As 7 melhores coisas para fazer e visitar na Lagoa

As 7 melhores coisas para fazer e visitar na Lagoa

Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia do Carvalho





Um pequeno pedaço de areal ente arribas de cor ocre, é um local pacífico que dispõe de infra estruturas turísticas.

Praia dos Tremoços Lagoa Algarve





A praia dos Tremoços ocupa uma pequena baía abrigada, na parte nascente do Concelho de Lagoa. Um molhe submerso e a alimentação artificial da praia garantem um areal, praticamente inexistente há alguns anos. Apesar de não ser fácil encontrar o acesso, a persistência será largamente recompensado por um dia de praia inesquecível.

A natureza muito frágil das arribas torna sensato guardar uma distância de segurança.

Na Praia dos Tremoços, a alimentação artificial da praia e a construção de um molhe garantiram a acumulação de um areal na pequena enseada abrigada por arribas altas, praticamente inexistente até há alguns anos.

O acesso à praia faz-se pelo interior do empreendimento turístico que circunda a enseada; percorre-se um caminho empedrado e fresco, ladeado por pinheiros e loendros, o qual dá acesso a um trilho balizado já no topo da arriba.

Para alcançar o areal desce-se uma escadaria estreita, escavada na face da arriba, onde se observam fósseis marinhos. Estas arribas de cores quentes encontram-se muito ravinadas, sobretudo a poente, onde a vegetação também se adensa entre pinhais e matos mediterrânicos, e, nas linhas de escorrência de água, com caniçais.

É possível percorrer o trilho da arriba para poente, recomendando-se a devida cautela, onde se oferecem ao caminhante vistas soberbas sobre a linha de costa, avistando-se a ampla baía arenosa de Armação de Pera, bem como a vizinha praia da Cova Redonda.



Praia de Armação de Pêra





Foi durante séculos uma vila piscatória , um polo de atracção para muitos pescadores dada a abundância de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vêm as redes dos pescadores mas agora estão lançadas para o negocio turístico dos muitos visitantes que vêm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armação de Pêra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn está localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e serviços disponíveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e áreas de desporto de praia. Há também um parque de campismo bem perto.

Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia Grande





A praia Grande, está localizada perto da vila de Ferragudo e separada da praia da Angrinha pelo forte de São João de Arade. Esta praia tem um parque de estacionamento bastante amplo. Também tem acesso directo a restaurantes, chuveiros e casas de banho. Existe uma área dedicada às crianças onde elas podem brincar em toda a segurança, visto que a praia é vigiada por um salva vidas.

Praia da Angrinha Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia da Angrinha situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo, concelho de Lagoa.

O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroí­das pelos elementos. As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas tí­picas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia.

A praia situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos.

O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito esculpidas, onde são visíveis galerias e grutas. As paredes rochosas fazem-se revestir de muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta que coloniza as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia. Um passadiço assente na areia percorre grande parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos.

É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.

A norte do Forte de São João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, onde surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua. Esta é uma pequena praia que possui uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.

 









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores locais para visitar na Ericeira

Os 9 melhores locais para visitar na Ericeira

Praia de So Loureno Ericeira (Mafra)Bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, a praia de São Lourenço localiza-se na freguesia de Santo Isidoro, mais precisamente entre as localidades de Ribamar e São Lourenço. Alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o e...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Grândola

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Grândola

Praia da Aberta NovaPraia da Aberta Nova é uma praia situada na freguesia de Melides, no concelho de Grândola, em Portugal. Praia de excelência paisagística e ambiental reconhecida através dos galardões Bandeira Azul e Qualidade de Ouro está equipada com um apoio de praia simples (bar e instalaç...
Os 7 melhores lugares para visitar em Vila do Conde

Os 7 melhores lugares para visitar em Vila do Conde

Igreja Matriz de Vila do CondeA Igreja de São João Batista ou Igreja Matriz de Vila do Conde localiza-se na cidade e concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, em Portugal. É um dos mais importantes monumentos da cidade e um dos mais significativos em estilo manuelino no paí­s, apresentando elementos da arquitectu...
Os 7 melhores locais para visitar em Lisboa

Os 7 melhores locais para visitar em Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga Museu de primeira escolha em Lapa e AlcntaraSituado em um palácio do século XVII com fachada de limão, o Museu Nacional de Arte Antiga é a maior atração da Lapa. Ele apresenta uma coleção repleta de estrelas de pinturas européias e asiáticas e ...