Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira
Praia do Evaristo
Esta pequena e rochosa praia tem vários caminhos entrelaçados que conduzem até ao topo das falésias. Aà pode-se admirar a praia e a costa circundante, são vistas de rara beleza dignas de um postal. Esta bela praia também tem estacionamento bem perto, restaurantes, casas de banho e é vigiada durante o verão.
Praia de São Rafael Albufeira Algarve
Devendo o seu nome ao empreendimento turístico aqui situado, a Praia de São Rafael fica encaixada entre as arribas, sendo o seu areal pontuado aqui e ali por rochedos isolados que também emergem no mar e lhe dão um ambiente muito pitoresco. Com excelentes condições e boas infraestruturas de apoio, a Praia de São Rafael é uma excelente opção de férias.
A praia é cercada por falésias calcárias de tons quentes, muito fraturadas e rachadas. Nesta praia, pode-se observar uma notável diversidade de formas rochosas: arcos, cavernas, abismos e armadilhas - formas que resultam da ação conjunta da força mecânica do mar sobre as falésias e das águas pluviais que levam à dissolução. pedra calcária.
Na areia e exposta ao ambiente marinho, a maratona é abundante, uma planta que, se podemos dizer, suar o sal, porque é possível observe de manhã cedo ou no final do dia a formação de cristais de sal que brilham em suas folhas. Quando a transparência da água permite, vê-se o misterioso contorno das rochas submersas; Uma balada subaquática com máscara e barbatanas revela os segredos da abundante vida marinha nesta parte da costa.
Praia do Castelo de Albufeira
No Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre paredes pedregosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Na extrema leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um castelo fantasioso, batiza a praia.
As caminhadas pelas arribas estão aqui favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas e observando-se geoformas geradas pela erosão, sobretudo algares e grutas. Recomenda-se, porém, cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.
Praias da Oura Poente & Oura Nascente
Estas praias ocupam uma grande parte da orla costeira. No seu extremo Oeste existem mais funcionalidades e estruturas turÃsticas e náuticas, ao passo que o seu lado a Este tende a ser mais deserto de qualquer actividade ou presença humana. O Hotel da Aldeia está localizado 500 metros a norte da praia. O parque de estacionamento é pago, no entanto a praia também comporta casas de banho, restaurantes e a presença de um salva vidas com função de vigiar a praia durante o verão.
Praias do Garrão Poente & Nascente
Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas está relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes.
Praia de Quarteira
Praia Manuel Lourenço Albufeira
O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.
Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.
Praia da Falésia Albufeira, Algarve
A Praia da Falésia é uma praia situada no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.
É uma praia junto de uma enorme falésia com a particularidade de em certas zonas possuir uma cor avermelhada, que se inicia na Praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura, sendo recomendável para nadar pois o areal não possui rochas.
O areal é imenso, inserido num troço contínuo de areias com quase 6 km de extensão, flanqueado por uma linha de arribas altas em tons fortes, ora rubros, ora esbranquiçados, criando contrastantes jogos de cor com as sobranceiras manchas verdes de pinheiro-manso. No troço poente a arriba é altiva mas muito macia, talhada em areias e argilas, onde a chuva não tem dificuldade em gerar relevos sinuosos, com ravinamentos profundos.
Praia de Vilamoura
A atraente praia de Vilamoura é complementada por um desenvolvimento turÃstico que está ao nÃvel dos mais prestigiados destinos Europeus. A fotografÃa acima foi tirada desde o Hotel Tivoli Marina Vilamoura. Devido à sua proximidade ao centro de Vilamora, esta praia tem uma grande variedade de infra estruturas, desde bares e restaurantes a centros de actividades náuticas.
Praia de Arrifes Albufeira
Situada a oeste de Albufeira, a Praia dos Arrifes é uma das mais pequenas do concelho. Esta pequena enseada está abrigada dos ventos por arribas baixas esculpidas onde se podem observar alguns algares, tão característicos da região. O areal é dominado por três imponentes rochedos, que estão na origem do outro nome pelo qual a praia é designada "Três Penecos".O acesso á praia faz-se por escadas de madeira, e na área envolvente revestida de pinhal, encontra-se o parque de estacionamento em terra batida.
Praia da Balaia
A Praia da Balaia é uma praia no concelho de Albufeira, no Algarve, Portugal, adjacente à Praia de Santa Eulália Fica a 3,1 km a leste da cidade de Albufeira e a 1,7 km a oeste de Olhos de água.
A praia define uma pequena baía formada pelos recortes das falésias e formações rochosas. Alguns locais só são acessíveis na maré baixa.
Praia do Barranco das Belharucas Albufeira Alvarve
A Praia do Barranco das Belharucas é uma praia no concelho de Albufeira, Portugal, entre Olhos de Água e Açoteias. Começa a Praia da Falésia que se estende por 7 km até Vilamoura.
A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé.
O acesso recomendado à praia é pedonal, quer pelo agradável passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa.
As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas.A vegetação, sobretudo pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes.
Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia. A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, apenas interrompido pela marina de Vilamoura, cerca de 5,5 km para nascente.
A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.
Praia da Coelha
Aninhada entre arribas coloridas, a praia da Coelha apesar da sua reduzida dimensão está bem protegida contra os ventos. É possÃvel alugar cadeiras de sol como também há chuveiros, casas de banho e a praia é vigiada duranto a duração do verão.
Praia do Vale do Lobo
A praia deve a sua rara beleza ao tom ocre e rubi das suas arribas. Está rodeada pelo complexos turÃsticos de alta qualidade Vale do Lobo. e Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort
Praia do Barranco das Belharucas
Esta praia tem um acesso algo complicado e não é recomendado para quem não tenha veÃculos com tracção à s 4 rodas, uma vez que a estrada não é asfaltada. Em termos de infra estruturas, estas incluem um grande parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho.