Elevador do Castelo gratuito que liga a Baixa ao Castelo


Inaugurado a 31 de Agosto de 2013 o novo Elevador do Castelo, que tal como o nome indica ajuda nas deslocações da população e turistas da zona da Baixa à colina do Castelo de São Jorge. Na verdade este percurso é constituído pela subida não de um, mas de 2 elevadores, o Elevador do Castelo que se situa na Rua dos Fanqueiros nos nrs 170 a 178 que realiza uma primeira parte da subida e nos deixa pela Rua da Madalena nos nrs 140/155, e por um segundo elevador, o Chão do Loureiro, que para o encontrar temos que seguir as setas do Pingo Doce, é verdade, a entrada para este elevador é deixa dentro da entrada desta superfície comercial. Então vamos para o Pingo Doce, e assim que lá entramos dentro vimos ao fundo 2 elevadores que nos elevam ao topo do edifício onde além de ficarmos muito mais perto do Castelo, também nos deixa num sitio com vista privilegiada sobre Lisboa, e especialmente a baixa. O horário de funcionamento destes elevadores é das 9h às 21h, e as viagens são totalmente gratuitas!! :)

 



 

Elevador do Castelo é um conjunto de dois elevadores públicos de acesso gratuito em Lisboa, Portugal, que ligam a baixa da cidade ao Castelo de São Jorge. O primeiro liga a Rua dos Fanqueiros à Rua da Madalena e tem uma saída para o Largo Adelino Amaro da Costa. O segundo elevador encontra-se no Mercado do Chão do Loureiro.

Ao contrário de várias infraestruturas semelhantes, eregidas em Lisboa no final do século XIX — das quais subsiste o mítico Elevador de Santa Justa (que liga também a Baixa mas à oposta colina do Bairro Alto), o Elevador do Castelo é uma obra do século XXI: foi inaugurado no dia 31 de Agosto de 2013, oito meses depois do previsto.

 

Elevador do Castelo foi uma ideia de ligar a baixa pombalina ao Castelo de São Jorge, em Lisboa, Portugal, por um transporte público, prático e rápido. Alguns anos após ter sido abandonado (ver abaixo), um novo projecto da ligação em elevador da Baixa de Lisboa ao Castelo de São Jorge foi aprovado, no dia 20 de maio de 2009, pela Câmara Municipal de Lisboa.

A ligação faz-se por um primeiro elevador colocado num prédio (devoluto em 2009) da Rua dos Fanqueiros que tem uma saída para o Largo Adelino Amaro da Costa. Daqui um outro elevador, dentro do antigo Mercado do Chão do Loureiro (atualmente um supermercado Pingo Doce), estabelece a restante ponte com a Costa do Castelo. Além do elevador, previa-se que o mercado integrarasse ainda um parque de estacionamento em silo automóvel, um supermercado e um restaurante panorâmico

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal