A Terceira Oliveira mais antiga de Portugal nasceu há 2450 anos

A Terceira Oliveira mais antiga de Portugal nasceu há 2450 anos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD data uma das oliveiras presentes no recinto do Hotel Horta da Moura, em Reguengos de Monsaraz.

Através de um método científico inovador desenvolvido na academia sediada em Vila Real, os especialistas chegaram à conclusão que esta tem 2.450 anos.

 
Através de um método científico inovador desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a empresa Oliveiras Milenares, os especialistas chegaram à conclusão que esta tem 2.450 anos












A oliveira de Monsaraz, cujo tronco precisa de sete homens para o abraçar, vai receber a certidão de idade num ato público que irá decorrer na quarta-feira, na aldeia típica, localizada no concelho de Reguengos de Monsaraz.

O método de datação foi desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a empresa Oliveiras Milenares, e tem como mentores os investigadores do departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista José Luís Louzada e Pacheco Marques.




Esta metodologia consiste num cálculo, que é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro ou perímetro do tronco.

Recorre-se ainda o estudo de outras árvores, com características idênticas, para depois, de forma comparativa, se ir preenchendo a parte interior como se fosse um puzzle.



Imagem:  pintrest

Este método não provoca a destruição da árvore, pois não obriga ao seu abate, nem provoca lesões que comprometam a sua sanidade.




A oliveira de Monsaraz, cujo tronco precisa de sete homens para o abraçar, recebeu a “certidão de idade” num ato público decorrido na passada quarta-feira dia 18, na aldeia típica, localizada no concelho de Reguengos de Monsaraz.



Imagem: tripadvisor 

A oliveira de Monsaraz faz parte de um conjunto de sete, inseridas nos espaços de uma unidade hoteleira local, que a UTAD acaba de certificar. A direção do hotel pretende criar um percurso histórico dentro dos sete hectares que rodeiam a unidade e associar a idade das oliveiras a acontecimentos marcantes da história: a Rota das Oliveiras.

Imagem capa © Horta da Moura










O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Ilha Terceira

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Ilha Terceira

Praia da Riviera ilha Terceira, nos AçoresA Praia da Riviera localiza-se na freguesia do Cabo da Praia, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores. Trata-se de uma praia de areia rodeada de rocha ainda em estado selvagem. É ainda possí­vel observar nos canaviais desta praia algumas nidificaç&o...
O que fazer em Museus os 9 melhores locais para visitar

O que fazer em Museus os 9 melhores locais para visitar

Museu do Design de Lisboa1. A entrada no museu e nas exposições é gratuita. 2. A opção museográfica do MUDE permite uma melhor compreensão dos objetos. Contudo, todas as peças (moda e design) em exposição são frágeis e podem ser danificadas com um simples toque. Aj...
Os 12 melhores pontos turisticos e passeios em Tavira

Os 12 melhores pontos turisticos e passeios em Tavira

Praia da Manta RotaLocalizasse junto da pequena aldeia de pescadores com o mesmo nome, mantém um ambiente bastante sereno e esta relativamente perto da aldeia para ter como suporte varias funcionalidades adequadas ao turismo e restaurantes de apoio.Praia das Quatro águas ou Praia do Barril TaviraA Praia das Quatro águas é uma praia ma...
O que fazer em Beja os 12 melhores pontos turisticos

O que fazer em Beja os 12 melhores pontos turisticos

Ponte romana sobre a ribeira de OdivelasA Ponte romana sobre a ribeira de Odivelas, também referida como Ponte de Vila Ruiva, no Alentejo, localiza-se sobre a ribeira de Odivelas, na freguesia de Vila Ruiva, no concelho de Cuba, distrito de Beja, em Portugal. Situa-se a cerca de 1,5 quilómetro de Vila Ruiva tomando-se a estrada EN258...