O ilha de São Miguel é a maior ilha dos Açores
Qual é a maior ilha dos açores é a ilha de São Miguel e a principal ilha desse arquipélago. Metade da população açoriana vive nos 62,1 quilômetros de comprimento e 15,8 quilômetros de largura (744,7 Km²) de São Miguel. É também aqui que fica a sede do Governo Regional dos Açores.
GEOGRAFIA DA ILHA DE SÃO MIGUEL
São Miguel é a maior ilha do arquipélago, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima. A área de 744,7 km2 alberga mais de metade da população açoriana: 137 856 habitantes (dados de 2011). São Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância. O ponto mais elevado da ilha, aos 1105 m de altitude, está situado no Pico da Vara, a 37°48’34’’ de latitude norte e 25°12’40’’ de longitude oeste.
Grupo Oriental: Santa Maria (97 km2) e de São Miguel (747 km2);
Grupo Central: Terceira (397 km2), Graciosa (61 km2), São Jorge (238 km2), Faial (173 km2) e Pico (447 km2);
Grupo Ocidental: Flores (143 km2) e do Corvo (17 km2);
Abaixo veja o Mapa dos Açores dividido pelas 9 Ilhas dos Açores.
O QUE VISITAR NA ILHA DE SÃO MIGUEL
ERMIDA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
Situada na margem poente da Lagoa das Furnas, reflectindo-se nas suas águas, é um impressionante exemplar do estilo neo-gótico, único em todo o arquipélago. O templo foi mandado construir no final do séc. XIX por José do Canto (1820-1898), açoriano ilustre, com gosto especial pela literatura e pela botânica, que aí se encontra sepultado.
ILHÉU DE VILA FRANCA DO CAMPO
Reserva Natural, a cerca de 1 km da costa, tem uma enseada de água salgada no seu interior e é muito procurada na época balnear.
CONVENTO E CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA (IGREJA DO SENHOR SANTO CRISTO)
A fundação do Convento e da Capela de Nossa Senhora da Esperança data do séc. XVI, tendo sofrido alterações posteriores nos séculos XVII e XVIII. A capela é ricamente ornamentada por talha dourada e azulejos do século XVIII, produzidos pela Real Fábrica do Rato.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Construída sobre uma antiga ermida, a actual igreja, datada do século XVIII, é um templo de três naves com um notável conjunto escultórico setecentista da autoria de Machado do Castro. Possui ainda um órgão de tubos.
PAISAGEM PROTEGIDA DA BACIA DAS SETE CIDADES
Uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, onde se inserem as lagoas Verde e Azul, formadas, segundo a lenda, das lágrimas derramadas de um pastor e de uma princesa que viviam um amor proibido. Podem deslumbrar-se com a panorâmica do miradouro da Vista do Rei, nome que recorda a presença do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, em 1901.
MIRADOUROS DA PONTA DA MADRUGADA E DA PONTA DO SOSSEGO
Miradouros no concelho do Nordeste, onde se aprecia o nascer do sol.
LAGOA DO FOGO
Reserva Natural desde 1974, encerra uma lagoa com 30 m de profundidade máxima.
PARQUE TERRA NOSTRA
É um dos mais belos jardins da Europa. Tem uma piscina de água termal e mais de 2000 espécies de árvores.
CASTELO DE SÃO BRÁS
Mandado construir no século XVI para defesa contra ataques de corsários e piratas, o Forte de São Brás era a mais importante fortificação de todo o conjunto de fortes da cidade, estrategicamente localizada a poente da estreita língua de terra que deu o nome a Ponta Delgada.
PARQUE DA RIBEIRA DOS CALDEIRÕES
O Parque da Ribeira dos Caldeirões corresponde a um projecto de valorização paisagística e aproveitamento turístico do conjunto de moinhos de água e toda a estrutura de caminhos e levadas aí existentes, procurando a musealização in loco.