12 Melhores coisas para fazer no Porto


Nas encostas acima do estuário do Douro, o Porto é uma cidade mercantil histórica com negócios e comércio escritos em seu próprio nome. O centro é Patrimônio da Humanidade, e ficará impressionado com o quão rico e variado pode ser esse patrimônio: há muralhas medievais, igrejas barrocas reluzentes, as ruas compactas do bairro da Ribeira, a catedral românica e isso é apenas o começo.

O vinho do Porto fortificado ainda está armazenado em armazéns na margem sul do Douro e, se seguir o rio até ao oceano, chega ao elegante bairro da Foz do Douro, onde encontrará praias e restaurantes modernos.

 

Cais da Ribeira

 

Um pouco caótico e divertido de explorar, a zona ribeirinha do Porto é uma praça muito pitoresca onde os turistas e os habitantes locais se misturam.

Há bares e restaurantes em cada esquina, e estes também se alinham na calçada ribeirinha.

terá uma foto perfeita da icônica Ponte Luís I daqui e, se passar pelas arcadas, há um labirinto confuso de ruas íngremes e escadas entre casas pintadas em tons pastel em diferentes estados de reparação.

O Cais da Ribeira foi reduzido um pouco nos últimos anos e foram instalados painéis de informação para falar sobre os personagens e empresas deste distrito quando se tratava de uma colmeia comercial do Porto.

 

Museu e Vila de Serralves

 

No oeste do Porto existem vários elementos para Serralves que fazem um grande dia fora.

Primeiro, há a vila, Casa de Serralves, uma graciosa propriedade Art Deco construída entre 1925 e 1944 e com designers como Charles Siclis e René Lalique recrutados para criar os interiores.

A moradia tem vista para jardins suntuosos com avenidas arborizadas, topiaries, gramados e pérgulas arregimentadas.

Depois, do outro lado do parque, está o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em 1999 para exposições temporárias de alto nível.

 

Ponte Luís I

 

Um símbolo industrial para o Porto, esta ponte arqueada em metal de dois níveis foi inaugurada em 1886. Foi concebida pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig que co-fundou a Companhia Eiffel.

A ponte atravessa as margens íngremes e rochosas do Douro e sobe para quase 45 metros.

Há uma vista aérea do Cais da Ribeira a partir do nível superior, que também é utilizado pela linha férrea do Porto.

Depois disso,  poderia embarcar no Funicular dos Guindais para descer até a beira da água.

 

Palácio da Bolsa

 

A antiga bolsa de valores do Porto foi construída junto à Igreja de São Francisco após os seus claustros terem sido queimados durante o Cerco do Porto em 1832. O exterior foi concluído em 1850 e tem um design neoclássico, enquanto os interiores ecléticos foram decorados até ao início do o século 20.

tem que ir para compreender a riqueza da escultura, esculturas decorativas, gesso, afrescos, lustres e azulejos.

 

Igreja dos Clérigos




A torre de 75,6 metros de altura desta igreja barroca pode ser vista da maior parte do Porto e foi o edifício mais alto do país quando foi concluído.

É um monumento maravilhoso, com esculturas delicadas em todo o caminho e um relógio tão alto que precisa dar alguns passos para poder lê-lo corretamente.

Esta foi a última seção da igreja a ser concluída e data de 1763, com um design inspirado nos campanários da Toscana.

 

Avenida dos aliados 

Os grandes espaços abertos desta praça e avenida em Santo Ildefonso parecem um mundo longe das ruas estreitas do Cais da Ribeira.

A Praça da Liberdade foi traçada como um novo arranjo urbano no século XVIII e delimitada ao sul pelo Palácio das Cardosas, um palácio do século XVIII transformado em hotel.

Há uma estátua equestre de Pedro I do Brasil, lembrado como um reformador democrático.

As ruas ao redor são algumas das mais chiques da cidade, com imponentes edifícios cívicos, butiques de grife e o Belle Époque Majestic Café na Rua Santa Catarina.

 

Casa da Música

 

A Casa da Música é um espaço de concerto que foi inaugurado em 2005. Um arquitecto holandês, Rem Koolhaas, supervisionou o design, juntamente com empresas de cenografia e acústica de alta tecnologia.

Este é um dos raros locais de música que também vale a pena ver quando ninguém está tocando.

Pode ir para uma turnê do local de 1.300 lugares, que arrancou o livro de regras sobre o design do auditório e tem duas paredes compostas inteiramente de vidro.

 

Muralha Fernandina

 

Há um comprimento da muralha do século 14 do Porto logo acima da Ponte Luís I e corre quase paralela ao funicular.

E apesar de pertencer ao Patrimônio Mundial, é uma atração pouco valorizada pelos turistas.

Pode entrar em ameias no Largo 1. de Dezembro, e na entrada do muro é cercado por um pequeno jardim lindo com laranjeiras.

Enquanto caminha, os sinais da UNESCO dão-lhe um pouco de fundo no Porto medieval.

Mas o melhor de tudo, a vista do Douro aqui é imbatível.

 

Jardins do Palácio de Cristal

 

Este foi o local do Palácio de Cristal do Porto, que durou de 1865 a 1961 e foi inspirado no monumento de Londres.

Estes jardins foram concebidos para complementar esse palácio e foram ajardinados pelo alemão Émile David.

Seu design ainda está no lugar, e há fontes e esculturas alegóricas para as estações.

Os jardins são plantados com gingko, pinheiros, camélias, rododendros e faias, e seu caminho pode ser atravessado por um pavão ou dois.

 

Igreja de Santa Clara

 

Construída ao lado da secção mais proeminente das muralhas medievais do Porto, esta igreja foi concluída em 1457 para substituir um convento medieval.

Tem uma história semelhante a outros edifícios religiosos da cidade, passando por uma atualização extravagante na primeira metade do século XVIII.

Brilhando contra o mármore vermelho são molduras douradas nas abóbadas e esculturas de madeira dourada nas paredes com detalhes tão meticulosos que é difícil absorver tudo.

Em Portugal, este estilo é conhecido como “Barroco Joanino”, proveniente do reinado de João V, quando o Império Português estava no auge da sua prosperidade.

 

Viagem pelo rio Douro

 

O Douro viajou quase 900 quilómetros da sua nascente em Castela e Leão para chegar ao Atlântico no Porto.

E a maioria das pessoas que passam algum tempo ao lado do Douro concordam que há algo de especial no rio.

Em torno da Ribeira, cruzeiros de uma hora são oferecidos por cerca de € 15, e seu guia lhe dará algumas dicas sobre os armazéns portuários na margem sul, os marcos do Porto que se elevam na margem norte e nas várias pontes.

Rio acima, no limite leste da cidade, está a ponte Maria Pia, dez anos mais velha que o Luís I e construída por Gustave Eiffel.




Igreja do Carmo

 

Um pouco mais jovem do que as elaboradas igrejas barrocas do Porto, a Igreja do Carmo tem arquitetura rococó dos anos 1750-60.

O que ofusca a multidão é a fachada lateral da Praça de Carlos Alberto.

Excepto para o trabalho em pedra que apara as janelas e o chão, esta parede é coberta inteiramente por azulejos azuis e brancos.

Essas telhas formam uma grande imagem que transmite as origens da Ordem Carmelita e do Monte Carmelo em Israel.

E se não se cansar do deslumbrante entalhe dourado do Porto, há mais dentro desta igreja nas capelas laterais e acima do altar principal.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal