Este Vale no Alentejo é uma pérola quase desconhecida

Este Vale no Alentejo é uma pérola quase desconhecida

Com o tempo a perder-se pelas planícies alentejanas, nada como um passeio que lhe vai despertar os sentidos. O Vale do Guadiana é uma zona ainda em estado muito selvagem, atravessando parte significativa dos concelhos de Mértola e Serpa.

É uma das mais importantes zonas protegidas do país. Com uma extensão de cerca de 70 mil hectares, é o habitat de dezenas de espécies animais, incluindo o raro trevo de quatro-folhas-peludo. 

Encarceradas nesta zona protegida estão planícies a perder de vista, mas também alguns dos pontos naturais mais importantes do sul do país, como a queda de água do Pulo do Lobo. Por trilhos ou de carro, o Vale do Guadiana sem dúvida merece uma visita. 

A área protegida margina o Guadiana desde a zona do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão. O ponto mais elevado do parque natural (370 m) situa-se nas elevações quartzíticas das serras de Alcaria e São Barão.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Nelson (@p.nelson4)

 

A bacia hidrográfica do Guadiana é a mais importante em Portugal para a conservação de peixes de águas interiores, representados por 11 espécies de peixes nativos e residentes, sendo a maior parte endemismos ibéricos. Destacam-se o saramugo (Anaecypris hispanica), da boga-do-guadiana (Pseudochondrostoma willkommii), do barbo-de-cabeça-pequena (Luciobarbus microcephalus) e do caboz-de-água-doce (Salaria fluviatilis), que apenas ocorrem nesta bacia hidrográfica em Portugal.

 

 

Este é também um importante local de reprodução ou crescimento para 4 espécies de peixes migradores, nomeadamente a lampreia (Petromyzon marinus) o sável (Alosa alosa), a savelha (A. fallax) e a enguia-europeia (Anguilla anguilla).

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Agnès Dias (@wheremyfeettakemyheart)

 

O coberto vegetal é dominado por montados de azinho, com presença modesta do sobreiro, extensas áreas de esteval e de culturas de sequeiro, mostrando estarmos em pleno Alentejo.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por marimerpa (@marimerpa)

 

No domínio da avifauna destacam-se as aves de presa e um importante cortejo de passeriformes (vulgo pássaros). Em Mértola, ocorre a última colónia urbana e uma das mais importantes a nível nacional, de uma espécie bastante rara e ameaçada – o francelho ou peneireiro-das-torres (Falco naumanni).

 

 

Situada no alto de um esporão rochoso assinalando o termo de navegabilidade do Guadiana, Mértola domina a envolvente e guarda inúmeros testemunhos de épocas anteriores - árabes, romanos, medievos

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Praia do Pinhal em Vila Ch Vila do CondeUma acolhedora extensão de areia, que reúne todas as condições para passar um dia agradável de Verão.A Praia do Pinhal possui como apoios de praia, os tipicos toldos de lonas coloridas, balneários e duches. Praia antecedida por areais cobertos por alguma vege...
Dicas de 10 lugares grátis para visitar em Coimbra

Dicas de 10 lugares grátis para visitar em Coimbra

S Velha de CoimbraA Sé Velha de Coimbra localiza-se na freguesia da Almedina (Coimbra), na cidade e concelho de Coimbra, distrito de mesmo nome, em Portugal. A construção da Sé Velha teve início no século XII, sob a orientação do Mestre Roberto que dirigia na mesma época a obra da...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Igreja do Menino Deus LisboaA Igreja do Menino Deus é uma igreja localizada em Alfama junto ao Castelo de São Jorge, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, da invocação do Menino Deus. Trata-se de uma peça importante do barroco olisiponense que resistiu ao terramoto de 1755. Esta classificada como Monument...
10 locais grátis para visitar em Almada

10 locais grátis para visitar em Almada

Praia do Rei Costa da CaparicaA Praia do Rei apresenta um areal extenso e amplo. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Acácias Sul.O sistema dunar é de grandes dimensões e está protegido por passadiços de madeira. A Praia do Rei, situada na famosa Costa da Caparica, é conheci...