Praia do Pescador Ericeira - Mafra





A praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, localiza-se no centro histórico da Ericeira. Tem os apoios necessários no Verão e é bastante frequentada porque forma um baía, devido ao pontão, onde o mar aqui é sempre mais calmo. 



Praia do Algodio Praia do Norte Ericeira





Também conhecida como Praia do Algodio, a Praia do Norte é uma praia urbana limitada pelo molhe da Ericeira. Tendo acesso a partir do centro da vila, esta é uma das praias mais concorridas da região, com uma frequência muito diversificada.

Com acesso directo ao centro da Ericeira, é limitada a norte por um esporão rochoso natural que a separa da Praia de São Sebastião e a Sul pelo molhe do porto de pesca. Beneficiando de serviço de salva-vidas, é, no entanto, vulnerável aos ventos de Norte.

Praia do So Sebastio Ericeira





Velada pela ermida que lhe dá o nome, a Praia de São Sebastião situa-se no extremo norte da vila da Ericeira. Acede-se ao areal (comprido mas estreito, praticamente coberto pelo oceano durante a preia-mar) por uma belíssima escadaria de calçada portuguesa. Outro atrativo desta praia passa pelas ondas, muito frequentadas por surfistas e bodyboarders. Praia não vigiada, mas com sistema SOS Praia. O Parque Urbano contíguo disponibiliza estacionamento, bar com esplanada e um parque de manutenção e recreio. 



Centro Interpretativo da Serra do Socorro





nserindo-se na Rota Histórica das Linhas de Torres, esta área expositiva foi inaugurada em novembro de 2008, integrando também o Circuito da Enxara. A Serra do Socorro domina paisagisticamente o "coração das linhas de torres", rodeada de fortes e quartéis-generais, tendo aqui sido instalada a estação central das comunicações das Linhas de Torres (1810-11).

A exposição patente organiza-se em três núcleos: a História e Património da Serra do Socorro, as Comunicações Visuais na Guerra Peninsular e o Telégrafo da Serra do Socorro.

O Centro de Interpretação encontra-se instalado na área anexa à ermida da Serra do Socorro ou das Neves, edificada na primeira metade do século XVI (Rota das Enxaras).



Palcio Nacional de Mafra





O Convento/Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, em Portugal, a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciaram-se em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de áustria.

O edifí­cio ocupa uma área aproximada de quatro hectares (37.790 m2). Construí­do em pedra lioz abundante na região de Mafra é constituí­do por 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões.

Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas da iniciativa Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.

Mafra é uma Vila. É uma vila conhecida pelo seu Monumento, um grande monumento de pedra. Mafra é Mármore. Mafra é, no dizer de um viajante suíço (Merveilleux) do século XVIII, a “metamorfose do ouro em pedra”.

Mafra é Arte. Arte cosmopolita. Arte com magnificência. Mafra é Arte com sentido - a cenificação, o espectáculo e a representação do poder.

Mafra é o esplendor do Barroco!

Estamos perante o monumento português que melhor reflecte  o que podemos chamar de Obra de Arte Total: arquitectura,  escultura, pintura, música, livros, têxteis… enfim, um património tipologicamente diversificado, coerentemente pensado e criteriosamente encomendado para este Palácio/Convento/Basílica/Tapada e que aqui configura uma realidade única.



Praia da Foz do Lizandro





A Praia da Foz do Lizandro é uma praia marí­tima onde desagua o rio com o mesmo nome, situada na freguesia de Carvoeira a 2,3km do centro da mesma, a 3,5km do centro da Ericeira, a 10,2km de Mafra. A praia é de areia branca e fina, é usada para praticar surf e não é muito frequentada por banhistas. O mar não é muito calmo, mas dá para nadar sem preocupação. Atualmente a praia é galardoada com o prémio Bandeira azul.

A praia possuí­ um parque de estacionamento grande e gratuito e dispõe de dois bares (Lí­mpico e Barbatana Surf&Deli) e de dois restaurantes (Retiro da Bela Sombra e NaOnda Bar::Restaurante). O areal tem 0.06105248km de área.

 

Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.

Mais do que uma estância de veraneio, esta praia é um polo de lazer, integrando modernos bares e restaurantes com esplanadas. Os estabelecimentos encontram-se dispostos ao longo de um passadiço sobrelevado, paralelo à frente de rio/ mar e que permite efetuar a ligação a um amplo parque de estacionamento.

A praia conta ainda com outros equipamentos, entre os quais balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, zona desportiva no areal (e também no mar, já que as ondas desta praia são famosas além-fronteiras), duche, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do Matadouro Ericeira





Localizada na freguesia da Ericeira, possui um areal limitado mas muito espaço dentro de água para albergar as inúmeras escolas de surf que a procuram para dar aulas aos seus alunos. Dispõe de instalações sanitárias móveis durante a época balnear. Praia não vigiada, mas com sistema SOS Praia. A curta distância da Praia do Matadouro localiza-se o Ericeira Camping (distinguido com o galardão GreenKey), que se diferencia pela oferta de serviços no âmbito do campismo e caravanismo. 



Praia do Muro da Galera Mafra





A Praia do Muro da Galera tem uma fina língua de areal que fica totalmente imersa na maré cheia.Na zona central há uma laje de grande dimensão.A Sul, a praia é delimitada por um filão rochoso que a separa da praia vizinha.No topo da falésia, junto à Estrada Nacional 247, encontra-se o Miradouro do Muro da Galera de onde se pode avistar a foz do Rio Lizandro.



Praia de So Loureno Ericeira (Mafra)





Bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, a praia de São Lourenço localiza-se na freguesia de Santo Isidoro, mais precisamente entre as localidades de Ribamar e São Lourenço. Alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o extenso areal – a qualidade dos equipamentos disponibilizados aos banhistas: além dum amplo parque de estacionamento, integra um apoio de praia (com balneários, instalações sanitárias, posto de primeiros-socorros e um agradável bar com esplanada), zona desportiva no areal, duche, passadiços de acesso, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas, que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, são muito procuradas por surfistas e praticantes de stand up paddle. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do Penedo Mouro na Ericeira





A Praia do Penedo Mouro localiza-se numa reentrância pouco pronunciada da falésia. As rochas predominam neste cenário. Aqui, o areal é inexistente.Na zona Norte, existe uma enorme laje com cerca de 100 metros de comprimento que se estende desde a base da falésia e se prolonga mar adentro.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal