Esta é uma das maiores cascatas de Portugal com mais de 60m de altura

Esta é uma das maiores cascatas de Portugal com mais de 60m de altura

Cascata Cai dAlto. Uma cascata com 60m de altura situada na nascente do Rio Póio, freguesia de Cerva, Ribeira de Pena, Vila Real. A sua beleza, com as águas claras a correrem serenamente sobre as rochas graníticas até desembocarem nunca lagoa, é a prova viva que por vezes caminhos difíceis levam a sítios incríveis! 

Numa zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena situa-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sendo o concelho atravessado por diversos rios, que o tornam fresco e verdejante e oferecem excelentes condições para a pesca.

Remontam à Pré-História os vestígios da ocupação ancestral da região, como o Santuário Rupestre de Lamelas e os castros no cimo dos montes do concelho.

 

 


É ainda de referir a Ponte de Cavês que atravessa o Rio Tâmega e a Igreja de São Salvador, mandada edificar no séc. XVIII por um natural da localidade que regressou rico após um período de emigração no Brasil.







onseguimos separar o Rio Póio em três distintos trechos. Um que engloba a sua fase indomável, que vai desde a sua nascente, em Alvadia, até à Cascata Cai d’Alto. Outro que segue da Cascata Cai d’Alto até às redondezas de Cabriz. E outro que parte de Cabriz até à confluência com o Louredo, onde termina.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Visit Cerva (@visitcerva)

 

Se a primeira parte é de quase impossível acesso dado todo o enquadramento onde se encontra, protegido pelos contrafortes abruptos que sobram do Alvão, a segunda, embora com grau de dificuldade acentuado, já é visitável pelos mais afoitos, e a terceira, por fim, tem um registo campino, sem grandes atribulações, e, como tal, está ao dispor da maioria dos visitantes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Visit Cerva (@visitcerva)

 

Quando ouvimos alguém mencionar as aventuras que teve no Póio, está a referir-se, certamente, ao canyoning e à caminhada aquática que lá se praticam (o Pena Aventura Park organiza expedições), e estes são habitualmente prestados no segundo trecho, que já é viajável, mas cujos obstáculos são suficientemente grandes para não ser recomendado a qualquer pessoa.

 

 

O início pode ser feito de vários pontos. A montante temos a hipótese de partir de uma estrada que nos leva de Azeveda até ao rio (a meio da estrada consegue vê-lo à sua direita, bem como um pequeno carreiro em terra que nos leva até lá abaixo) ou da ponte que se encontra imediatamente a sul de Cabriz.

 

A jusante, de Cabriz para oeste, o Rio Póio abranda tornando-se um rio de planície, o que significa que temos muito mais opções para o poder conhecer – há mesmo uma praia fluvial junto a Cerva – e por isso descartamos esta parte da dita caminhada aquática.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Matosinhos

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Matosinhos

Praia da Senhora Boa-Nova MatosinhosRodeada por rochas, a Praia da Senhora é pequena e abrigada, ideal para os dias mais ventosos.Nas suas imediações, destacam-se duas obras projetadas pelo arquiteto Siza Vieira - a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova, que se esconde entre os rochedos, sabiamente in...
15 coisas para fazer e visitar no verão em Odemira

15 coisas para fazer e visitar no verão em Odemira

Praia de Almograve OdemiraInserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia de Almograve faz a diferença numa costa rochosa e recortada, pelo seu extenso areal cercado de arribas e dunas avermelhadas. Com infraestruturas de apoio e espaçoso parque de estacionamento, a praia está situada junto &ag...
As 7 melhores coisas para fazer no inverno nas Ilhas dos Açores

As 7 melhores coisas para fazer no inverno nas Ilhas dos Açores

Farol da ponta do Arnel tem vista deslumbrante sobre o AtlnticoSituado na ponta nordeste da ilha de São Miguel, a que chamam Ponta do Arnel, este pitoresco farol oferece uma vista deslumbrante sobre o Atlântico. Com uma torre prismática branca de 15 metros, este é o farol mais antigo dos Açores. A sua co...
Os 9 melhores locais para visitar em Lisboa

Os 9 melhores locais para visitar em Lisboa

Jardim Botnico de Lisboa visita obrigatria O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa (JBUL) localiza-se na freguesia de Santo António, em Lisboa. Surgiu da necessidade de criar um complemento prático no ensino e investigação da botânica, da então Escola Politécnica de Lisboa. Em 2010 foi cl...