Vila medieval Alentejana é uma pérola praticamente desconhecida
Terena fica na bela região do Alentejo e é uma freguesia do concelho do Alandroal. É também conhecida como São Pedro de Terena ou, simplesmente, São Pedro. A sua história é reveladora da sua longevidade.
A sua origem remonta à época romana ou cartaginesa e foi aí que surgiram as primeiras pessoas a fixar-se neste local. Existem pela região alguns vestígios megalíticos de tempos pré-históricos, como por exemplo as xistosas Antas do Lucas
O Castelo de Terena, no Alentejo, localiza-se em na povoação e freguesia de mesmo nome, Concelho de Alandroal, Distrito de Évora, em Portugal.
Ver esta publicação no Instagram
Em posição dominante no alto de um monte, integrou a linha de defesa do rio Guadiana, juntamente com os castelos de Juromenha, Alandroal, Monsaraz e Mourão.
Ver esta publicação no Instagram
As ruas de Terena estendem-se tranquilas por entre uma paisagem que evoca muito do Alentejo plasmado na literatura ou os guias de viagem. A serenidade de cada recanto, o casario alvo de faixas coloridas e o domínio de um castelo altaneiro, fazem desta pequena freguesia um regalo para todos os que a visitam.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Para lá do castelo, o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, a Igreja Matriz de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo António, as Ermidas de São Sebastião ou as ruínas da Ermida de Santa Clara, são pontos de visita obrigatórios.
Ver esta publicação no Instagram
Isto para além o pelourinho da freguesia, a Torre do Relógio, a s ruínas romanas do povoado de Endovélico ou as ruínas do castro de Castelo Velho