Divulgou o rating anual e parece que quem ganha é o interior. Há cinco concelhos alentejanos a liderar a lista. O Portugal City Brand Ranking é organizado anualmente e analisa o país de norte a sul, incluindo as ilhas. O objetivo é dar visibilidade às diversas regiões e expor o potencial de cada uma, seja para os cidadãos nacionais ou para o mercado internacional. Atualmente, o interesse turístico é crescente, mas há também cada vez mais pessoas interessadas em refazerem a vida em solo português. O estudo completo divide-se em três grandes grupos: negócios, visitar e viver. Ou seja, destina-se para investidores, turistas e futuros moradores.
Está pensando em partir para além mar, mas ainda não decidiu aonde vai se estabelecer? Esse ranking pode ajudar a decidir. Confira abaixo quais são as 25 melhores cidades para se viver em Portugal, de acordo com a versão do estudo organizada este ano.
1º Lisboa
2º Porto
3º Cascais
5º Coimbra
6º Sintra
7º Funchal
8º Faro
9º Vila Nova de Gaia
10º Setúbal
11º Almada
12º Aveiro
13º Matosinhos
14º Guimarães
15º Oeiras
16º Albufeira
17º Portimão
18º Leiria
19º Viseu
20º Évora
O rating de qualidade de vida é composto por 13 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Foram considerados, entre outros, a amplitude térmica, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade, equipamentos de saúde e cultura per capita no conjunto dos 308 concelhos de Portugal.