Uma cidade com 2300 anos escondida no Alentejo eleita 15 aldeias históricas mais encantadoras de Portugal


Os lusitanos constituíram um dos povos ibéricos pré-romanos que habitaram a região oeste interior da Península Ibérica desde a Idade do Ferro. Em 29 a.C., na sequência da invasão romana a que resistiram longo tempo (ficando conhecida como Guerra lusitana), a província romana criada depois tomou o nome Lusitânia, e abrangia a parte do território ocupado por este povo. Dentro das atuais fronteiras políticas de Portugal concentra-se a maior fração do território que seria ocupado pelos lusitanos.




Evoramonte (ou Évora Monte)? Programe-se para conhecer! Esta vila histórica alentejana, entre as cidades de Évora e Estremoz, reúne um conjunto de atrações.

O castelo tem mais de 7 séculos de história, no centro da cidade fortificada - há ainda muito da muralha original que pode ser vista por qualquer visitante.





 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por António Almeida (@antoniocvalmeida)






Passear pela vila é uma experiência imperdível. O seu tamanho reduzido permite que se percorram todas as ruas com facilidade.





 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Fly Drone Filmes (@flydronefilmes)






Outro destaque é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição situada bem perto do Cemitério dos Combatentes.






Erguido em um dos pontos mais elevados da serra de Ossa, no centro da povoação, do alto de seus muros domina-se uma grande extensão em derredor, até ao Castelo de Estremoz.
O castelo e a cerca da vila foram considerados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.


Um charmoso recanto que reúne paisagens impressionantes e monumentos militares que remetem aos tempos medievais. Esta é Evoramonte, uma pequena vila do distrito de Estremoz que esbanja charme e histórias para contar.

Dividida entre a zona baixa, onde vivem a maioria de seus habitantes, e a vila medieval, localizada no alto de uma colina de 400 metros de altitude e rodeada por muralhas, conta com uma fortificação militar que é de encher os olhos e possui quatro portas dionisinas originais: Porta do Freixo, Porta do Sol, Porta de São Brás e a Porta de São Sebastião.







Na antiga vila, os visitantes são brindados com vastas planícies douradas, além de um belo castelo que coroa o topo da Serra D’Ossa, nomeado Paço Ducal de Evoramonte. A versão atual é uma reconstrução do projeto original, destruído em decorrência de um terremoto em 1531. Formado por quatro torreões dispostos em formato quadrangular, o local tem a sua importância na história do país, pois foi ali a assinatura da Convenção de Evoramonte, documento que deu fim à Guerra Civil Portuguesa, 1834.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por JJ Oliveira (@zjoliveira)

 

Aproveite para ver do terraço do castelo a impressionante paisagem dos campos alentejanos, iluminado por um belo pôr do sol, e apreciar as suas pequenas ruas decoradas com casinhas brancas típicas. Vale uma visita à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que une estilos gótico e barroco, além das lojinhas de artesanato na Rua Santa Maria.

O destino foi indicado na lista das 15 aldeias históricas mais encantadoras de Portugal, elaborada pelo site Skyscanner.

 




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal