O sistema de ilumação horizontal, em LED, de nome +Lichtlijn (ou seja, +Linhaluminosa) foi instalado na proximidade de três escolas, junto a um local de travessia de rua e coexiste com os semáforos normais, verticais, usando as mesmas cores para mandar parar ou avançar os transeuntes.

 

A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel, explica a autarquia em comunicado. O objetivo da medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos.

 

 

Podem ser encontradas as smartcross: Rua Elias Garcia com a Rua 1.º Dezembro; Rua Elias Garcia com a Av. Sacadura Cabral, Rua Elias Garcia com a Rua Heliodoro Salgado, Rua Elias Garcia com a Av. Nuno Álvares Pereira / Rua António Feijó; Rua Elias Garcia com a Rua das Indústrias; Av. Conde Castro Guimarães (Nó do Borel); Rua Elias Garcia com a R. Eng.º Ângelo Fortes; Estrada Serra da Mira, R. Oliveira Martins, Rua Joaquim Namora e Praceta Notícias da Amadora; Alto Maduro (Estrada Salvador Allende); Av. D. Carlos (acesso ao túnel); Largo 1.º Maio (Brandoa); Av. D. José com a R. Dr. Arlindo Vicente.