Praia do Rio Alto Póvoa de Varzim
A Praia do Rio Alto é uma praia marítima da Póvoa de Varzim situada logo após a praia da Aguçadoura e antes da praia do campo de Golf, na freguesia da Estela. Na praia do Rio Alto desagua o Rio Alto que nasce no sopé do monte de São Félix, daí o nome do lugar.
O nome da praia provém do lugar do Rio Alto, que corresponde ao lugar do litoral da freguesia. Entre os naturistas, a praia é mais conhecida como Praia da Estela, devido à freguesia onde está situada.
Praia da Fragosa fica situada em A-Ver-o-Mar - Póvoa do Varzim
A Praia da Fragosa é uma extensa praia marítima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Fragosinho e a Praia do Esteiro, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia da Fragosa é uma praia bastante frequentada de areia branca com alguns penedos.
Em frente à praia encontra-se o Ilhéu Forcado, pequeno e rochoso com forma semelhante í s bossas de um camelo.
Com acesso direto a partir da estrada, a Praia da Fragosa é muito concorrida e conserva ainda tradições ligadas à atividade piscatória e à apanha do sargaço.
Praia de Santo André Póvoa de Varzim
A Praia de Santo André é uma praia marítima da Póvoa de Varzim entre o cabo de Santo André e a Praia da Pedra Negra nas freguesias de Aver-o-Mar e Aguçadoura.
A praia de Santo André encontra-se junto ao Lugar de Santo André, uma localidade com características piscatórias próprias influenciada pelo Bairro Sul, dividida entre Aver-o-Mar e Aguçadoura.
Apesar de bastante extensa, a praia é calma dado situar-se afastada do centro da cidade, próxima à povoação rural de Aguçadoura.
Praia da Salgueira
A Praia da Salgueira é uma extensa praia marítima na área urbana da Póvoa de Varzim. A Praia da Salgueira é uma praia bastante frequentada de areia branca com poucos penedos na parte central, apta para a prática de surf. A Salgueira é bastante procurada no verão, com menores enchentes durante a semana ou fora da época estival.
A Praia da Salgueira é percorrida pela Avenida dos Banhos, a principal avenida balnear da Póvoa. A praia tomou o nome de um antigo lugar ali existente. A praia é ladeada, a sul, pela Esplanada do Carvalhido - uma praça-praia, enquanto que o flanco norte, rochoso, junto ao Buddha Club, é denominado
O areal é extenso e sem rochas, do agrado dos banhistas.Esta praia é muito frequentada por amantes de desportos aquáticos, sobretudo surfistas locais, devido à ausência de formações rochosas dentro de água.
Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim
O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim é um museu de vocação marítima e etnográfica na Póvoa de Varzim em Portugal. O museu encontra-se numa antiga casa brasonada denominada Solar dos Carneiros. Foi residência do Visconde de Azevedo.
O
Museu Municipal da Póvoa de Varzim, criado em 1937, mantem as suas raízes na História e Etnografia locais, como acontece nas exposições permanentes da Sala de Arqueologia, onde se reúne o principal espólio concelhio desta natureza, ou da Sala do Mar, dedicada aos costumes e tradições da classe piscatória poveira.
No entanto, o conjunto de iniciativas que aqui se desenvolve extravasa em muito esses campos, explorando através de exposições e de outras atividades lúdico-pedagógicas um largo leque de temáticas que o tornam num espaço sempre diferente, sempre renovado.
Desde o início que era patente a inadequação do edifício à nova função. Santos Graça, no entanto, conseguiu criar um Museu que durante anos foi considerado modelar em termos da Etnografia Marítima e milhares de visitantes percorreram este Museu e guardaram uma terna lembrança da forma como este mostrava as tradições e as artes dos pescadores e agricultores poveiros.
As cenas do quotidiano da vida poveira - desde o nascimento até à morte, a faina, os modelos de barcos de pesca e salva-vidas, as tradições, religiosidade e crendices - tornaram-se num dos principais focos de interesse, a par das medalhas do Cego de Maio, dos retratos deste e outros heróis, simples, mas orgulhosos, pescadores.
Pelourinho da Póvoa de Varzim
O
Pelourinho da Póvoa de Varzim é constituído por uma coluna de pedra com a esfera armilar de D. Manuel I, assente sobre degraus. Simboliza a renovação do foral à Póvoa de Varzim, em 1514, por D. Manuel I, depois de várias reclamações dos poveiros ao rei sobre a jurisdição do mosteiro de Santa Clara, que tinha direitos sobre o concelho desde 1318. emblema do Rei D. Manuel que renovou o foral à Póvoa de Varzim, em 1514. Esta esfera armilar é a única peça do pelourinho primitivo erigido naquele ano e reconstruído em 1854.
Praia Redonda (Póvoa de Varzim)
A Praia Redonda, historicamente conhecida como Praia de Banhos, é uma extensa praia marítima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada entre a Enseada da Póvoa (Porto de Pesca da Póvoa de Varzim) e a Praia da Salgueira. A Praia Redonda é uma praia bastante frequentada de areia dourada com pouca penedaria visível.
É uma praia balnear histórica que tornou a Póvoa, em pleno século XIX, na mais turística das praias nortenhas. Ramalho Ortigão, no livro As Praias de Portugal, diz que a Póvoa é o caravansará dos habitantes do Minho, em uso de banhos ou de ar do mar; que nenhuma outra praia oferece tão variada concorrência.
Em 1844, foi edificada no areal a capela de São José, junto ao porto na antiga rua da Areosa. A rua foi alargada e tornada no Largo do Passeio Alegre e a capela demolida para embelezamento da praça de praia. Tendo sido criada a Igreja de São José na Avenida Mousinho de Albuquerque para a substituir. No entanto, dá-se o processo inverso no final dos anos 30 do século XX são edificados o Diana Bar e o Café Guardassol, até então construído em madeira, passa a ter uma estrutura permanente, causando debate entre a população na altura. Nos anos 70 é edificado o Café Enseada, hoje designado Hit Club. O Passeio Alegre encontra-se hoje quase fechado da praia devido ao conjunto de edíficios.
O areal entre o paredão e o Hit Club denomina-se Praia do Leixão e entre o Hit Club e o Café Guarda-Sol denomina-se Praia do Loulé.