15 praias para conhecer no inverno em Portugal

15 praias para conhecer no inverno em Portugal

Praia de Monte Clérigo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina





A Praia de Monte Clérigo é uma praia no concelho de Aljezur, no Algarve, em Portugal. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dista cerca 9km da sede do concelho, sendo uma das mais conhecidas e frequentadas da região. É comprida com uma água limpa e fresca. Rochas de grandes dimensão com caranguejos.

Com uma extensão muito grande de areal para o lado norte e com uma extensa parte rochosa a sul, local onde se pode observar diversa vida marinha na baixa-mar desde estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos nas fendas das rochas,vários cardumes juvenis de peixe também é possí­vel ver principalmente de sargos. Há uma parte onde se forma uma pequena lagoa onde se pode encontrar peixes-aranhas há que ter muito cuidado.

Esta praia é boa para as crianças e também adultos, pois com maré muito baixa formam-se muitas piscinas. Apesar de esta praia ser algo aberta aos ventos vindos do norte e oeste, nos sues topos já muito abrigados.Entre a estrada e o mar existe um vasto campo dunar. Junto à praia lado sul, existe uma povoação pequena que serve sobretudo a época balneária.

Também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, existem escolas de surf.

O acesso à praia pelo lado norte proporcionamos uma das mais belas vistas panorâmicas que se pode observar em praias de Aljezur. O acesso a esta praia faz-se, na entrada sul de Aljezur, estrada nacional 120, a cerca de 7km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Localizada a sul da Praia da Amoreira, tem um vasto areal para norte e uma interessante plataforma rochosa no extremo sul, onde na baixa-mar se podem observar poças de maré com diversos organismos marinhos, como anémonas, actínias, pequenas medusas, burriés, mexilhões, lapas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões e caranguejos.

As poças são ainda o habitat de pequenos peixes como os cabozes e os blénios, ou o habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como linguados, sargos e robalos juvenis, que aqui procuram refúgio e alimento. Estes pequenos peixes constituem o alimento de aves marinhas como as gaivotas e os pilritos ou mesmo garças e guarda-rios, que diariamente visitam as poças de maré com esse intuito.São características ainda desta praia os imponentes recortes das arribas em xisto e grauvaques, nomeadamente a Ponta da Rocha e o Penduradouro.  

Para o interior encontram-se imponentes campos dunares, que ladeiam um bonito vale associado a uma linha de água, só existente no inverno. A descida para a praia proporciona uma fabulosa vista panorâmica, sobressaindo na encosta o pequeno núcleo de casinhas típicas de veraneio.



Praia de Machico ilha da Madeira





A praia de Machico é uma praia de areia amarela situada na freguesia de Machico, na ilha da Madeira, em Portugal. Tem cerca de 125 metros de extensão e 70 metros de largura.

A praia de Machico foi a segunda praia da Madeira, a seguir à da Calheta, a importar areia de Marrocos, sendo uma das poucas com areia na ilha. Antes de importar a areia, a praia foi alvo de vários melhoramentos, num projeto que implicou ampliação do cais, uma promenade e uma ponte. A inauguração da praia de areia amarela ocorreu no dia 29 de setembro de 2008.

Em Machico, cada uma das praias tem uma peculiar forma de receber os visitantes e cada uma tem uma ligação muito própria com todos os que procuram o contacto direto com o mar.

As tradicionais praias de calhau colocam à prova a capacidade de equilíbrio de cada um dos banhistas. As praias de areia basáltica possibilitam o descobrimento dos lugares mais emblemáticos do Concelho. A praia de areia amarela convida ao bem-estar e ao convívio partilhado das dinâmicas familiares.

Os complexos balneares proporcionam um misto de acessibilidades a todos os que procuram aliar a tranquilidade das piscinas com a sensação de mergulhar nas águas salgadas do Atlântico.

