Top 10 lugares para visitar em Portugal


Inspire-se para viajar a Portugal com este guia de alto nível  

Escondido no canto mais sudoeste do continente, Portugal é um destino de viagem convenientemente compacto que oferece lindas cidades históricas, uma vibe encantadora e discreta e deliciosos frutos do mar e vinho - para não mencionar algumas excelentes praias.

Portugal também é relativamente barato. Se está procurando viajar em algum lugar barato na Europa que não está em algum lugar no leste, então Portugal é sua melhor aposta.

Tenho vivido e viajado em Portugal no ano passado, e estes são alguns dos principais destaques que recomendo (até agora!).

Principais lugares para visitar

Lisboa

Há muito negligenciada, mas recentemente passando por um enorme renascimento, a capital de Lisboa é facilmente o seu local mais movimentado para visitar em Portugal.

O itinerário padrão de viagem de fim de semana em Lisboa leva  a passar um dia na tradicional área de Alfama e depois um dia no bairro dos museus de Belém, mas acho que dois dias não são suficientes para provar tudo o que Lisboa tem a oferecer.

É melhor passar pelo menos três ou quatro dias, embora muitos viajantes de longo prazo e nômades acabem ficando aqui por semanas ou meses.

Lisboa é idealmente explorada a pé. Se é o tipo de pessoa que gosta de se perder de propósito, então esta é a cidade para , pois há pequenas descobertas para fazer em toda parte. O centro é construído em torno de sete colinas, dando-lhe maravilhosas vistas em torno de cada esquina.

Como é frequentemente triste, o turismo traz coisas boas e ruins. pode querer evitar a área histórica de Alfama nos dias em que há muitos navios de cruzeiro atracados no terminal adjacente, pois será muito ocupado (especialmente em agosto). Nos outros dias, ainda é uma área encantadora para explorar.

 

Apesar da sua popularidade crescente, Lisboa é uma cidade muito descontraída e cheia de recompensas para além dos pontos turísticos habituais. Eu montei um guia detalhado para Lisboa , que inclui alguns lugares escondidos que normalmente não aparecem nos guias da cidade de Lisboa.

 

Porto

O Porto é muito diferente de Lisboa. Este é, de facto, um ponto de orgulho para os Tripeiros locais (comedores de tripas, apelido para os residentes do Porto). Eles vão lhe dizer o quanto são mais gentis, mais prestativos e mais trabalhadores do que aqueles tipos esnobes de banqueiros em Lisboa.

Apesar das rivalidades da cidade, vale a pena seguir para o norte, para ver o Porto e as regiões vinícolas vizinhas do Douro. A cidade tem uma atmosfera adorável despretensiosa, mostrando o seu passado de trabalho (como o principal porto de Portugal), enquanto reivindica uma cena cultural movimentada.

 

O bairro ribeirinho da Ribeira é um lugar decadente mas fascinante, com suas ruas medievais saindo das docas e fachadas estreitas de azulejos coloridos aparecendo como um livro de imagens sobre as antigas adegas do porto.

Acima de tudo, surge a ponte de ferro arqueado Dom Luis I, conectando a colina de um lado do rio ao topo da colina do outro.

É uma localização incrível que eu acho que não pode ser comparado com qualquer outro lugar na Europa.

 

O Porto é um pouco mais duro do que Lisboa, com mais alguns edifícios abandonados, embora a sua recente descoberta como um destino de férias tenha contribuído para renovar os investimentos. Porto é uma ótima cidade para visitar em um fim de semana, mas igualmente uma excelente base para explorar o norte de Portugal.

 

O algarve

Esteja avisado: partes do Algarve têm a reputação de serem os menos portugueses em Portugal.

É por isso que ainda não fui a Albufeira, conhecido por atrair incontáveis hordas de rapazes britânicos em vésperas e fins de semana embriagados. Nada que alguém tenha dito sobre este lugar me fez querer ir. (Mas, quem sabe, talvez não seja tão ruim assim?)

Felizmente, descobri que outras partes do Algarve são muito mais dignas e encantadoras.

 

Gostei muito da  cidade de Lagos , por exemplo. Esta cidade litorânea tem muito entretenimento para os turistas, mas não enquanto perde a alma. As praias de Lagos apresentam alguns dos penhascos mais impressionantes e merecem uma visita. (Os moradores disseram que as praias ficam lotadas em agosto, no entanto.)

Diz-se que as águas em redor de Lagos são um pouco mais frias do que noutros locais, mas isso também a tornou mais um destino alternativo para as maiores estâncias de férias mais a leste.

 

No extremo oeste do Algarve, encontrará a pacata cidade de Sagres . Não há muita coisa aqui além do surfe, e eu conheço alguns viajantes que saíram do ônibus aqui, coçando a cabeça perguntando “é isso?”, E depois partiram de novo algumas horas depois. Mas cutuque um pouco e pode muito bem desfrutar Sagres para o lugar despretensioso que é.

