1 – Praia do Ribeiro do Cavalo

Próxima do Cabo Espichel, foi durante anos uma praia quase selvagem, mas hoje começa a ser mais procurada por banhistas e curiosos, que não se importam de fazer o difícil acesso até lá (ou ir de barco).

Sem mão humana, nem vigilantes, nem barraquinhas de gelados (os amantes da Natureza agradecem), tem um areal relativamente extenso e ainda oferece cenários incríveis, daqueles que fazem sucesso nas redes sociais.

 









Foto: www.visitsesimbra.pt

2 – Praia do Penedo ou do Inferno

É uma praia de acessos muito difíceis, dai ser procurada sobretudo por pescadores, nudistas e adeptos do sossego absoluto. Tem pouca areia, mas muitos seixos e pedras. As águas são cristalinas e, por vezes, algo agitadas.




Foto: @oceanexperiencesesimbra

3 – Praia da Cova da Mijona

Também conhecida por praia do Ilhau, é uma praia de difícil acesso em plena Serra da Arrábida. Para lá chegar, é preciso descer por um trilho escavado na ravina, que termina num areal deserto, onde salta à vista uma curiosa casa, que em tempos serviu de abrigo aos pescadores.



Foto: greentrekker.pt

4 – Praia do Moinho de Baixo (ou do Meco)

Junto à Aldeia do Meco, é uma das praias mais procuradas do concelho de Sesimbra, não só pelo grande areal, mas também pelos acessos e estacionamento relativamente fácil. O mar costuma ter ondulação forte.

Foi uma das primeiras praias do país licenciadas para o naturismo, praticado sobretudo em zonas mais afastadas (como a Praia do Rio da Prata).

 



Foto: @oceanexperiencesesimbra

5 – Praia do Rio da Prata

Situada no extremo sul da Praia do Meco, é uma praia semi-deserta, muito procurada por nudistas, cujo acesso se faz por um caminho no meio da mata de pinhal. Alguns banhistas utilizam as argilas das falésias para tratamentos naturais de pele.



Foto: www.countryhouse-meco.com

6 – Praia das Bicas

Próxima do Parque de Campismo Campimeco (Aldeia do Meco), a sul da praia do Moinho de Baixo, é uma praia com ondulação forte, daí ser procurada por muitos praticantes de surf e bodyboard. O areal é extenso e as águas límpidas.



Foto: www.sesimbra.pt

7 – Praia da Foz

É uma praia pouco conhecida, o que a torna perfeita para quem gosta de estar longe das multidões. Com um areal relativamente pequeno, tem um mar agitado e com algumas correntes traiçoeiras.




Foto: www.sesimbra.pt

8 – Lagoa de Alfufeira

Enquanto a zona da lagoa é muito procurada por famílias, por causa das suas águas tranquilas, a praia de mar é perfeita para quem gosta de extensos areais e não se importa com grandes ondulações, como os praticantes de desportos de ondas.



Foto: @pilot_ricardo

9 – Praia dos Lagosteiros

Próxima do Santuário do Cabo Espichel, é uma praia de difícil acesso, situada numa enseada ao fundo de grandes falésias. Tem mais pedras que areia, mas oferece um cenário incrível e ainda esconde um segredo: não muito longe, na encosta, há trilhos de pegadas e rastos de cauda de dinossauros.



Foto: www.sesimbra.pt

10 – Praia do Ouro e da Califórnia

As duas praias urbanas de Sesimbra (ficam lado a lado, ao longo da marginal) oferecem águas calmas e com pouca inclinação, daí serem muito procuradas por famílias com crianças. Há muitos anos que hasteiam a Bandeira Azul e, mais recentemente, também passaram a ter a Bandeira de Praia Acessível, que premeia as zonas balneares indicadas para pessoas com mobilidade reduzida.



Foto: www.sesimbrahotelspa.com

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal