Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia do Carvalho





Um pequeno pedao de areal ente arribas de cor ocre, um local pacfico que dispe de infra estruturas tursticas.

Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advm da sua pequena baa de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turstico bastante cosmopolita. H barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediaes. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solfrias uns meros 800 metros a norte.

Praia da Cova Redonda Lagoa Algarve





ale a pena descer a longa e estreita escadaria de calçada portuguesa para chegar ao areal.

A brancura da areia, a transparência da água e a tranquilidade da praia são a generosa recompensa de quem se mete ao caminho

Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, a Praia Cova Redonda possui pequenas manchas de areia espalhadas entre formações rochosas esculpidas pela erosão. A praia é cercada por altas falésias e fica a leste da Praia da Senhora da Rocha, com acesso através de uma longa mas suave série de degraus entre vegetação exuberante.



Praia de Benagil Lagoa, Algarve





A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Aldeia de pescadores, que com os seus barcos quase escondem o pequeno areal, a Praia de Benagilfica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas recortadas formam grutas e algares.Banhada por um mar tranquilo, esta zona é ideal para passeios de barco em que poderá descobrir praias desertas, inacessíveis por terra, onde encontra uma tranquilidade difícil de ultrapassar. 

A praia, outrora o domínio das gentes da faina da pesca é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas.

Agora, os coloridos botes de madeira deram lugar a embarcações modernas que dão as boas vindas da praia a estes novos utentes. Durante o verão, a atividade piscatória é complementada com visitas às grutas, guiadas por quem melhor conhece esta costa.





Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)





A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Trata-se da primeira praia marítima do concelho de Lagoa, após a foz do Arade; o areal desenvolve-se para norte da Ponta do Altar, um pontal estreito e alongado onde se construiu um farol.

Os matos ricos do barrocal algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas aos ventos marítimos.

O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha crescem envoltos num emaranhado de lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das grutas visíveis na base da Ponta do Altar.

Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar uma enorme abóbada com dois arcos. Orientado a poente, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a marina e a cidade de Portimão.



Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Praia de Ferragudo Algarve





Com o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fortalezas das duas localidades, que podiam fazer fogo cruzado defendendo o território de ataques inimigos. Junto a Ferragudo, o areal de grande extensão é justamente designado por Praia Grande e possui ótimas estruturas para a prática de desportos náuticos, que incluem escolas de surf e windsurf.



Praia Grande





A praia Grande, est localizada perto da vila de Ferragudo e separada da praia da Angrinha pelo forte de So Joo de Arade. Esta praia tem um parque de estacionamento bastante amplo. Tambm tem acesso directo a restaurantes, chuveiros e casas de banho. Existe uma rea dedicada s crianas onde elas podem brincar em toda a segurana, visto que a praia vigiada por um salva vidas.

Praia dos Beijinhos situada na Armao de Pera Lagoa Algarve





A Praia dos Beijinhos Apesar de se situar na extrema poente da baía arenosa de Armação de Pera, o areal de Vale Olival insere-se ainda numa zona tipicamente rochosa.

A arriba na envolvente da praia encontra-se muito ravinada, denunciando a existência de linhas de escorrência da água das chuvas, em torno das quais se desenvolvem caniçais e tamargais que alcançam a praia. Uma ribeira de caráter torrencial, marginada por densa vegetação ribeirinha, desagua no areal durante a época húmida.

Para poente as paredes rochosas elevam-se e é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba até à vizinha Praia dos Beijinhos.

O caminho é marginado por vegetação típica do litoral e oferece fabulosos panoramas sobre o oceano e sobre as formações rochosas esculpidas pelos elementos: leixões, arcos, algares e galerias subterrâneas delineiam a linha de costa.

Já na Praia dos Beijinhos, uma escadaria percorre a face da arriba até ao areal, ladeada pelo aromático tomilho e pela vistosa açafate-de-prata. No pequeno e acolhedor areal, dois enormes leixões cortam a linha do horizonte, aproximados à distância de uma fresta.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal