Rua Cor de Rosa é uma das 12 ruas europeias favoritas do The New York Times

Rua Cor de Rosa é uma das 12 ruas europeias favoritas do The New York Times

Enfeite-se com plumas e brilhos e programe uma saída até tarde entre amigos nos bares, restaurantes e discotecas no novo epicentro da noite lisboeta, o Cais do Sodré. Flamingos dançam à chuva, flores crescem ao som de uma música feliz, ouvem-se conversas animadas e gargalhadas sonoras de boca cheia entre pessoas que se divertem. A Rua Cor de Rosa foi pintada de fresco, pronta para a festa, venha ver. 




A Rua Nova do Carvalho foi eleita uma das 12 ruas favoritas do velho continente pelo New York Times. Fazem-lhe companhia artérias em Paris, Milão ou Londres. Longe vão os tempos em que a cor dominante era dada pelo ambiente “luz vermelha”. A cor agora é outra. A “revolução” dos dias e noites do Cais do Sodré, iniciada em 2011, transformou a zona e o seu epicentro, a Rua Nova do Carvalho, volta agora a assumir o cor-de-rosa como mote.







A Rua-Cor-Rosa, originalmente chamada de Rua Nova do Carvalho, é uma rua pedonal do Cais do Sodré que nasceu de um projeto de intervenção urbana que ocorreu em 2013. Depois deste, o pavimento entre as esplanadas, bares e discotecas foi pintado de rosa. A rua já tinha sido pintada noutra ocasião, mas desta feita o projeto tornou-se permanente. A partir de 5 de Setembro, a Rua Nova do Carvalho transformou-se na Rua Cor-de-Rosa.
 
Este projeto de intervenção urbana, assinado pelo atelier do arquiteto José Adrião, envolveu a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Cais do Sodré, com a parceria da marca de vodka Absolut. Além da pintura, esta rua também passou a usufruir de uma série de estruturas estilo mupis que criam uma “galeria de arte ao ar livre”, chamada Absolut Pink Gallery.
 
Esta rua é hoje o centro da noite lisboeta. Entre os espaços que se destacam contam-se o bar da Velha Senhora, o Povo, o Sol e Pesca e os bares-discoteca Roterdão, Bar do Cais, MusicBox, Europa, Jamaica, Tokyo e clássicos como o Viking ou o Liverpool. Na Rua Cor-de-Rosa também encontra os restaurantes Rosinha e o Rio Grande, assim como a famosa Pensão do Amor, que junta as valências de loja, espaço criativo e bar.


 
O New York Times colocou a Rua Cor-de-Rosa na lista das suas doze ruas preferidas na Europa. Esta é uma rua que convida lisboetas e turistas a ficar, permanecendo até de madrugada a beber na rua ou a dançar numa das discotecas. O jornal dá destaque à loja Sol e pesca, aos gins servidos no bar Lateral e às tapas do restaurante Povo. O que antes era um trilho à beira-rio frequentado por marinheiros e prostitutas, é hoje uma das ruas mais na moda da cidade.







O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

Museu Municipal Santos RochaO Museu Municipal Santos Rocha está localizado na cidade portuguesa da Figueira da Foz. Situado em pleno coração da cidade, junto ao Parque das Abadias, é vizinho do Centro de Artes e Espectáculos.   Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal...
Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Faro

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Faro

Castelo de Castro MarimAs populações que habitavam o espaço português conheceram, desde tempos muito remotos, a necessidade de se munirem de estruturas defensivas. Está a vila de Castro Marim edificada sobre um monte do Castelo, umas das mais significativas invocações que a Idade Média introdu...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Igreja Matriz de Freixo de Espada CintaA Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta ou Igreja de São Miguel é um templo no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco. É uma igreja salão de arquitetura manuelina. Igreja quinhentista de ...
O que fazer em Beja os 18 melhores pontos turisticos

O que fazer em Beja os 18 melhores pontos turisticos

Centro Cincia Viva de EstremozO Centro Ciência Viva de Estremoz localiza-se na cidade de Estremoz, no Alentejo, em Portugal. Instalado no antigo Convento das Maltezas, constitui-se num espaço de cariz museológico, integrante da rede de Centros Ciência Viva. Este espaço privilegia a interactividade entre os visita...