Tem 15 km de curvas este rio mais bonito de Portugal fica no Algarve

Tem 15 km de curvas este rio mais bonito de Portugal fica no Algarve

Se vista de cima, dizem alguns, a Barragem de Odeleite tem a forma de um dragão azul. Localizada no concelho de Castro Marim, no Algarve, a Barragem de Odeleite foi construída na ribeira de Odeleite, que nasce na Serra do Caldeirão e é um afluente do Rio Guadiana.

 

Em 2015, uma fotografia aérea mostrou que o reservatório da barragem tem a forma de um dragão azul. Este é um importante símbolo de poder, força e boa sorte na cultura chinesa, além de ser um padrão tradicionalmente usado pelos imperadores ao longo da história. Por isso, nos últimos anos, a atenção internacional tem sido atraída para o chamado “Rio do Dragão Azul”, especialmente por parte dos turistas chineses.

 

A fotografia foi tirada por um viajante num voo entre Amesterdão e Marraquexe, que sobrevoou o Algarve. O usuário postou a foto no Reddit e isso foi o suficiente. A imagem se tornou viral e chegou ao Sina Weibo, uma rede social na China semelhante ao Twitter. Depois disso, apareceu no canal de televisão chinês CCTV e em outras redes de mídia social em outros lugares.

 

 

Junto à barragem, encontra-se a pequena vila de Odeleite, que tem vários pontos de interesse como a Igreja Matriz construída em 1534. Existem ainda alguns vestígios arqueológicos romanos e vários moinhos de água e vento, típicos desta região do Algarve. Além disso, pode desfrutar do Algarve no seu melhor, dos passeios às praias, da gastronomia aos trilhos.

 

 


Uma fotografia aérea mostrou que o reservatório tem a forma de um dragão azul, símbolo de poder, força e boa sorte na cultura chinesa, além de ser um emblema tradicionalmente usado pelos imperadores ao longo da história. Esse fato chamou a atenção de muitos visitantes, que passaram a se referir a ele como o Rio do Dragão Azul.

Perto da barragem, a pequena aldeia de Odeleite tem vários pontos de interesse como a Igreja Matriz, construída em 1534, alguns vestígios arqueológicos da época romana, e vários moinhos de água e moinhos de vento típicos desta zona do Algarve.

O património natural e as atividades ao ar livre como caminhadas e ciclismo, passeios de barco e outros desportos náuticos são também bons motivos para visitar a região.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por SPOTS ADVISOR ™ (@spotsadvisor)

 

O castelo de Castro Marim é também habitualmente um ponto de interesse, proporcionando aos seus visitantes um novo espaço cultural pensado para valorizar o património arqueológico: o Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim. As escavações arqueológicas realizadas ao longo das últimas três décadas permitiram recuperar abundantes testemunhos de ocupação humana de vários períodos históricos.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores lugares para visitar em Mafra

Os 10 melhores lugares para visitar em Mafra

Praia do Pescador Ericeira - MafraA praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, localiza-se no centro histórico da Ericeira. Tem os apoios necessários no Verão e é bastante frequentada porque forma um baía, devido ao pontão, onde o mar aqui é sempre...
Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Porto

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Porto

Praia do Homem do Leme Porto Situada na cidade do Porto, perto da Avenida de Montevideo, a Praia do Homem do Leme deve o seu nome a uma estátua existente junto ao areal. Este pequeno areal, com muitas rochas, oferece bonitas perspetivas e é extremamente agradável para umas horas de lazer junto ao mar.   Na praia do Ho...
O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

Museu Municipal Santos RochaO Museu Municipal Santos Rocha está localizado na cidade portuguesa da Figueira da Foz. Situado em pleno coração da cidade, junto ao Parque das Abadias, é vizinho do Centro de Artes e Espectáculos.   Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal...
Dicas 12 lugares grátis para visitar em Bragança

Dicas 12 lugares grátis para visitar em Bragança

Baslica de Santo Cristo do Outeiro BraganaIniciada a construção em 1698 em resultado de um milagre ocorrido numa pequena capela que se encontra ao lado, o santuário de Santo Cristo foi concluído na 1ª. metade do século XVIII.  De características arcaizantes em pleno barroco, é um templo...