Localizado na freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um local muito agradável, com zonas de sombra e algumas mesas e bancos que pode aproveitar para fazer um piquenique. Para chegar aqui, terá de subir a cumeada do monte de Penamourinha, com uma subida de carro a pedir a primeira e segunda mudanças, através das estreitas estradas de asfalto. Em dias de chuva formam-se nevoeiros que dificultam a visão da paisagem e do horizonte, pelo que deverá ter isso em conta




Diz-se que, em 1805, Nossa Senhora da Lapa surgiu a uma pequena pastorinha. Quando soube do ocorrido, o pai da menina foi ao local. Quando a filha apontou para o local da aparição, lá estava Nossa Senhora novamente. A notícia espalhou-se rapidamente pelas localidades mais próximas, iniciando-se as romarias no primeiro dia do mês de junho desse ano.

A 10 de junho reuniram-se mais de 500 pessoas no local. Dado o enorme influxo de peregrinos, o abade Rodrigues Ramos ordenou a construção de um altar por baixo do bloco de granito onde se tinha dado a aparição. Também ordenou que a área em redor fosse preparada para receber o maior número de peregrinos possível.

 

 

O pequeno templo está numa cavidade sob rochas, encerrado por uma parede de cantaria em granito, que forma uma fachada com desenho simples, onde se destacam os vãos das janelas e portas. Existe também um nicho com uma pequena imagem de Nossa Senhora.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Leonor Capitão (@emelepici)

 

Uma porta em grade dá acesso ao interior, onde se podem ver diversas inscrições gravadas no teto e um quadro com a história do santuário, escrita pelo padre José Maria Machado em 1851.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal