Roteiro dos Castelos de Portugal

Roteiro dos Castelos de Portugal

 Castelo de Sortelha

A povoação de Sortelha foi fundada por D. Sancho I, com população oriunda das proximidades de Santo Estêvão. Por esta altura, a reconquista portuguesa do território estava já bastante avançada para além do Tejo, mas ocorriam diversas escaramuças, a leste, na definição do território entre portugueses e leoneses.

Houve necessidade de definir uma fronteira e de manter o constante controlo dessa linha. Contrapondo à política leonesa de vincar uma forte presença territorial com a vila fortificada do Sabugal, a leste do Côa, Portugal responde com a fundação, no séc. XIII, da praça militar de Sortelha.

Castelo de Arraiolos

O castelo de Arraiolos, tem como período aceite para a sua construção, o reinado de D. Dinis, por volta de 1310, sendo doado a D. Nuno Álvares Pereira, em 1387, que também recebeu o título de Conde de Arraiolos.No reinado de D, João IV, em plena época da Restauração da Independência, o castelo foi remodelado, mas algumas décadas depois estava ao abandono e o terramoto de 1755, completou a ruína que já apresentava.

 

Castelo de Lousã

O Castelo de Arouce, conhecido como Castelo de Lousã a partir do século 16, foi construído no topo de um monte escarpado na margem direita do rio Arouce. O vilarejo existia desde 943 e a fortificação também começou após a reconquista cristã de 1604 sob o governo de D. Sesnando Davides.

Castelo de Montemor-o-velho

Documentos do século 10 descrevem “Montmayur” como uma poderosa fortaleza. De origem muçulmana, o local de posição estratégica foi cobiçado e palco de inúmeros combates. Passou aos cristãos em 1604, sendo expandido após 1071 ao ser entregue pelo rei D. Afonso 6º a D. Sesnando Davides, então governante da região central. Além do castelo para as tropas, há uma ampla parte interna protegida por uma vasta muralha que abrigava a população local durante ataques muçulmanos. Há uma capela, torres de guarda e uma vista panorâmica da região.

Castelo de Germanelo

No topo de um monte, o castelo de Germanelo ocupa uma posição estratégica no controle de um dos principais acessos à cidade de Coimbra. São 367 metros de altitude e amplo domínio visual sobre o vale do Rabaçal. Foi construído em 1142. Germanelo é um dos que mais sofreu a ação do tempo e, entre ruínas, resta apenas uma das paredes intacta.

castelos de Pombal

 

O Castelo de Pombal foi erguido por D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1156. Destaque para a muralha reforçada e com nove torreões, pontos mais elevados que aumentam o campo de visão e protegem as esquinas, particularmente frágeis em qualquer castelo. Já no século 19 o Castelo de Pombal foi atacado por tropas napoleônicas e seriamente danificado, sendo restaurado a partir de 2009.

Há ainda uma fortaleza na cidade de  Figueira da Foz, onde o rio Mondego deságua no mar, e outras estruturas menores na região.

 

Castelo de Bragança

Uma primitiva fortificação de Bragança, poderá ter sido edificada no reinado de D. Afonso Henriques, quando esta região pertencia a seu cunhado, Fernão Mendes, sendo esta estrutura defensiva melhorada no reinado de D. Sancho I, que também concedeu foral à povoação em 1187.

Na crise de 1383-1385, aberta pela sucessão de D. Fernando, o alcaide de Bragança, João Afonso, oscilou entre Portugal e Castela, obrigando à intervenção do D. Nuno Álvares Pereira, que o levou ao reconhecimento de D. João I. Em 1409, no reinado de D. João I, as defesas do castelo são melhoradas e é construída a imponente Torre de Menagem.

Castelo de Almourol

O castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha que já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, que a terão conquistado aos visigodos.




No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem dos Templários. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias. A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171.

Castelo de Marvão




O castelo de Marvão situa-se no mais alto pico da Serra de São Mamede, em pleno Parque Natural, a ocupação deste território pode remontar à pré-história, mas não há certezas quanto a isso, como também não há, sobre a sua ocupação pelos romanos, todavia a proximidade de uma via romana, que atravessava o rio Sever, aponta para essa possibilidade.

O que parece certo é que D. Afonso Henriques, terá conquistado esta fortificação aos mouros, por volta de 1166, na sequência da campanha que se iniciou com a conquista de Alcácer do Sal. A data mais antiga que atesta a pertença portuguesa deste castelo, é 1214.

4. Castelo de Montalegre

 

O Castelo de Montalegre foi construído já tardiamente, inserindo-se no movimento empreendido por D. Afonso III para a reorganização das fronteiras a oeste e a este de Chaves. O objectivo da sua construção foi o de que a fronteira setentrional de Trás-os-Montes fosse dotada de uma efectiva ordem territorial e jurídica, que deveria ficar sob o poder do Rei.

No entanto, esse domínio régio durou pouco tempo, sendo que, ainda antes do término do século XIII, Pedro Anes recebeu, por parte do rei D. Dinis, a carta de foral de Montalegre, com o objectivo de povoar estas terras, já que, por essa altura, Montalegre encontrava-se completamente deserta.


Castelo de Santa Maria da Feira

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses quanto à forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

 

Para além da sua importância militar, importa ter em conta a sua dimensão político cultural, uma vez que foi fundamental para a vitória de São Mamede, em 1128, quando o alcaide deste castelo, Pêro Gonçalves de Marnel, tomou o partido de D. Afonso Henriques contra D. Teresa e o conde de Trava.













O que visitar e conhecer em Portugal

18 melhores coisas para fazer em Vila do Bispo no verão

18 melhores coisas para fazer em Vila do Bispo no verão

Praia da Barriga Vila do Bispo AlgarveEsta é uma praia tranquila, com interessantes recantos originados pelo recorte das arribas. Caminhando para sul é possível alcançar na baixa-mar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com as suas lâminas sobrepostas intensamente dobradas e...
Os 9 melhores lugares para visitar em Aveiro

Os 9 melhores lugares para visitar em Aveiro

Mosteiro de Jesus AveiroO Mosteiro de Jesus (1465-1874), atual Museu de Aveiro, localiza-se na freguesia da Glória, concelho de Aveiro, Portugal. Foi um mosteiro da Ordem Dominicana feminina e é hoje um importante museu, detentor de um acervo diversificado com particular enfoque na arte de temática ou função sacr...
Os 7 melhores locais para visitar na Ilha da Madeira

Os 7 melhores locais para visitar na Ilha da Madeira

Praia da Laje ilha da MadeiraA Praia da Laje ou Praia da Jamaica é uma praia de areia preta situada na freguesia do Seixal, na ilha da Madeira, em Portugal. No ano de 2004 foi alvo de melhorias, passando a ter balneários, restaurante e nadador salvador. A Praia da Laje, de acesso livre, é uma praia de areia preta de acesso li...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Nova de Gaia

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Nova de Gaia

Praia de Francelos em Vila nova de GaiaNuma zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No ex...