O que visitar na Serra da Estrela os 7 melhores locais


Portugal tem um estância de Ski fica na Serra da Estrela





Estância de Ski da Serra da Estrela É um pequeno resort de esqui com 4 elevadores de esqui com 130 metros (426 pés) de descida vertical e 9 pistas, com um comprimento total de 7,7 km (5 mi).



É mais adequado para esquiadores e snowboarders iniciantes, mas também há pistas para especialistas e intermediários. A Torre é um monumento que marca o ponto mais alto de Portugal Continental.



Está localizado na cordilheira da Serra da Estrela. A elevação real é de 1993 metros (6637 pés), perto da Torre, há um restaurante, lojas com produtos típicos da região, como o queijo da Serra da Estrela.

 





São os melhores Chalés de portugal ficam na Serra da Estrela





A 1500 metros de altitude conciliando os elementos de arquitetura tradicional da serra com as modernas técnicas de construção de montanha, os Chalés da Montanha proporcionam o máximo de conforto e toda a exclusividade.



Composto por 27 Chalés este verdadeiro aldeamento de montanha situa-se junto ao Hotel Serra da Estrela Rodeado de neve ou do verde da Serra da Estrela, este aldeamento de montanha dispõe de uma deslumbrante vista sobre o planalto serrano.









Linhares da Beira





Linhares, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, é um autêntico museu ao ar livre. Com um passado rico bem guardado até aos nossos dias, cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam histórias fantásticas, e revelam a importância que esta aldeia teve no passado.

Situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, à altitude de 180 metros, esta vila de fundação medieval oferece ao visitante magníficas paisagens montanhosas, típicas da Beira, de ar puro, e águas frescas e puras, cultura, artes medievais e renascentistas. Linhares orgulha-se do seu imponente e poderoso castelo de arquitectura essencialmente militar, mas também românico e gótico. O castelo ocupa um cabeço rodeado por penedos graníticos escarpados, com excepção da encosta onde se situa a povoação.

Visigodos e mais tarde Muçulmanos apossaram-se do lugar. Sabiam que daqui podiam vigiar todo o horizonte em redor. Linhares passou a ser portuguesa ao tempo de D. Afonso Henriques, que lhe deu o primeiro foral em 1169. Mesmo assim, numa noite de lua nova do ano de 1189, tropas de Leão e Castela invadiram a região, preparando-se para assaltar o castelo de Celorico. Linhares acorreu em sua defesa e o exército inimigo, vendo-se cercado na retaguarda, abalou a fugir.

No seu passeio pela aldeia vai descobrir gravadas nas armas da povoação um crescente e cinco estrelas, a lembrar essa longínqua noite de lua nova.

Encontram-se numa pequena tribuna de pedra, exemplar único de fórum medieval donde se anunciavam à população as decisões comunitárias. Não deixe de entrar na igreja matriz, de raiz românica.

Lá dentro estão três valiosas tábuas atribuídas ao grande Mestre português Vasco Fernandes (Grão Vasco).  O relevo e clima desta região reúnem as condições ideais para fazer desta aldeia histórica o sítio ideal para o grande Open do Parapente, que acontece todos os anos em Agosto. 

Hoje conhecida como Capital do Parapente, Linhares da Beira é uma antiga vila medieval já habitada desde a época dos romanos. Como marcas desses tempos existem várias sepulturas, um trecho da calçada romana e parte do edifício actualmente chamado Fórum de Linhares. 



Esta é a única Estância de Ski de Portugal fica na Serra da Estrela





A estância encerra mais uma época e vem por este meio agradecer a todos os clientes e amigos que nos visitaram e desfrutaram das nossas pistas. Já iniciámos a preparação da próxima época 2019-2020 e publicaremos informações ao longo destes meses. Uma delas será já esta semana! Um muito obrigado a todos e mantenham-se atentos

 





Este é maior vale glaciar da Europa é sem a menor dúvida uma das coisas mais belas de Portugal





Vale Glaciar de Manteigas tem 13 quilómetros de extensão o maior vale glaciar da Europa e pode ser visto na Serra da Estrela. Formado durante a última glaciação, há milhares de anos, é um exemplo de como estes fenómenos modelaram a natureza, originando paisagens únicas.



O Vale Glaciar do Zêzere com 13kms de extensão, um dos maiores da Europa, maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, há milhares de anos.







 

Na era quaternária ocorreram transformações profundas na superfície terrestre causadas por grandes mudanças climáticas, com temperaturas a oscilarem entre um frio muito intenso e valores mais moderados. Durante as glaciações, as regiões mais altas do planeta ficavam cobertas por espessas camadas de gelo que derretiam nos períodos interglaciares.

 

Foi na última glaciação que uma imensa língua de gelo deu origem ao Vale Glaciar do Zêzere, uma zona extensa que atravessava o local onde hoje está a vila de Manteigas e que chegou a ter 300 metros de espessura. A força do gelo conseguia arrastar gigantes blocos  graníticos, que hoje repousam nas encostas íngremes.

 

É sobre esta paisagem formada pela glaciação de Würm, em pleno coração da Serra da Estrela, que Victor Cavaleiro, professor da Universidade da Beira Interior, fala neste vídeo



Esta imagem surpreendente na Serra da Estrela que está a correr as redes sociais





Há uma imagem surpreendente na Serra da Estrela que está a correr as redes sociais. Um túnel criado na barragem de Covão dos Conchos parece um poço sem fundo, mas é afinal um sistema de escoamento de aguas.

 

Veja o interior do famoso funil da barragem do Covão dos Conchos, o segredo escondido da Serra da Estrela onde se encontra um poço que cria a ilusão que a barragem está furada, é feito de betão e de granito, tem 4,6m de altura, 48 metros de coroamento foi construído em 1955 e serve para encaminhar as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida. O túnel tem 1.519 metros de comprimento e é capaz de atingir os 120 mil metros cúbicos.







 



Serra da estrela tem uma das lagoas mais bonitas de Portugal Lagoa Comprida





A Barragem da Lagoa Comprida concentra a água fria e cristalina do degelo da neve na Serra da Estrela (Recebe a água do Funil do Covão dos Conchos, pode ser visualizada a saída de água do lado esquerdo da imagem aos 5:05m do filme).

 

A barragem da lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. É a maior das lagoas do maciço superior e o seu potencial hidroelétrico elevado levou à construção da barragem em 1911, sendo uma das primeiras obras de engenharia desta natureza levadas a cabo em Portugal.

 

Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo.

 

 





Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal