Os 7 melhores locais para visitar em Sesimbra
Praia da Califórnia em Sesimbra
A Praia da Califórnia localiza-se na zona nascente da Baía de Sesimbra, e apresenta geralmente o mar bastante calmo e areal com pouca inclinação. Hasteia a Bandeira Azul da Europa há alguns anos.Em 2010 a Câmara Municipal levou a cabo a requalificação dos sanitários e construiu um novo acesso ao areal, que complementam as infraestruturas e serviços existentes.Entre maio e outubro realiza-se a Arte Xávega, pesca tradicional de cerco, feita num contexto turístico-cultural, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Parque Natural da Arrábida e os proprietários das embarcações.
Distinções
Bandeira Azul
Equipamentos
Sanitários;
Chuveiros gratuitos;
Biblioteca de praia;
Estação de Vitalidade e Fitness;
Concessionários de praia com serviço de restauração e zonas de sombra;
Corredor pedonal desde a rampa em frente ao Hotel do Mar, até ao acesso junto do porto de abrigo.
Estacionamentos mais próximos
Avenida 25 de Abril, Rua Heliodoro (tarifado);
Largo do Calvário e edifício Mar da Califórnia (tarifado);
Rua Navegador Rodrigues Soromenho (gratuito).
Castelo de Sesimbra
O castelo medieval ergue-se em posição dominante numa falésia, sobre uma enseada que se constitui em porto natural na península de Setúbal, entre os estuários do rio Tejo e o do rio Sado, a poucos quilômetros do cabo Espichel.
Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.
As origens do Castelo de Sesimbra remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I, em 1199, monarca que atribui o primeiro foral à vila de Sesimbra, então sediada no interior do monumento.
Castelo de Sesimbra
O Castelo de Sesimbra, também referido como Castelo dos Mouros, localiza-se na vila de mesmo nome, freguesia do Castelo, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal, em Portugal.
O castelo medieval ergue-se em posição dominante numa falésia, sobre uma enseada que se constitui em porto natural na península de Setúbal, entre os estuários do rio Tejo e o do rio Sado, a poucos quilômetros do cabo Espichel.
No seu interior existem duas exposições permanentes sobre a sua história, centro de interpretação do património, igreja e um cemitério desativado. Disponibiliza também um circuito museológico que permite ao visitante, de forma autónoma, usufruir dos diversos pontos de interesse do imóvel. Os visitantes podem percorrer as muralhas e desfrutar de uma vista privilegiada da vila de Sesimbra e da região. A cafetaria com esplanada disponibiliza alguns produtos locais. Destaca-se na paisagem pela sua imponência.
Praia do Seixalinho Sesimbra
A Praia do Seixalinho situa-se numa pequena enseada.O areal é inexistente. Aqui, predominam os seixos rolados.Na zona Norte, existem rochas e um penedo que emerge da água, causando forte rebentação das ondas. A zona central contém uma aglomeração de calhaus de maior dimensão que divide a praia ao meio.
Praia do Portinho da Arrábida fica na Serra da Arrábida
É uma praia rochosa, sendo mais arenosa à medida que se caminha para leste (em direção a Setúbal). Consiste numa baía de águas calmas e transparentes, ótimas para mergulho. A leste o areal alarga, sempre acompanhado pelas encostas verdejantes da serra da Arrábida. No lado poente ficam situados os restaurantes.
A pacatez do lugar é interrompida no verão por multidões de visitantes e pelas infelizes motos de água, que atormentam os banhistas.
Vindo do Portinho, os turistas/veraneantes escolhem a parte mais rochosa ou caminham, numa via de terra batida, bastante acidentada, até à parte maior e mais arenosa.
Em 2010 a praia do Portinho da Arrábida foi considerada uma das melhores de Portugal ~
Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.
Praia do Moinho de Baixo Sesimbra
Junto à aldeia do Meco, que lhe deu o nome que a popularizou, a Praia do Moinho de Baixo foi uma das primeiras a possuir uma zona devidamente assinalada e licenciada para a prática do naturismo, numa área que se estende para as Praias da Tramagueira e do Rio da Prata, as últimas do longo areal que tem início na Costa de Caparica.O mar, que por vezes tem uma ondulação muito forte, oferece boas condições para a prática de surf, bodyboard e windsurf.
Caraterizada pelo extenso areal, a Praia do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco, é uma das mais frequentadas do concelho de Sesimbra. Reúne várias infraestruturas de apoio aos veraneantes próximo do principal acesso ao areal. Existem ainda zonas mais afastadas para a prática do naturismo.
Nos últimos anos o principal acesso foi melhorado e, em 2013, foi instalada à entrada da praia uma escultura alusiva à Arte Xávega, atividade piscatória praticada há muitos anos neste areal pelos habitantes da Aldeia do Meco, Alfarim e de outras localidades da zona rural.
Distinções:
Bandeira Azul;
Praia com Qualidade de Ouro.
Equipamentos:
Sanitários;
Chuveiros;
Biblioteca de Praia;
Concessionários de praia com serviço de restauração e zonas de sombra.
Praia do Meco ou do Moinho de Baixo Sesimbra
A Praia do Meco (ou Praia do Moinho de Baixo) é uma praia situada junto à Aldeia do Meco, na costa ocidental do concelho de Sesimbra. Encostada a esta praia, fica a aldeia do Meco, tradicionalmente ocupada por agricultores e pescadores, cada vez mais raros, mas que vale a pena percorrer
Junto à aldeia do Meco, que lhe deu o nome que a popularizou, a Praia do Moinho de Baixo foi uma das primeiras a possuir uma zona devidamente assinalada e licenciada para a prática do naturismo, numa área que se estende para as Praias da Tramagueira e do Rio da Prata, as últimas do longo areal que tem início na Costa de Caparica.
Recatada, rodeada por dunas e com uma considerável extensão, a Praia do Meco ou Moinho de Baixo é um refúgio a sul do Tejo, mais precisamente no concelho de Sesimbra. Conhecida desde sempre como a primeira praia de naturistas em Portugal - na época, ainda se chamavam nudistas - o Meco foi conquistando novos epítetos. Hoje, está legalizada para esta prática, embora esteja atualmente mais confinada à zona do Rio da Prata, a sul, numa área de algumas escarpas e de acessos mais difíceis.O mar, que por vezes tem uma ondulação muito forte, oferece boas condições para a prática de surf, bodyboard e windsurf.