Quando a aldeia mais alta de Portugal acorda cheia de neve

Quando a aldeia mais alta de Portugal acorda cheia de neve

Chamam-lhe a aldeia mais alta de Portugal. Não é certo que o seja (o título é disputado por outras localidades igualmente situadas a cerca de 1100 metros de altitude), mas isso não é motivo para baixar as expectativas. O Sabugueiro, como a planta homónima, faz bem à saúde (ou melhor, a corpo e mente) de quem o visita.

A povoação do concelho de Seia, com origens num aglomerado de cabanas de pastores (e digna de registo oficial desde o século XIII), é das mais fiéis embaixadoras do modo de vida serrano. Ponto de paragem frequente para quem sobe ao topo da Serra da Estrela, o Sabugueiro recebe os visitantes com os melhores saberes e sabores da região.

O palato é tentado por queijos, mel, enchidos e carnes de cabrito, borrego, frango, tradicionalmente assadas em caçoilas de barro preto. O corpo é aquecido por casacos, capotes, mantas e outros agasalhos de burel. E os fiéis cães da Serra da Estrela, ali nascidos e criados, completam um cenário acolhedor, pintado no casario de granito que se estende para lá do largo da Igreja, da fonte do Ferreiro e do forno comunitário.

Para completar uma visita tão revitalizante como a planta do sabugueiro (que dizem curar qualquer resfriado) há que revigorar a mente com o património da natureza em redor e que tão bem se harmoniza com a intervenção do homem.

Exemplo disso é o Aproveitamento Hidroelétrico da Serra da Estrela, com destaque para as centrais alimentadas pelas águas das albufeiras do Lagoacho, do Vale do Rossim, do Covão do Meio e da Lagoa Comprida. Mas não podemos deixar de referir o Covão dos Conchos e o seu popular funil, como é conhecido, e que agora corre o mundo, pelas extraordinárias imagens que proporciona. Esta estrutura nada mais é que uma obra notável de engenharia que permite o transvase da água, deste espelho de água, para a lagoa Comprida.

 

 

 

 

 

 

 

 

A montante da aldeia e com uma vista privilegiada para o casario, encontra-se uma das mais altas cascatas naturais da serra da Estrela, a Cascata Fervença que conflui com a ribeira do covão do Urso originando o rio Alva. É esta ribeira que alimenta a praia fluvial do Sabugueiro, um local que convida a belos mergulhos numa fuga de verão.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Braga

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Braga

Citnia de Briteiros na freguesia de Salvador de Briteiros GuimaresA citânia de Briteiros é um sí­tio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães (a cerca de 15km de distância a Noroeste desta cidade). F...
Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Portalegre

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Portalegre

Castelo de PortalegreO Castelo de Portalegre localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Portalegre, Portugal. Em posição dominante sobre a povoação, destaca-se pelo contraste entre a cor escura das suas muralhas e o branco da cal das casas em redor. Sua primitiva função era a defesa da rai...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Grândola

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Grândola

Praia Atlntica TriaPraia da Atlântica é uma praia situada na urbanização turí­stica e residencial Soltróia em Portugal. Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na ur...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Monumentos Viseu

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Monumentos Viseu

Mosteiro de Santa Maria de Maceira Do em MangualdeO Real Mosteiro de Santa Maria localiza-se na povoação de Vila Garcia, freguesia de Fornos de Maceira Dão, municí­pio de Mangualde, no Distrito de Viseu, em Portugal. Anterior à fundação de Portugal, o Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira D&a...