Praia dos Sargentos Praia da Vitria, ilha Terceira, Aores





A Praia dos Sargentos é uma praia portuguesa localizada na freguesia da Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores.

Prainha, Praia Grande e Praia dos Sargentos são os três areais que formam a zona balnear da Baía da Praia, localizada na baía de Praia da Vitória. O areal é extenso e existem diversos serviços de apoio. É muito procurada nos meses de verão e não só pelo sol e pelas águas tépidas. Para além de diversos hotéis, restaurantes e bares, aqui decorrem (este ano até dia 8 de agosto), as famosas Festas da Praia, que incluem touradas, exposições, desfiles, feira gastronómica, concertos e eventos desportivos náuticos.

Foto http://osrikinhus.blogspot.com/2011/08/baia-da-praia-da-vitoria.html

Apresenta-se como uma praia de areia fina localizada junto à Praia Grande, próxima da Base Aérea n.º 4, a unidade militar portuguesa onde se encontram instaladas as forças aéreas de Portugal e dos Estados Unidos.

Ao longo dos anos esta praia adquiriu este nome visto durante muitos anos ter estado reservada praticamente ao uso dos militares desta base aérea.



Praia das Milcias Ilha de So Miguel Aores





A Praia das Milícias é também conhecida como Praia Grande, por ser de facto a principal praia da Ilha de São Miguel. Situada a apenas quatro quilómetros de Ponta Delgada, esta praia como as restantes da ilha possui areia escura de origem vulcânica e boas infraestruturas de apoio.

Conhecida como Praia da Milicias ou Praia Grande, esta é uma das praias mais famosas devido à sua feição vulcânica, ao seu areal escuro, típico da Ilha, a toda a envolvente cuidada, onde o mar é relativamente calmo e aprazível, contando com bons acessos.



Praia do Negrito Ilha de So Miguel Aores





Caracteriza-se por ser tipo 1 e ter a morfologia rochosa. Localiza-se na freguesia de São Mateus e está situada ao lado de um pequeno forte.



Praia do Ilhu de Vila Franca





Pequeno paraíso dentro de um maior que é a ilha de São Miguel, o Ilhéu de Vila Franca do Campo proporciona um dia intenso a quem o visitar.Situado em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, este local é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso, considerando uma das principais atrações turísticos da ilha de São Miguel, especialmente desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos. Classificado como Reserva Natural, tem as paredes da sua cratera revestidas por uma vegetação endémica, enquanto no seu interior existe uma piscina natural com uma forma quase perfeitamente circular, que comunica com o mar por uma estreita passagem. Esta abertura é designada por Boquete e está voltada a Norte, isto é na direção da costa da ilha, o que impede a entrada da agitação marítima para o interior. As suas águas cristalinas e a pequena, mas encantadora praia, são excelentes para a prática de natação e mergulho. Atualmente, os bordos da cratera compreendem dois ilhéus, o ilhéu Pequenino situado na costa nordeste e o Ilhéu Grande que constitui a maior estrutura emergente. Blocos de rocha basáltica dominam as zonas mais influenciadas pela ação da ondulação, tais como o canal de entrada e as várias fissuras através das quais a água sai da cratera, localmente conhecidas por golas.A sul do Ilhéu erguem-se dois rochedos vulcânicos, curiosamente corroídos pelo mar e ventos, que servem de abrigo às muitas aves marinhas que visitam o ilhéu, tais como cagarros, garajaus entre outros.Nos meses de junho a setembro, desde o cais de Tagarete, existe um serviço regular de barco que liga Vila Franca do Campo e o ilhéu. Após uma pequena e agradável viagem pelas límpidas águas do Oceano Atlântico desembarcamos nesta pequena ilha, onde rapidamente percebemos o quão pequeninos somos perante aquilo que a mãe natureza nos dá. É realmente um daqueles locais que apenas vendo com os próprios olhos podemos ter noção do quão fantástico é...

Constitui-se numa pequena ilhota vulcânica, distante cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, e 1200 metros do cais do Tagarete, no centro da vila. Deste porto existem ligações regulares com o ilhéu durante a época balnear.

Durante séculos foi apontado como sendo o local ideal para a construção de um porto de abrigo, tendo-se, em vários momentos, procedido a estudos e projetos para esse fim, o último dos quais por volta do ano de 1840. A ideia apenas foi definitivamente abandonada com a construção do porto de Ponta Delgada

De paragem obrigatória em Vila Franca é sem dúvida o seu grandioso Ilhéu. Um pequeno paraíso formado por uma cratera de um antigo vulcão submerso e que proporciona uma intensa experiência a quem o visita. Classificado como reserva natural, o Ilhéu, irá deslumbrar pelas suas águas cristalinas, a sua formação geológica única, a imensidão de espécies endémicas que constituem a sua flora, já para não falar da incrível quantidade de espécies que podemos encontrar no mar. De maio a outubro existem viagens regulares que o podem levar a visitar esta magnífica maravilha natural e que o dão a possibilidade de passar umas horas ou até mesmo um dia de sensações fantásticas e de contacto com o que de melhor nos proporciona a natureza. Não esquecer de levar equipamento de snorkeling e máquina fotográfica. Vai querer registar todos os pormenores desta passagem no mais poderoso ilhéu de toda a região!.



Baa do Refugo ilha Terceira





A Baía do Refugo é uma baia Portuguesa localizada na costa sul da ilha Terceira, na freguesia de Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo. Trata-se de uma zona balnear costeira cuja formação geológica teve origem na erupção do vulcão do Algar do Carvão, dado as lavas deste vulcão terem escorrido até ao mar atingindo a costa desde a localidade da Serretinha, freguesia da Feteira até ao Porto Judeu formando toda uma zona de terra queimada caracterizada pelas suas pedras de basalto negro de grandes dimensões misturadas com grandes quantidades de escórias. Ao chegar ao mar esta corrente de lava deu origem a algumas baías destacando-se entre elas a Baía do Refugo que se antigamente foi varadouro piscatório, actualmente é uma zona balnear com piscina natural e dotada de área para jogos.



Praia da Caloura





No lado Sul da Ilha de São Miguel, junto ao porto de pesca artesanal da Caloura, a zona balnear que tomou o seu nome faz as delícias de todos os que pretendem desfrutar da frescura do mar em segurança. Rodeada por uma paisagem deslumbrante, esta pequena enseada possui também uma piscina natural de águas muito límpidas, uma das principais atrações turísticas do concelho de Lagoa.



Cinco Ribeiras Ilha do Aores





Localiza-se na freguesia das Cinco Ribeiras e caracteriza-se por ser tipo 1 e ter a morfologia rochosa.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal