10 locais que tens de conhecer em Portugal

10 locais que tens de conhecer em Portugal

Alcoutim

A influência omíada no Mediterrâneo e no Algarve correspondeu a uma época de prosperidade económica e cultural que teve influência na cultura dos portugueses.
Em Alcoutim, os testemunhos arqueológicos concretizam-se num pequeno alcácer datado do séc. IX.
Também no interior do castelo da vila, construído no séc. XIV, está exposta a maior coleção, conhecida até ao momento, de jogos de tabuleiro do período omíada.

Estói

Entre o litoral e o barrocal algarvio encontra Estói e as famosas Ruínas Romanas de Milreu. O local manteve-se ocupado durante o período omíada e ainda hoje pode reconhecer a casa senhorial, as instalações agrícolas, a zona de balneário e um templo.
Não saia da localidade sem espreitar o Palácio de Estói, uma das mais relevantes representações do Romantismo no sul de Portugal.

Monchique

Perto de Monchique, o Castelo do Alferce representa um povoado da Idade do Bronze, com uma ocupação que se estendeu até ao final da época do emirato omíada, no séc. VIII. O local terá sido abandonado no séc. XI, mas persistem até hoje vestígios arqueológicos que mostram a importância desta fortificação no sistema de defesa do território mais a sul.

Ponte de Lima

Inserida no distrito de Viana do Castelo, Ponte de Lima encanta pela sua arquitetura medieval e as águas do rio Lima. Por aqui passa o Caminho Português de Santiago e a história mantém-se viva nos 46 monumentos classificados em todo o concelho.
Na vila, o património religioso, o chafariz, asa fontes e o pelourinho marcam o passado e os jardins e parques conquistam os corações dos apaixonados.
Não é à toa que o lenço dos namorados é bem conhecido por estas bandas e é uma peça fundamental do artesanato local.
Aventure-se com a sua cara-metade até ao Miradouro do Penedo Branco, de onde terá uma magnífica vista sobre o Lima e toda a envolvência, incluindo uma das vilas mais antiga de Portugal.

 

Tavira

Tavira foi um importante entreposto comercial marítimo, impulsionado pela proteção que a localização do seu porto oferecia. Também o acesso à ponte que transpunha o Rio Gilão, uma das mais antigas no Algarve, facilitava a rota que ligava Sevilha a Silves e fazia de Tavira muçulmana uma urbe estratégica para a governação.

Douro

Há região mais romântica que o Douro? As encostas em socalcos moldados pelo homem, as vilas antigas e as águas do rio sempre a espreitar. Deixe-se enfeitiçar por este local entrando a bordo de um cruzeiro ou percorrendo de carro a nacional entre o Peso da Régua e o Pinhão, considerada uma das estradas mais belas do mundo.
Não saia daqui sem ir conhecer o famoso vinho do Douro numa das muitas quintas ali existentes e, se beber, pode sempre passar a noite num hotel e beneficiar de desconto em portagem e combustível com a Via Verde. 

 

Setubal 

 

A baía integra ainda outras preciosidades como o Portinho da Arrábida, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, e a Pedra da Anicha, um ilhéu rochoso considerado reserva zoológica pela sua vegetação subaquática e vida marinha que ali se encontra.

Do Porto de Pesca de Setúbal ao cais de Tróia, embrenhando-se pelas encostas da serra, todos os locais oferecem um cenário diferente deste troço único de litoral.

Coimbra

Coimbra é uma cidade fascinante, centro de sabedoria, Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Para além de todos os exemplares de arquitetura, que remontam a épocas diferentes, a cidade guarda também uma das maiores histórias de amor de Portugal: o romance entre Pedro e Inês.
O Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, os Paços de Santa Clara e, principalmente a Quinta das Lágrimas são os cenários deste conto de paixão e tragédia. Uma visita a estes locais vão relembrar este grande amor e, quem sabe, despertar outros com um final mais feliz.

Monsaraz

A vista desafogada para o Alqueva, as ruas caiadas de branco e o imponente castelo fazem de Monsaraz a escolha ideal para uma escapadinha romântica.
A vila-museu, considerada uma das Maravilhas de Portugal, é uma das mais antigas do país e orgulho das gentes alentejanas.
Percorra a calçada, perca tempo a ver o artesanato ou a saborear alguma iguaria ou vinho no pequeno comércio local.
Pode sempre aproveitar que está ali e descer para um passeio à beira do Grande Lago.

Terra das Sete Saias Nazare

Há quem lhe chame a praia mais típica de Portugal, mas há mais na Nazaré para além do areal e das ondas. Aceite a nossa sugestão e siga este roteiro.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Viana do Castelo

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Viana do Castelo

Mosteiro de Ermelo Arcos de ValdevezO Mosteiro de Ermelo localiza-se na freguesia de Ermelo, na vila e concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. O antigo mosteiro, provavelmente edificado por D. Teresa, adoptou a ordem cisterciense no final do século XIII, integrando deste modo a área sob influ&eci...
Os 9 melhores sitios para visitar em Beja

Os 9 melhores sitios para visitar em Beja

Museu do MrmoreO magnífico mármore Português chega a todo o Mundo, oriundo das pedreiras de Vila Viçosa, Borba e Estremoz. A sua qualidade superior permite a exploração desde o período romano.   Mármore, do latim marmor, ou seja, pedra de qualidade ou pedra branca, é das mais for...
As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Mafra

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Mafra

Complexo Cultural da Quinta da Raposa Situada na antiga corredoura medieval (zona ampla exterior às muralhas, para onde a então pequena vila de Mafra primeiro se desenvolveu), a Quinta da Raposa deve o seu nome a José Joaquim Raposo, homem que foi agraciado com privilégios por D. Maria I e que aqui construiu a sua resid...
Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Lagoa

Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Lagoa

Praia do Barranco (Lagoa) AlgarveAs águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviço...