As 10 melhores vilas de natal de Portugal 1º fica a 30 minutos do Porto

As 10 melhores vilas de natal de Portugal 1º fica a 30 minutos do Porto

As melhores vilas de natal aldeias ou mercados de natal de Portugal, as vilas de natal são réplicas da cidade do Papai natal. Elas estão espalhadas de norte ao sul do país e valem a visita, não só para as crianças, mas para família inteira. 




Perlim Santa Maria da Feira

 

Quem tá de olho na agenda cultural do Maracujá Roxo, já viu essa dica lá no nosso Instagram. Esse é o maior parque temático de natal de Portugal! Já são mais de 10 anos animando a quinta do Castelo de Santa Maria da Feira (Sim, o mesmo lugar que rola a tradicional Feira Medieval)

 

O parque tem esse nome em homenagem aos seus ilustrem moradores: os duendes gêmeos Perlim e Pim Pim. Além deles, diversos personagens fazem a festa para animar a família inteira, incluindo o pai nataç, claro! Os visitantes ainda podem conferir o teatro e diversos espetáculos, comer várias comidinhas gostosas, andar de trenzinho e assistir a queima de fogos no fim do dia.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Perlim (@perlimportugal)

 

Óbidos Vila Natal  Óbidos

 

O tema da festa esse ano é uma viagem à Lua, onde, segundo o evento, mora o imaginário e os sonhos das crianças. Tem tudo a ver com esse clima do natal que falávamos lá no início, não acham? Nada como o natal para trazer de volta toda a pureza da infância que existe dentro de nós!

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Óbidos Vila Natal (@obidosvilanatal)

 

 

As atrações do parque são com temática espacial (a criançada adora, né?). Entre elas estão o carrossel, um parque de neve artificial, um labirinto, a casa do pai natal e muito mais. Assim como no Porto Christmas Village, alguns passatempos são pagos à parte, como a roda gigante.

 

 

Porto Christmas Serralves

 

 

Parque de Serralves volta a receber o Mercado de Natal associado a produtos gourmet, alimentos biológicos e sazonais, além da habitual oferta de presentes criativos e sustentáveis. Nesta edição, vão estar mais de duas dezenas de expositores, alinhados no largo da Colher de Jardineiro, junto ao portão da Avenida Marechal Gomes da Costa, por onde se fará a entrada. Haverá ainda uma seleção das últimas novidades do design e um lugar para os Amigos de Serralves com algumas surpresas. Os visitantes poderão fazer duas oficinas, de participação gratuita: Doces de Natal vegan (sáb 11h-18h) e Natal natural (dom 11h-18h), bem como um workshop Light Painting com Filipe Braga (sáb 17h30, €20, inscrição prévia). 




Aldeia Natal de Cabeça  Seia

 

Entre 18 de Dezembro e 2 de janeiro de 2022, a pequena Aldeia de Montanha da Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a Aldeia de Natal mais ecológica do país. 




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Guida Gomes (@guida1955)




Depois ter sido obrigada, por conta da pandemia, a uma edição exclusivamente digital, a Cabeça, Aldeia Natal regressa em 2021 ao seu formato tradicional. Nesta Festa, que já vai na sua 9.ª edição, mantém-se o conceito original: toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia! Afinal, o Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira.

 

Aldeia dos Sonhos Loulé

Mais uma cidade que, desde 2014, vem montando a sua vila de natal para a festa de toda família, sendo uma das principais aldeias do Sul de Portugal. Este ano terá um novo pólo de animação, com uma Praça Natal, na zona da Quarteira. Contará ainda com a presença de personagens natalinos, um carrossel, casinhas de madeira e, aquele que não pode ficar de fora, o pai natal

 

 

Quando? De 06 de Dezembro de 2020 à 30 de Dezembro de 2021
Quanto? Entrada livre




Águeda natal




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Thiago Freitas (@thiagolsfreitas)




Apesar dos 15 graus, às 18:00 de um sábado de outono, havendo decorações natalícias iluminadas, não podia faltar a neve.

Este ano, a autarquia investiu 300 mil euros na iluminação de Natal, a pensar no retorno.

O comércio colabora. Estende horários à semana e abre todo o dia aos sábados e domingos.

