Não conte calorias

 

Simplificando, a culinária portuguesa é fantástica. Os pratos tradicionais, como a francesinha ou os enchidos vão aguçar-lhe o apetite. As sobremesas são do outro mundo. Lembre-se que está de férias e tente relaxar, caso contrário, vai perder iguarias fantásticas.

 

Encontre os restaurantes turísticos e não vá lá

 

Mais uma nota sobre a comida: há muitos lugares em todo o país que prometem aos turistas um prato regional autêntico e delicioso. Esses lugares são de evitar. Descubra onde os portugueses gostam de comer e aventure-se por lá.

 

Não perca os vinhos

Alguns países especializam-se em cerveja, whisky ou vodka, Portugal é especialista em vinho. Há centenas de rótulos diferentes e uma panóplia de sabores maior do que pode imaginar. Certifique-se que prova diferentes tipos de vinho enquanto visita o país.

 

Não use salto alto




Uma grande parte das áreas urbanas em Portugal são pavimentadas com a chamada “calçada portuguesa” que é feita de cubos de basalto alinhados. Por outras palavras, provavelmente há pequenas fissuras e buracos onde os sapatos de salto-alto ficarão presos. Se vai passear pelo país opte por uns ténis.

 

Não suponha que os portugueses falam espanhol




Felizmente é cada vez menos comum, mas apenas no caso: os portugueses falam português, que é uma língua completamente diferente do espanhol. Pode parecer moderadamente semelhante, mas é diferente e uma pessoa portuguesa pode ficar irritada com a confusão. Por esse mesmo motivo, os portugueses não são “hispânicos”, são portugueses.

 

Não jante cedo




Se está a planear tirar proveito da vida nocturna portuguesa – e deve mesmo experimentar- opte por um almoço tardio e um jantar por volta das 21h. Se jantar cedo provavelmente chegará aos bares e discotecas ainda com eles vazios, pois só começam a encher às 23h.

 

Não fique na areia



Não só Portugal tem algumas das melhores praias do mundo, como também tem uma das melhores costas do mundo para a prática de surf. Aventure-se.

 

Não beba depressa

Quando os portugueses saem à noite bebem devagar. Uma boa noite pode durar, literalmente, até de manhã. Se começar a beber muito rápido vai perder rapidamente o controlo da situação e acabar a noite cedo.

 

 Não apanhe o eléctrico em hora de ponta







O eléctrico é um dos transportes preferidos dos turistas, mas também dos moradores. Para uma viagem confortável de eléctrico opte pelo meio da manhã ou meio da tarde.

 

Não vire as costas ao graffiti




Em toda a cidade de Lisboa, existem vários edifícios abandonados. A situação tem vindo a melhorar drasticamente, mas, enquanto não estão todos reabilitados a Câmara Municipal permite que os grafitters mais talentosos exibam a sua arte nas paredes dos edifícios. E há verdadeiras obras de arte.

 

Não vá em Julho ou Agosto




Estes dois meses do ano são os mais secos, mas também são os meses mais activos e mais movimentados do ano. Se optar pela temporada baixa encontrará preços mais agradáveis e as praias menos lotadas.

 

Não se esqueça do resto do país

 

Portugal não é só Lisboa, Porto ou o Algarve. Nada como perder-se e aventurar-se por uma pequena aldeia de xisto no centro do país, admirar os fabulosos monumentos de Alcobaça, Tomar ou da Batalha, ver a natureza em estado puro no Gerês, perder-se pelas lagoas dos Açores ou aventurar-se pelas levadas da Madeira. E há ainda o sempre mágico e cativante Alentejo. Um país inteiro por descobrir!