas as direções, à exceção de Oeste.Praia da Pesqueira Ericeira - MafraA Praia da Pesqueira&...
As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Póvoa de Varzim

As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Póvoa de Varzim

Praia do Rio Alto Pvoa de VarzimA Praia do Rio Alto é uma praia marí­tima da Póvoa de Varzim situada logo após a praia da Aguçadoura e antes da praia do campo de Golf, na freguesia da Estela. Na praia do Rio Alto desagua o Rio Alto que nasce no sopé do monte de São Félix, daí­ ...
10 coisas para fazer e visitar no inverno em Viana do Castelo

10 coisas para fazer e visitar no inverno em Viana do Castelo

Ruinas da cidade velha de Santa LuziaAs Ruí­nas da cidade velha de Santa Luzia ou citânia de Santa Luzia são uma citânia localizada na freguesia da Areosa, Viana do Castelo. Está classificado como Monumento Nacional. É atribuí­do à Idade do Ferro do Norte de Portugal, tal como a cit&aci...
As 12 melhores coisas para fazer inverno em Braga

As 12 melhores coisas para fazer inverno em Braga

Santurio do Bom Jesus esta no top dos mais bonitos de PortugalO Santuário do Bom Jesus do Monte localiza-se nas proximidades de Braga, este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitectónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via ...