É Portuguesa a livraria mais Antiga do Mundo fica em Lisboa

É Portuguesa a livraria mais Antiga do Mundo fica em Lisboa

A Bertrand do Chiado é a mais antiga livraria do mundo. Quantas histórias guarda a livraria mais antiga do mundo? Ninguém sabe, nem pode saber. Porque são incontáveis as memórias de uma casa com quase 300 anos. Refúgio de escritores, revolucionários e conspiradores, o n.º 73 da rua Garrett está no Guiness Book.

 

A Bertrand Chiado foi considerada pelo Guinness Book, em 2011, a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Tendo surgido em 1732, a loja que hoje está situada na Rua Garrett no Chiado tem diversas salas e alguns poucos cantinhos para que os leitores e visitantes possam estar ali algum tempo a ler.

 

Por ter tanto tempo de funcionamento, a livraria acompanhou diversos pontos marcantes da história além de ter tido o privilégio de receber frequentadores importantes. Enfim, é ponto obrigatório para quem passa pelo Chiado!

 

 

Nas muitas histórias que se contam, de revolucionários utópicos e conspiradores que aqui urdiam os seus planos, uma em especial ainda provoca calafrios: José Fontana, defensor dos trabalhadores e fundador da Associação Fraternidade Operária, que mais tarde dá origem ao Partido Socialista, suicidou-se no interior da livraria onde tinha começado a sua vida profissional.

 

 

A Bertrand, fundada em 1732, nasceu como negócio de uma família francesa. Instalada primeiro na rua Direita do Loreto, em Lisboa, foi destruída pelo terramoto de 1755, mas a marca dos livros sobreviveu. A livraria foi então transferida para perto da Capela da Nossa Senhora das Necessidades e, em 1773, renasce definitivamente no Chiado.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Anne Katherine Mello (@horinhamagica)

 

Considerada uma das mais emblemáticas livrarias portuguesas, a Bertrand da baixa pombalina foi oficialmente distinguida pelo Guiness Word Records em 2011 como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. O certificado, exposto na loja em lugar de destaque, aconteceu quase por acaso, como começa por nos contar a peça que aqui trazemos.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Dicas de 10 lugares grátis para visitar em Viseu

Dicas de 10 lugares grátis para visitar em Viseu

Museu Nacional Gro Vasco ViseuO Museu Nacional Grão Vasco está localizado no centro histórico de Viseu, no antigo palácio dos bispos, do século XVI, ao lado da catedral. Em nada surpreende que o pintor Vasco Fernandes, celebrizado no decurso dos séculos com o epí­teto Grão Vasco, seja a ...
Os 7 melhores locais para visitar em Estremoz

Os 7 melhores locais para visitar em Estremoz

Centro Cincia Viva de EstremozO Centro Ciência Viva de Estremoz localiza-se na cidade de Estremoz, no Alentejo, em Portugal. Instalado no antigo Convento das Maltezas, constitui-se num espaço de cariz museológico, integrante da rede de Centros Ciência Viva. Este espaço privilegia a interactividade entre os visita...
Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Guimarães

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Guimarães

Pao dos Duques de Bragana (Guimares)O Paço dos Duques de Bragança (tipicamente designado de apenas Paço dos Duques) foi construí­do no século XV, em Guimarães, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança para a sua amante. Quando estivesse o rei com esta, já tinha uma residência lux...
Os 12 melhores lugares para visitar em Braga

Os 12 melhores lugares para visitar em Braga

Museu Nogueira da SilvaO Museu Nogueira da Silvaestá localizado em Braga, Portugal Este é um espaço que, se ainda não o visitou, certamente desconhece que, para além do edifício que alberga o Museu e dá vida à montra da galeria, se escondem um dos jardins mais exclusivos da cidade de Braga. E...