É igualmente possível sentir a frescura cristalina das águas da Ponta de São Lourenço, classificada como Zona Especial de Conservação no âmbito da Rede Natura 2000, e o pulsar forte das praias do Porto da Cruz, naturalmente vocacionadas para a aventura em prancha



Praia Fluvial da Valeta





Situada dentro do perímetro urbano da sede do concelho, esta zona balnear é muito procurada como espaço de lazer e recreio. Espaço agradável, localizado no decorrer do curso do rio Vez, com um extenso areal com águas calma e limpas, área relvada e arborizada, criando zonas de excelente sombra e fruição. Dispõem de várias infraestruturas de apoio, tais como sanitários, vigilância e bar com esplanada; nos meses de Julho e Agosto existe uma estrutura de cariz cultural, intitulada “Biblioteca do Rio”, um espaço pensado para aproximar as pessoas dos livros e da leitura durante a época balnear.A Praia da Valeta possui a classificação de água de excelente qualidade e compatível para a prática balnear, controlada regularmente pela Autoridade de Saúde. 



Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histórico de Lagos, a praia da Batata atraiçoa as suas ligações à civilização devido a algumas das suas características turísticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, além de ser vigiada durante o verão e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opções de restauração.

Praia da Consolação





A Praia da Consolação localiza-se na freguesia de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche. Encontra-se dividida em duas pelo Forte da Praia da Consolação.

A sul, é dotada de excelentes condições terapêuticas - numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o tratamento medicinal em benefí­cio da coluna. Esse facto é único no continente europeu e leva à Consolação, anualmente, muitos milhares de pessoas.

Do lado Norte, a paisagem é completamente diferente. A partir do forte avista-se um largo e muito extenso areal que se prolonga por vários quilómetros em direcção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Possui areia mais grossa do que o habitual na região.



Praia do Carvalhal Grândola





Distinguida com o galardão Bandeira Azul sucessivamente desde 2002, praia com “Qualidade de Ouro” desde 2004 e Praia Acessível desde 2007, foi ainda finalista das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria Praias de Dunas. Aqui encontra-se um areal contíguo a um sistema dunar que se estende até aos pinhais característicos da região. A presença contígua de antigas lagoas, agora transformadas em campos agrícolas e arrozais, confere a esta praia uma diversidade de paisagens únicas e biodiversidade muito própria e rica.

Equipada com um apoio de praia (restaurantes/bares, instalações sanitárias completas) e um parque de estacionamento de grandes dimensões e sombreado garantem uma qualidade de serviços de excelência.

A qualidade da água do mar, bem como as características da praia promovem a prática de atividades como a natação ou a pesca para além de, em determinadas épocas do ano, surf, bodyboard ou kitesurf. Nas imediações é ainda possível fazer passeios pedestres ou bird watching.

Arroz e massa de peixe, marisco, peixe grelhado, amêijoas à Bulhão Pato e batata-doce.



Praia dos Três Irmãos





A praia dos 3 irmãos também é conhecida como praia do Alvor poente e praia da nascente. É bastante longa e excepcionalmente larga, dispõe de dunas que se mantêm nos seus lugares devido a vegetação circundante. Há um parque de estacionamento, um centro de saúde, aberto durante o verão. Também há casas de banho públicas e restaurantes nas redondezas da praia.

Praia da Ingrina Vila do Bispo, no Algarve





A Praia da Ingrina situa-se junto à aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena reentrância da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a oeste da vizinha Praia do Zavial e a leste da Praia do Barranco. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Enquanto se dirige para a praia, aproveite a oportunidade para admirar os extensos campos de cereais ondulantes e os muitos monumentos megalíticos que podem ser encontrados em toda a área, especialmente os menires esculpidos em calcário. Quando você chega à costa, a terra dá lugar à vegetação costeira do Mediterrâneo. 



Praia da Fuzeta Olhão Algarve





A praia situa-se na extrema leste da Ilha da Armona, em frente à Fuseta, vila piscatória mas já em terra firme. Aqui a Ria Formosa estreita-se, o barco serpenteia pelos mesmos canais ladeados por bancos de vasa e de sapal, mas a viagem é mais curta.

As tempestades de mar de 2010 alteraram significativamente a configuração desta língua de areia, tendo desaparecido o pequeno casario de veraneio que existiu outrora.

Foi necessário abrir artificialmente uma nova barra na ilha, chamada de Barra Nova, que se situa agora cerca de 1,5 km para nascente da zona balnear da praia.

Os equipamentos de apoio à praia foram entretanto requalificados e é a paisagem natural que se impõe novamente na Praia da Fuseta. O troço de areal entre a nova barra e o local onde se situou a barra antiga foi designado como Praia da Barra Nova, constituindo agora um areal deserto e intocado, com piscinas naturais muito convidativas na baixa-mar.

Separando o Oceano Atlântico da Ria Formosa e integrando a área classificada como Parque Natural, a Ilha da Fuzeta está situada em frente à povoação do mesmo nome, só sendo acessível por barco a partir da Fuzeta ou de Olhão. Banhado por um mar sem grande ondulação, o areal estende-se para leste por vários quilómetros e é excelente para as crianças que aqui podem brincar à vontade. Para quem procura atividades para completar os seus dias de lazer, além das longas caminhadas que poderá efetuar pelo areal, encontra também equipamentos para a prática de canoagem, vela ou windsurf.





Praia do Cabeço (Castro Marim) Algarve





A Praia do Cabeço ou praia da Retur é uma praia marí­tima com areia branca enquadrada no Pinhal do Gancho e localizada na urbanização da Retur, no concelho de Castro Marim, Algarve, Portugal.

Numa zona normalmente caótica, distingue-se pela tranquilidade. A Bandeira Azul que apresenta desde 1996 confirma a qualidade deste espaço, cujos principais frequentadores são os clientes do complexo turí­stico da Retur.

Esta praia é vigiada pela delegação marí­tima, está sinalizada, conta com o apoio de nadadores-salvadores e posto de primeiros socorros durante a época balnear.

Como equipamentos e serviços de apoio esta praia conta com restaurantes e bar e aluguer de toldos durante a época balnear.

A qualidade da água é controlada mensalmente durante a época balnear.

Zona de água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis, inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim.

Praia de areia dourada, com extenso areal e uma frente de praia de cerca de 730 m, marginada por dunas bem preservadas e sua flora típica, habitat de espécies autóctones/emblemáticas a preservar como o camaleão.

Praia vigiada com nadador salvador nos 4 apoios balneares e um apoio recreativo.

Possui condições para a prática de desportos náuticos tais como Windsurf e kitesurf, sendo estas modalidades desenvolvidas nas zonas costeiras adjacentes à zona balnear.

Na sua água balnear, de temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas.

Trata-se de uma praia com caraterísticas naturais envolvida por largos pinhais, nomeadamente o pinhal do gancho e a mata nacional das dunas litorais de Vila Real de Santo António, com ligação à ciclovia e circuitos pedonais existentes na mata, onde também existe uma lagoa onde é possível efetuar observação de aves.

Esta zona balnear, embora tranquila e com caraterísticas naturais, tem acesso direto à urbanização da Retur e à EN 125.



Praia da Madalena do Mar ilha da Madeira





A Praia da Madalena do Mar é uma praia situada na freguesia homónima, pertencente ao municí­pio da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, Portugal.

Constituí­da por calhau, possui um solário em deck com 700m, dois restaurantes, bar, balneários, campo de voleibol, parque infantil, estacionamento com 130 lugares, biblioteca de Verão e dois nadadores-salvadores. Tem bandeira azul.

Este sítio esteve, em tempos, sobrepovoado com tendas de campismo, que já não se encontram lá. O espaço, outrora ocupado por essas tendas, alberga agora um campo de vólei, restaurante/bar, duches e, claro, a maravilhosa praia.

Ideal para apanhar sol, oferece águas cristalinas a temperaturas amenas e um mar com fraca ondulação.



Praia da Formosa (Funchal) Madeira





A Praia Formosa é uma praia situada na freguesia de São Martinho, no Funchal, na ilha da Madeira. Constitui-se na maior zona balnear da ilha, subdividindo-se em três pequenas praias de areia preta - Formosa, Nova e Namorados - e uma de calhau rolado - Areeiro

Esta praia tem um forte contexto histórico para a Madeira, mais precisamente para o Funchal. Em 1508, foi a “porta de entrada” dos corsários franceses que assolaram a capital madeirense com violento saque.

Localizada a oeste do concelho do Funchal, a 10 minutos de carro, e 25 minutos a pé, do coração da cidade, a Praia Formosa é a única praia pública que, através de uma promenade, une duas cidades da região, o Funchal e Câmara de Lobos.

Com uma extensão de 2 km, divide-se em quatro praias de areia e calhau, conhecidas por Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. A qualidade da água do mar é certificada pela Bandeira Azul da Comunidade Europeia. É considerada por muitos madeirenses e turistas a sua praia de eleição.

A Praia Formosa é acessível a todos, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, sendo esta a única praia do país adaptada para invisuais, pelo qual foi premiada com o galardão de “Praia Acessível 2015”.



Praia da Falésia





Quilómetros de praias douradas até perder de vista, apenas lascadas por pinheiros que dão o tom esverdeado aliados as rochas de cor avermelhada, poderiam ser na verdade a definição literal das cores da bandeira portuguesa. Nas suas encostas, há infra estruturas turísticas e desportivas disponíveis como também tem um acesso fácil para pessoas com dificuldades de locomoção. O Sheraton Algarve tem o seu Beach Club privado nesta praia.

Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia de Valmitão





A Praia de Valmitão é uma praia situada no concelho da Lourinhã, na vila de Ribamar, em Portugal.

 

Com um areal muito extenso e pouco frequentado, a Praia de Valmitão é banhada por um mar de águas límpidas e muito rico em iodo. Oferece boas condições para a prática de diversos desportos náuticos como o surf, mergulho e caça submarina.

   









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 20 melhores pontos turisticos para visitar em Lisboa

Os 20 melhores pontos turisticos para visitar em Lisboa

Museu Nacional do Teatro e da Dana LisboaO Museu Nacional do Teatro, designado Museu Nacional do Teatro e da Dança desde janeiro de 2015, foi inaugurado em 1985 e ocupa o Palácio do Monteiro-Mor, situado na freguesia do Lumiar em Lisboa. Do acervo do museu, fazem parte cerca de 260.000 peças, trajos e adereços de cena,...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Póvoa de Varzim

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Póvoa de Varzim

Praia de Santo Andr Pvoa de VarzimA Praia de Santo André é uma praia marí­tima da Póvoa de Varzim entre o cabo de Santo André e a Praia da Pedra Negra nas freguesias de Aver-o-Mar e Aguçadoura. A praia de Santo André encontra-se junto ao Lugar de Santo André, uma localidade com caracter...
Os 10 melhores locais para visitar em Póvoa de Varzim

Os 10 melhores locais para visitar em Póvoa de Varzim

Praia da Fragosa fica situada em A-Ver-o-Mar - Pvoa do VarzimA Praia da Fragosa é uma extensa praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Fragosinho e a Praia do Esteiro, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia da Fragosa é uma praia bastante frequentada de areia branca com algu...
Os 7 melhores locais para visitar em Mafra

Os 7 melhores locais para visitar em Mafra

Praia da Pesqueira Ericeira - MafraA Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.Praia da Orelheira MafraA Praia da Orelheira tem uma areal de dimensões razoáveis que se estreita um...