 

As falésias ao redor da Fortaleza de Sagres ou do Cabo de São Vicente são imperdíveis ao pôr-do-sol, especialmente quando a maré traz ondas pesadas que colidem com a costa rochosa. Com tantas escolas de surf ao redor, pode até aproveitar a chance de surfar algumas dessas ondas.

 

Ilhas dos Açores

No meio do Atlântico, algures entre o continente português e os Estados Unidos,  encontrará as ilhas dos Açores . Sua localização nas linhas de falha de três plataformas continentais faz deste arquipélago vulcânico um paraíso para os viajantes de aventura, com inúmeras caldeiras, vulcões, recifes, saídas de vapor e cavernas de tubo de lava para explorar.

Eu acho que faz um excelente complemento para qualquer itinerário, pois acrescenta algo que é muito diferente do resto de Portugal.

ilha de São Miguel é de longe a mais fácil de viajar, graças aos voos regulares de Lisboa e Porto. Ele também tem várias opções de alojamento e transporte na própria ilha. As outras ilhas dos Açores são bastante desleixadas, com uma logística de viagens mais desafiante, mas podem valer o planeamento adicional envolvido (a Ilha do Pico , em particular, é uma das minhas favoritas).

 

Os Açores são ilhas bastante rochosas e a sua quase falta de praias dá-lhe um foco maravilhoso em viagens rurais, culturais e de aventura. Com tantos banhos termais para relaxar, montanhas vulcânicas até ao cume e várias actividades aquáticas como a observação de baleias, talvez possa pensar nos Açores como a Islândia do sul (bem, mais ou menos…).

 

Óbidos

Se houvesse um prémio para o lugar mais Instagram-y em Portugal , então Óbidos seria certamente o vencedor.

Esta pitoresca cidade medieval é fácil de amar com suas ruas de paralelepípedos, chalés brancos com flores de parede coloridas e uma parede do castelo ainda intacto exterior.

 

Claro, pode ver grandes grupos de turistas aposentados tirando fotos com seus iPads. Use sua imaginação e finja que eles não estão lá (ou simplesmente ande pela rua principal). Agora, tome um momento para se transportar para um tempo diferente ... porque Óbidos pode fazer com que se sinta realmente como se estivesse caminhando por uma pequena fatia da Velha Europa.

A maioria dos visitantes chega a Óbidos numa viagem de um dia a partir de Lisboa, o que parece ser o caminho certo a seguir (chegar lá de Lisboa demora cerca de 1 hora e 15 minutos).

A cidade merece algumas horas de peregrinação, então talvez uma boa refeição e um bom vinho em um dos muitos restaurantes. Eu recomendo Restaurante Pretensioso não apenas por seu nome irônico, mas também pelo seu pátio de jardim bonito longe da rua principal da cidade.

Pode até querer passar a noite e curtir a cidade depois que a maioria dos turistas partir. Enquanto esta pequena cidade talvez não te deixe cativado para sempre, é um lugar romântico para ficar.

O castelo de Óbidos funciona agora como uma pousada (hotel tradicional), mas esteja preparado para gastar pelo menos 300 € por noite. Felizmente, inúmeros airbnbs e guesthouses dentro das muralhas da cidade oferecem alternativas mais razoáveis.

 

Coimbra

Coimbra é o lar de uma das universidades mais antigas da Europa, cujos terrenos são hoje em dia um património mundial da UNESCO, aberto aos turistas.

 

O antigo campus universitário tem uma atmosfera palaciana, abrangendo um salão cerimonial, uma capela e uma biblioteca absolutamente impressionante. Sério, tem que ir ver essa biblioteca.

Os jardins botânicos nas proximidades (gratuitos) e o Museu da Ciência (incluído no preço do bilhete) também merecem uma visita. Eu também recomendo ir até a torre do relógio, que apreciei para as vistas mas amamos ainda mais para ter a menor escada em espiral que eu já escalou.

Se tiver sorte, verá alunos dos campi adjacentes caminhando em seus tradicionais uniformes pretos. Dizem que eles inspiraram JK Rowling enquanto ela morava em Portugal, e eu recebi flashes de Hogsworth enquanto explorava o campus da Universidade de Coimbra.

Os bairros ao redor da universidade estão um pouco dilapidados e cobertos de grafites preguiçosos, embora a área baixa da Baixa perto do rio tenha muito charme e não seja perdida.

Coimbra é um bom local para passar um dia e, uma vez que está situado a meio caminho entre Lisboa e o Porto, também pode ser utilizado para interromper uma viagem mais longa.

