O frio chegou 20 locais mais lindos de Portugal para ver nevar


Portugal de branco. onde neva em Portugal Vila Real ficou debaixo de um manto de neve e os monumentos esconderam-se, locais onde neva em Portugal,  As previsões detalhadas e fiáveis destas quedas intensas de neve são muito importantes, especialmente para os serviços de inverno. Os experientes meteorologistas da Central meteorológica adaptam continuamente as previsões de queda intensa de neve para Portugal de forma manual, garantindo assim que elas estejam sempre atualizadas.




Serra do Gerês




A 202 leva-nos até Soajo, uma aldeia típica do Gerês talhada em granito. Aqui perto subsiste um conjunto de espigueiros que nos recordam as tradições comunitárias locais. Seguindo depois pela estrada que nos leva até Lindoso e a Espanha, entendemos como estamos rodeados de monstros de pedra. Com o Gerês nas costas, temos ainda a Serra do Soajo e a Serra Amarela. Subindo até ao topo da Amarela, a 1.359 metros, temos uma vista fantástica sobre o Lima e a sua envolvente.

 



 

Guarda




Com uma presença humana desde tempos imemoriais, povoada pelos mais remotos povos, a Cidade da Guarda, sede de concelho e distrito, é, no alto dos seus 1056 metros, a mais alta cidade de Portugal, situada numa das encostas da Serra da Estrela. A Guarda, dado a sua situação geográfica é também conhecida pelos seus rígidos invernos, considerada mesmo uma das cidades mais frias de Portugal, coberta de neve nos meses mais frios. Situada na Beira Alta, num terreno acidentado, numa área outrora estratégica para a defesa Nacional, dado a sua proximidade com Espanha e a sua altitude, de onde provém mesmo o nome “Guarda”: era a Guarda fronteiriça. A Guarda é igualmente conhecida pela cidade dos cinco F’s: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.

 

 

Vale do Rossim




Além da água translucida e do ar puro podemos encontrar no Vale do Rossim todos os condimentos necessários para um dia bem passado… ou um fim-de-semana… ou o tempo que entendermos. Esta lagoa artificial, construída na Linha de Água da Ribeira da Fervença, foi concluída em 1956 e permitiu que fossem criadas à sua volta um conjunto de condições que transformam este sítio numa das melhores zonas de lazer em toda a Serra da Estrela. Ao longo dos anos têm sido criadas e melhoradas as infraestruturas circundantes. Existe um Restaurante, um Bar e o Parque de Campismo foi modernizado recentemente (Vale do Rossim Eco Resort). Há ainda a possibilidade de prática de desportos aquáticos e/ou radicais.

 

Montalegre




Vila transmontana, sede de concelho, situa-se na linda região das terras altas de Barroso, que incluem as serras do Gerês, do Larouco e do Barroso, e formam uma zona natural de serras, carvalhais, rios e ribeiros, árida e ao mesmo tempo aconchegante. Devido ao seu longo isolamento ainda se encontram em Barroso costumes que vêm desde remotos séculos, já desaparecidos noutras regiões, mas tão bem mantidos por esta zona. Parte do concelho de Montalegre está inserido no importante Parque Nacional da Peneda-Gerês. Um pouco por toda a região encontram-se vestígios arqueológicos que mostram uma presença humana já desde tempos pré-históricos, de facto no local onde se encontra a vila de Montalegre, é provável que tenha existido um povoado castrejo pré-histórico que, mais tarde, teria dado lugar a um povoado de vocação agro-pastoril.




Entramos em Trás-Os-Montes e o eixo Padornelos, Montalegre, Alturas do Barroso monta um espetáculo fantástico quando a neve cai na N103. Em Alturas, para além da feijoada de São Sebastião oferecida à população a 20 de Janeiro, recomenda-se a vista. Com a Barragem dos Pisões, a bacia formada pelo Rabagão, e os pequenos retalhos de terra cobertos de neve, é um cenário lindíssimo.

 




Pitões das Júnias




Localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, no bonito concelho de Montalegre, Pitões das Júnias é uma das mais tradicionais e pitorescas aldeias transmontanas, que tem conseguido manter ao longo dos séculos a sua pequena população e o aspecto medieval, de construções em pedra, sendo um dos principais atractivos turísticos desta região nos meses de Verão, contando já com algumas unidades de turismo ecológico.

 

Bragança




Bragança, cidade sede de distrito e município, situada no extremo Norte de Portugal, próxima da fronteira com Espanha, na região anteriormente conhecida como Trás-os-Montes, é uma histórica e bem antiga cidade em que, a dificuldade de acessos e a localização num dos extremos do País, permitiu a manutenção de tradições e costumes por longos séculos. Bragança era já uma povoação importante no período de ocupação romana, tendo mesmo sido apelidada de “Juliobriga” e “Brigantia”, mas vestígios de ocupação anterior, no Paleolítico, foram também encontrados. D. Sancho I repovoou a cidade, e nomeou-a finalmente de Bragança, após muitas ocupações e pertenças e, dada a sua situação estratégica, sobretudo a nível militar e de controlo de vias de trânsito, sendo igualmente um local de passagem para as peregrinações a S. Tiago de Compostela desde o século XII.

 

parque de Montesinho não tem a quantidade de neve suficiente para a estância de esqui de que a população fala há anos. Mas, se não dá para desportos de inverno, cai em quantidade suficiente para apreciarmos o belo cenário que monta. E quando aparece, uma visita habitual, pinta toda a região sem preconceito. A cidade de Bragança conhece bem a neve, sendo uma das sedes de Distrito que mais a recebe. A norte, Rio de Onor é uma pequena aldeia em cima da fronteira onde o cenário fica mágico. As pequenas casas e caminhos em pedra parecem tirados de um filme de natal depois de um nevão.

 

 




Penhas Douradas




As Penhas Douradas localizam-se naquela que é considerada a região mais fria de Portugal, em plena Serra da Estrela, a cerca de 1500 metros de altitude. Parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela, com uma fantástica vista sobre Manteigas, sede de concelho, e sobre o Vale Glaciar do bonito Rio Zêzere, as Penhas Douradas foram abençoadas pela natureza Serrana, que lhes confere uma beleza única.

 

Montesinho




Montesinho é uma aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho, a cerca de 1000 metros de altitude, em pleno Parque Natural de Montesinho. Deixe que a serenidade desta aldeia o seduza e passe uns dias instalado numa das casas adaptadas para turismo, em granito, com telhados em lousa e varandas em madeira, abertas para a serra! Caminhe pelas ruas da aldeia, calcetadas e bem cuidadas, e descubra a Igreja de Montesinho, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu instalado numa casa típica transmontana, onde poderá conhecer a caracterização geológica de Montesinho e os modos de vida tradicionais desta aldeia preservada




Marão




Com os seus mais de 1400 metros de altitude, a Serra do Marão é também anfitrião habitual da neve. Entre Amarante, Vila Real e Régua, o cenário natural é já habitualmente digno de memória. Mas, quando a neve aterra na encosta norte da serra, é suficiente para encerrar o IP4 e trazer todas as famílias da região para a brincadeira. Na EN101, o desvio para o miradouro da Nossa Senhora do Marão é a garantia de uma vista memorável. O Parque Natural do Alvão a partir dos 1.000 metros de altitude já costuma apresentar também um manto branco.

 




Linhares da Beira




Parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal, Linhares fica a 800 metros de altitude, sobre um penedo de forma irregular. Terra antiga, tem vestígios em pedra que datam do século XII e um imponente castelo a guardar a paisagem. Encostadas às muralhas, as casas do povo em granito, a judiaria medieval e os solares barrocos, levam-nos aos Invernos de outros séculos.

 

 




Loriga




Loriga é considerada uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Seia que pertence ao distrito da Guarda. De acordo com os censos de 2005 esta vila situada em plena montanha tem uma área de 36,52 km² e uma densidade populacional de 37,51 hab/km². A Vila de Loriga fica situada na Serra da Estrela a cerca de 770 metros de altitude como que protegida por duas sentinelas vigilantes e altivas que parecem tocar no céu e, que são a Penha do Gato com cerca de 1800 metros e a Penha dos Abutres com mais de 1800 metros.

 

A Serra da Estrela é o local onde as hipóteses de encontrar neve são mais facilmente preenchidas. Tem a única estância de esqui do país, a beleza do Covão da Metade e um encontro com o topo do mundo na Torre. Mas tem também uma atmosfera muito especial. As paisagens verdes envoltas pela névoa nos dias mais frios de Loriga podiam fazer parte de Jogo de Tronos. Antes de chegarem à Muralha, os Stark cruzam-se com cenários assim. Tem uma das mais belas praias fluviais portuguesas e a água que escorre pelas encostas é obrigada a uma pausa no pino do Inverno.




Piódão

 

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”. Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais. A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.

 

Chegados à Serra do Açor, o Piódão, é o postal ilustrado perfeito do Inverno português. A encosta, a sua igreja branca a brilhar, as luzes nas janelas das casas em patamares e a alvura da neve, criam um cenário único e irrepetível. Visite anda Foz D’ Égua, a 4km, uma aldeia num belíssimo estado de conservação, no cruzamento de vários rios e ribeiras.

 

 




Sortelha




As terras do Sabugal têm visitas regulares da neve e entre o Côa e Casteleiro há uma região onde a sua presença cai que nem uma luva. Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas. A visita possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou de frente à igreja renascentista. Quando se pinta de branco, parece que alguém sussurra: “o Inverno está a chegar…” A 5 quilómetros fica o Hotel Águas de Radium, falido na década de 50 e desocupado desde então.

 




Soajo




Localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a vila de Soajo é uma povoação milenar, situada numa zona montanhosa de grande beleza, predominantemente rural. A vila é caracterizada pelas suas ruas pavimentadas com lajes de granito e as casas construídas com blocos de pedra, onde a paz de espírito impera e o tempo parece ter parado, rodeada por uma natureza quase imaculada. Até há cerca de um século a povoação, que outrora chegou a ser sede de concelho, vivia em regime comunitário, baseando a sua actividade na agricultura, e com as suas próprias leis e actividades.

 

Monsanto




Pedra bruta e neve, é o tema principal para esta rota e Monsanto é presença obrigatória. Ostenta o título de “Aldeia mais portuguesa de Portugal” desde 1938, o que lhe permitiu não cair no abandono. Está cuidadosamente preservada e o orgulho dos habitantes está espelhado em todas as janelas e portas, bem cuidadas e ornamentadas. Símbolo bem real da sobrevivência e resistência humana, Monsanto é ainda assim um cenário de sonhos. Se não imaginar hobbits e elfos nas muralhas é porque o leitor já não vai há muito tempo ao cinema

 

 




Marvão




É uma presença mais fortuita, mas a neve visita a Serra de São Mamede regularmente. Por vezes chega a cair em Marvão e embeleza o castelo da vila com uma capa de branco. Do alto do monte, a 800 metros, a visão do Alto Alentejo com farrapos de neve é memorável. A partir desta altitude e até aos 1000 metros da Serra, o encontro com a neve é uma forte possibilidade. Antes do país se estender para o Sul e para o Litoral, é a derradeira hipótese de encontrarmos um inverno nevado em Portugal.

 

Bem próxima com a fronteira de Espanha, situada entre Castelo de Vide e Portalegre, no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede, na região Alentejana, encontra-se a encantadora Vila de Marvão. Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, Marvão ergue-se bem alta esta histórica vila de ruas sinuosas e branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece. Os vestígios históricos da região remontam aos períodos Paleolítico e Neolítico, tendo sido encontrados inúmeros menires e antas, bem como uma importante estação romana, que atestam a longevidade destas paragens.




Manteigas

 

Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela.   







A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela. A ocupação humana na região data de épocas bem anteriores à Era Cristã, mas não se conhecem muitos pormenores, sabendo-se que o primeiro foral de Manteigas foi atribuído pelo Rei D. Sancho I, em 1188.




Lindoso




Lindoso, como o próprio nome indica, é uma bonita aldeia minhota, fronteiriça com Espanha, estendendo-se pela Serra Amarela e pela Serra do Cabril, na margem esquerda do Rio Lima. Diz-se que o seu nome deriva das palavras do Rei D.Dinis, encantado com a graciosidade do lugar, contudo o topónimo derivará de Limitosum (Limesitis). Lindoso tem cerca de 1300 habitantes, que se dedicam essencialmente à agricultura e pastorícia, numa zona de relevos elevados, com 1365,5 metros no vértice da Louriça. A aldeia é composta por típicas casas antigas de granito, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a pitoresca cobertura de colmo, e foi, desde os inícios da nacionalidade Portuguesa, um importante bastião de defesa nacional.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal