Esta é uma maravilha das Aldeias do xisto Janeiro de Cima

Esta é uma maravilha das Aldeias do xisto Janeiro de Cima

Janeiro de Cima encontra-se na margem esquerda do Zêzere, numa zona quase plana, rodeada por uma extensa manta de terrenos agrícolas.

No núcleo antigo da aldeia, caminha-se sem pressas pelo emaranhado de ruas sinuosas em que as casas se encostam umas às outras revelando as suas características fachadas em xisto, ponteadas por seixos redondos e brancos.

É por aqui que se escondem segredos como a Casa das Tecedeiras, que reinventam tradições e nos fazem viajar no tempo. Ou ainda onde se desenvolvem projetos que prometem recuperar tradições antigas e memórias ancestrais, como é o caso do Laboratório Terra - O Regresso do Linho a Janeiro de Cima. 

 

Em Janeiro de Cima, a arquitetura em xisto apresenta a particularidade de incluir seixos brancos, rolados, provenientes do leito do rio Zêzere.

As primeiras casas da aldeia cresceram em redor da Igreja Velha  e é dali que saem um conjunto de ruas estreitas e orgânicas, de fisionomia própria, que se vão articular com becos e ruelas, pátios e quelhas, numa estrutura medieval de grande valor patrimonial.

Ainda merecem destaque:

  • Casa das Tecedeiras
  • Capela de São Sebastião
  • Edifícios particulares dos séculos XVII-XVIII
  • Igreja Velha
  • Roda de Janeiro
  • Tear Gigante
  • A Barca
  • Quelhos e Quelhas
  • Igreja Nova
    Templo moderno (séc. XX) edificado na então área periférica da povoação, quando a Igreja Velha já se evidenciava sem capacidade para receber todos quanto pretendiam assistir às cerimónias de culto.
  • Escola Primária
    Mais um estabelecimento de ensino desta marca nacional constituída por centenas de edifício escolares que o denominado "Plano dos Centenários" do Estado Novo construiu por outras tantas aldeias do País, obedecendo a projectos base previamente estabelecidos para cada região.
  • Capela do Divino Espírito Santo
    Templo com provável fundação no séc. XVI, tal como a execução da imagem do orago. Em 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo cura da aldeia, José Pereira - a ermida é referida como estando fora da povoação, à distância de cinco ou seis tiros de bala. Em 1994 sofreu completa reconstrução. Templo de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e alpendre aberto. No interior um arco triunfal em arco apontado, em granito rebocado e pintado. A capela-mor, elevada por um degrau, apresenta retábulo de planta côncava e três eixos divididos por colunas de fuste em talha dourada e policromada, tardo-barroca, com marmoreados fingidos. Possui um nicho com fundo pintado com flores polícromas, com moldura de elementos fitomórficos e concheados.
  • Capela de Nª Srª do Livramento
    A caminho da Capela de S. Sebastião.
  • Balcões
    Na aldeia existe um número significativo de balcões, que testemunham uma primitiva utilização habitacional do piso superior, enquanto o piso inferior serviria para alojar animais e alfaias.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Matosinhos

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Matosinhos

Praia do Funto em Matosinhosambém conhecida como simplesmente Praia do Funtão, apresenta-se com um areal considerável, mas sobretudo a sua beleza encontra-se na envolvente de vegetação natural e na proximidade a pequenos bairros pitorescos. Tem um mar pouco calmo e muita areia. Com boas infraestruturas é u...
Os 10 melhores lugares para visitar em Faro

Os 10 melhores lugares para visitar em Faro

Castelo de Castro MarimAs populações que habitavam o espaço português conheceram, desde tempos muito remotos, a necessidade de se munirem de estruturas defensivas. Está a vila de Castro Marim edificada sobre um monte do Castelo, umas das mais significativas invocações que a Idade Média introdu...
Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Monumentos Portalegre

Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Monumentos Portalegre

Castelo de Avis AlentejoO Castelo de Avis localiza-se na vila, freguesia e concelho de Avis, no distrito de Portalegre, em Portugal. A sua edificação prende-se à instalação da Ordem Militar de São Bento de Avis na região do Alentejo. A construção deste castelo está ligado a uma...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Ilha de São Miguel

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Ilha de São Miguel

Praia do Ilhu de Vila FrancaPequeno paraíso dentro de um maior que é a ilha de São Miguel, o Ilhéu de Vila Franca do Campo proporciona um dia intenso a quem o visitar.Situado em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, este local é o resultado da cratera ...