Este paraíso a 3 horas de Lisboa é um dos segredos mais bem guardados de Portugal


A Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome pelo facto de não ter construções e de ser pouco frequentada.
O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia pode observar na maré vasa pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal. Pelo caminho há que prestar também atenção às diversas aves que por aqui se alimentam.

A Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas e menos frequentadas praias do Algarve. Cerca de 11 km de silêncio e sossego caracterizam a Ilha Deserta, onde tudo parece encaixar-se perfeitamente entre mundos tão distintos como a terra, o mar e o ar. A areia respira de vida, alimentando várias espécies de moluscos: amêijoas, búzios e muitas outras conchas. O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original e a flora encontra o seu máximo esplendor escondendo, na encosta interior as espécies mais frágeis. Aqui a fauna também se encontra protegida, podendo-se observar Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas ou Chiretas.

A partir do pontão de embarque pode optar por realizar um interessante percurso ambiental. Este percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa). Aqui pode contemplar a flora e a fauna existentes.
No areal, a poente do local onde desemboca este passadiço, foi aprovado pela Assembleia Municipal de Faro a criação de uma zona destinada à prática do Naturismo.
Raro santuário, a Ilha Deserta convida à tranquilidade e ao descanso.

 



 

ilha da Barreta, também conhecida por ilha Deserta, situa-se na Ria Formosa, e é o território mais a sul de Portugal Continental (o ponto mais meridional de Portugal fica nas Ilhas Selvagens, na Região Autónoma da Madeira). A ilha é desabitada e é essencialmente uma reserva natural, além de possuir uma longa praia de areia, pouco frequentada.

Pode ser acedida de barco, existindo uma carreira comercial a partir de Faro durante o verão.

É nesta ilha que se encontra o ponto mais meridional de Portugal Continental, o Cabo de Santa Maria, que não é um promontório rochoso mas apenas uma curva no areal da praia.

Parte da ilha encontra-se legalizada como local de prática de naturismo.

 

  • Este paraíso a 3 horas de Lisboa é um dos segredos mais bem guardados de Portugal


Outros Artigos Populares no Blogue