Tradição é voltar a ter o Pai Natal gigante: 250 mil luzes, 21 metros de altura, sentado, para ficar bem na fotografia.

Nacionais e estrangeiros, Águeda espera receber milhares de visitantes nas próximas semanas.

Todos os dias as luzes vão ligar-se às 17:00 e acompanham animações de rua, espetáculos musicais, eventos culturais e exposições que ficam até 9 de janeiro.

 

 




Braga natal




De 1 a Dezembro a 9 de Janeiro, a magia e o espírito de Natal voltam a invadir as ruas de Braga, proporcionando aos Bracarenses e visitantes da Cidade o melhor das suas tradições natalícias. Pelas muitas iniciativas eclécticas programadas para todas as idades e pelo ambiente único que se vive nas ruas da Cidade, esta é uma época em que vale a pena apreciar o muito que Braga tem para oferecer.




Wonderland Lisboa

 

 

O Parque Eduardo VII serve como palco para esse mercado de natal. Vão encontrar a aldeia do pai natal (podendo até vistar a casa do bom velhinho), pista de gelo ecológica, carrossel, trenzinho, roda gigante e mais um monte de coisas. Sabe qual é a melhor parte? 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Anup Kumar (@reznord)

 


Quando? De 30 de Novembro de 2020 à 05 de Janeiro de 2021
Quanto?
 Entrada livre







Leiria Cidade Natal Leiria

 

Cidade Natal esse ano promete! Além da tradicional casa do pai natal, pista de gelo, recreio dos duendes, espetáculos de teatro e dança, a atração principal desse ano é uma bola multimédia com 12 metros de altura! O evento promete dois shows diários com luzes, cores e sons nessa esfera luminosa. Confesso que fiquei curiosa nessa daí. Se for, faz um story no Instagram e marca o @maracujaroxo para a gente poder ver e compartilhar.

 

 

O evento acontece na cidade, então não se paga ingresso. Porém em algumas atrações cobra-se bilhetes, como a pista de carros elétricos (2,00 €). Mas tem diversão de sobra sem precisar gastar. Ah! No dia 15 de dezembro vai rolar o desfile dos personagens natalinos, com a presença do Pai natal


Quando? De 29 de Novembro de 2020 à 05 de Janeiro de 2021




Panela Presépio Panela

De 8 de dezembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022, o concelho de Penela promete brincadeira, animação, cor, música e alegria em mais uma edição do Penela Presépio. Com o desenho de novos espaços temáticos, nos quais a magia de Natal aquece os corações de todos, vai ser possível desfrutar de bons momentos, sempre tendo em conta as recomendações da Direção Geral de Saúde. 

 

 

O Presépio Animado, o Presépio Tradicional do Espinhal, a animação infantil, o Mercadinho de Natal, a Exposição de Presépios na Igreja de Santa Eufémia, em Penela, e na Igreja de São Sebastião, no Espinhal são algumas das iniciativas que justificam a visita a Penela










O que visitar e conhecer em Portugal

As 7 melhores coisas para fazer e visitar no Porto

As 7 melhores coisas para fazer e visitar no Porto

S do Porto visita obrigatria A Sé / Catedral da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal.  Esta construção de estilo românico começou no século XII. Várias mudanç...
As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Beja

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Beja

Museu Municipal de Aljustrel O Museu Municipal de Aljustrel, depositário de grande parte do espólio arqueológico e etnográfico recolhido no concelho, convida-o a realizar uma viagem no tempo, através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos at...
Os 9 melhores locais para visitar em Santarém

Os 9 melhores locais para visitar em Santarém

Igreja de So Joo Batista (Tomar)A Igreja de São João Batista situa-se na Praça da República em Tomar. A igreja de finais do século XV tem um portal manuelino rematado por um coruchéu octogonal. Situada no centro da cidade de Tomar, a Igreja de São João Baptista foi primitivamente constru&ia...
Os 9 melhores lugares para visitar no Porto

Os 9 melhores lugares para visitar no Porto

Igreja de Santa Clara (Porto)A Igreja de Santa Claraé um templo católico localizado na freguesia da Sé, na cidade do Porto, em Portugal. No seu interior podemos encontrar um dos melhores exemplares da arte da talha dourada do Barroco Joanino.  Edifício de origem gótica, cujo interior foi revestido a talha do...