 

Vila Nova de Milfontes

Esta pitoresca aldeia num estuário do rio ao longo da costa de Alejento é perfeita se procura uma escapadela de praia sem as multidões do Algarve. É um favorito entre os portugueses, mas ainda não foi descoberto por visitantes internacionais, além de alguns punhados de viajantes que visitam os albergues e B & Bs locais.

Vila Nova de Milfontes não é uma cidade muito histórica em sua maior parte, nem há muito a fazer em termos de turismo. A única visão a se falar é da pequena fortaleza na foz do rio, uma vez construída para manter os piratas à distância, mas hoje em dia uma propriedade privada.

 

 

Uma balsa passa a cada meia hora para o outro lado do rio (nos meses de verão), proporcionando fácil acesso a outras praias ao lado da falésia e um bar na praia. Uma mulher amistosa corre o ferry com alguma ajuda de seu cachorro legal.

Vila Nova de Milfontes é servida apenas por uma única linha de autocarros entre Lisboa e Lagos (empresa de autocarros Rede Expresso ), o que a torna perfeita para uma viagem do Algarve à capital.

Ericeira, Peniche e Baleal

Eu gosto bastante destas pequenas cidades de surfistas ao longo da costa ocidental, localizadas dentro de uma ou duas horas de Lisboa. Cada um deles é o lar de um punhado de albergues e pensões, um punhado de escolas de surf e algumas praias arenosas. São pequenos lugares despretensiosos sem nenhum hotel alto. Se já se cansou de viajar pela cidade, vá a esses lugares para relaxar.

 

eniche não é apenas sobre a vida de praia, pois é bem localizado para alguns passeios também. Fica apenas a 40 minutos de carro de Óbidos e os passeios de barco partem regularmente de Peniche para as Ilhas Berlengas , uma reserva natural rochosa repleta de cavernas e falésias. Essas ilhas também são um ponto de mergulho popular.

Um ótimo albergue boutique em Peniche é o  Peniche Hostel , com decoração funky e uma aconchegante mesa de café da manhã.

 

Évora

A uma hora e meia a leste de Lisboa, a pequena cidade de Évora é principalmente de interesse histórico. O centro da cidade, alguns dos quais ainda estão demarcados por uma antiga muralha da cidade, apresenta tradicionais casas brancas pálidas com contornos amarelos pintados nas bordas e janelas.

Eu achei Evora um pouco ... sério. Os pontos turísticos aqui incluem algumas igrejas e catedrais, dois museus exibindo artefatos religiosos e os pilares desintegrados de um templo romano. Vale a pena vê-los, embora, além dessas visões, a cidade pareça não ter um pouco de vida.

Talvez seja só que eu visitei em um dia muito quente. No coração da região de Alejento, pode facilmente chegar a 5 ° C mais quente do que em Lisboa. Suponho que não posso culpar as pessoas por ficarem dentro quando o mercúrio sobe para 40 ° C, mas Evora, no entanto, se sentiu um pouco abafada, apesar de ter pequenas casas tão charmosas. De qualquer forma, apenas a minha impressão.

Aveiro

Bem… fui a Aveiro para que não precisasse.

Eu pretendia listar aqui apenas alguns dos melhores lugares para visitar em Portugal, mas estou incluindo Aveiro aqui só para que  saiba que não é grande coisa .

É uma cidade agradável que tem alguns canais. Alguns guias de viagem descrevem Aveiro como a Veneza de Portugal, o que é bastante exagerado. Faz tanto sentido quanto dizer que Wexford é como o Miami da Irlanda.

De qualquer forma, dois modernos canais passam por Aveiro, onde os tradicionais barcos de madeira, outrora utilizados para a pesca, transportam turistas. Há algumas casas coloridas que todo mundo vem fotografar. Além disso, não há muito a mencionar.

Enquanto Aveiro não é totalmente terrível, a maior parte da cidade é moderna em vez de histórica, e a menos que  esteja em um completista de Portugal, eu recomendaria focar em outros lugares primeiro. Está incluído em muitos itinerários em Portugal, mas não sei bem porquê.

 

Melhor época para visitar Portugal

Portugal pode ser apreciado durante todo o ano, mas a melhor época (na minha opinião) é a primavera, seguida do verão, outono e inverno.

Maio e junho são ótimos para visitar Lisboa em particular, já que não é muito movimentada, as temperaturas já são bastante amenas e as árvores de jacarandá estão em plena floração - tornando as ruas e as praças maravilhosamente púrpura.

Junho é um óptimo momento para estar em Lisboa ou no Porto, devido aos tradicionais festivais de rua que acontecem durante este mês, com muita música folclórica e vendedores de bebidas e sardinhas assadas.

Os dias de praia tornam-se uma possibilidade consistente desde o início de maio. Este ano tive o meu primeiro dia de praia em Portugal em meados de Março (atingiu cerca de 26 graus), embora isto tenha sido provavelmente um pouco de sorte. Em Abril já estava a bronzear-me nas praias do Algarve.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal