Pedalar nos carris desactivados entre as vilas históricas de Marvão e Castelo de Vide em contacto com a natureza é a nova atracão turistica no Alentejo

Pedalar nos carris desactivados entre as vilas históricas de Marvão e Castelo de Vide em contacto com a natureza é a nova atracão turistica no Alentejo

magine-se a pedalar sobre a linha de comboio e mergulhar na beleza das paisagens do Parque Natural da Serra de São Mamede.
Uma forma segura, original e divertida de viajar entre sobreiros, carvalhos, vida selvagem e belíssimas vistas sobre as vilas históricas de Marvão e Castelo de Vide.


 

O concelho de Marvão, no Alto Alentejo, conta com uma nova proposta turística que explora o modo ferroviário. Trata-se de passeios com railbikes no ramal de Cáceres, hoje desactivado, no troço Beirã – Castelo de Vide – Beirã. 

Encerrado desde Agosto de 2012 o antigo corredor foi concessionado para exploração comercial com veículos a pedais. A experiência permite viajar no corredor ferroviário a baixa velocidade e ter acesso à paisagem envolvente. 



Para já são duas as modalidades que a Rail Bike Marvão, empresa concessionária do projecto turístico, apresenta para se percorrer o ramal de triciclo a pedais adaptado andar sobre a via férrea. 

 

 



O passeio mais longo, propõe uma viagem até Castelo de Vide e regresso à Beirã. São cerca de 16 km entre as duas estações. 

“Entre a estação de Castelo de Vide e a de Marvão-Beirã a linha percorre as faldas da Serra de S. Mamede e ziguezagueia contornando os montes. Os bosques de carvalho-negral são uma constante. A paisagem é de uma beleza soberba”, alerta um folheto da região acerca do troço. 

 



A outra proposta, mais simples fisicamente, remete para cerca de metade do trajecto. Como referência está uma ponte de 25 metros que é atravessada. Transposta a obra de arte pára-se por alguns minutos e enceta-se a viagem de regresso. 

O ponto tem uma vista singular onde a serra de São Mamede se espraia no horizonte e do lado oposto vislumbra-se “o morro de Marvão e o seu castelo altaneiro”.


 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores locais para visitar em Braga

Os 15 melhores locais para visitar em Braga

Pao dos Duques de Bragana (Guimares)O Paço dos Duques de Bragança (tipicamente designado de apenas Paço dos Duques) foi construí­do no século XV, em Guimarães, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança para a sua amante. Quando estivesse o rei com esta, já tinha uma residência lux...
Os 9 melhores lugares para visitar em Tavira

Os 9 melhores lugares para visitar em Tavira

Castelo de Tavira AlgarveO Castelo de Tavira localiza-se na freguesia de Santiago, cidade de Tavira, distrito de Faro, em Portugal. Em posição dominante sobre a foz do rio Gilão a povoação desenvolveu-se como importante porto marí­timo desde a Antiguidade. Apesar da sua origem fenícia, as mural...
Dicas dos 10 lugares grátis para visitar em Barcelos

Dicas dos 10 lugares grátis para visitar em Barcelos

Museu Arqueolgico de BarcelosQuem entra em Barcelos pela ponte sobre o Rio Cávado logo encontra um espaço ajardinado onde as ruínas do antigo Palácio dos Condes de Barcelos testemunha o passado histórico medieval.É o que resta de uma construção de inícios do séc. XV devida a D. ...
Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Lagos

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Lagos

Praia do CamiloRodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontrios bastante interessantes. Com as suas guas calmas e cristalinas. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinho e Dona Ana. Esta praia tem camas de sol para aluguar, como tambm h um parque de estaciona...